Este programa permite que sejam efetuados os cadastros de todos os fornecedores de Medicamentos, Serviços, Impostos e Despesas em geral de que a empresa necessita. É importante que as informações dos fornecedores sejam cadastradas de forma correta, pois estas são enviadas para a fiscalização nos arquivos SPED, Sintegra, entre outros.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Cadastros > Fornecedores

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F3 ou ALT+N:Novo cadastro
F4 ou ALT+G:Salvar alterações
F5 ou ALT+I:Listagem de Fornecedores
1F6:Configurações
F9 ou ALT+EExcluir cadastro
2F10 Verificar Inscrição Estadual
3F11Desconectar produto
ALT+O:Negociação com fornecedores
ALT+F:Sair do programa.
  • 1F6 - Configurações: possibilita ao usuário selecionar o(s) plano de conta, tipo de documento e local de pagamento serem utilizados para o fornecedor. O vínculo dessas informações ao fornecedor não são obrigatórios.

  • 2Verificar Inscrição Estadual: Verifica a Inscrição Estadual de todos os fornecedores cadastrados no sistema e emite um relatório de todos que estiverem com a Inscrição Estadual incorreta ou não informada no sistema para que o usuário efetue as devidas correções. Este passo é importante para que, ao realizar a exportação das informações contábeis e fiscais, não ocorram falhas nos dados.

  • 3F11 - Desconectar Produtos: essa opção permite desconectar os produtos conectados ao fornecedor, porém ao executar esse processo solicitará a autorização do Supervisor através de "Senha/Biometria".

Cadastrando fornecedores

Para efetuar o cadastro de um fornecedor informe o Tipo de Fornecedor, que identificará se é Fornecedor, Manutenção, Impostos ou Despesas. Informe a Razão Social do fornecedor e o endereço e contato (telefones, e-mail e homepage) do mesmo, insira os dados de CNPJ/CPF e Inscrição Estadual essas informações são utilizadas em praticamente todos os arquivos de exportação contábil e fiscal.

O campo Cta Contábil é utilizado somente para as farmácias que tem integração do SoftPharma com a contabilidade, quando houver o usuário deve informar o código da conta contábil do fornecedor que está cadastrado na contabilidade da farmácia.

data de cadastro é gravada automaticamente no sistema ao salvar o cadastro. 

Quando houver informe o número do cadastro do fornecedor na SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), esta informação é utilizada na exportação dos arquivos do SPED. A informação deste campo não é obrigatória, porém se informado é validada. Deve conter 9 dígitos.

Informar a situação do fornecedor na farmácia, se está ATIVO para compras ou INATIVO. Quando não há mais interesse em se trabalhar com determinado fornecedor, pode-se inativar o mesmo, sendo que os produtos conectados à ele serão removidas automaticamente. Para inativar o fornecedor, basta editá-lo e clicar no botão 'Excluir'. Para desconectar um produto sem inativar o fornecedor, pressione F11.

Em Config. Entradas  é possível configurar a forma que deseja efetuar os lançamentos de nota fiscal de entrada de mercadorias em sua farmácia.

  • As opções abaixo garantem que o custo da mercadoria esteja calculado corretamente, uma vez que os valores são destacados por item e não existe rateio de nenhum dos valores, fazendo com que se tenha um CMV mais apurado.

    • "Exigir "Base de ICMS ST" por item,

    • "Exigir "Valor de ICMS ST" por item,

    • "Solicitar "Valor de ICMS Retido CST 60" por item.

  • Quando marcada uma das opções abaixo ao realizar a importação de uma nota de entrada NCM da nota do fornecedor ficará registrado para o produto, sobrescrevendo o NCM anterior.

    • Atualizar NCM de TODOS os produtos na importação da NF-e.

    • Atualizar somente produtos SEM NCM na importação da NF-e.

  • Os parâmetros abaixo permite a atualização da conexão dos produtos para os fornecedores que não possuem Pedido Eletrônico, e para os que possuem P.E. atualizará os dados sem a necessidade de importar o dicionário de produtos.

    • Atualizar Conexão de TODOS os produtos na importação da NF-e: atualizará ou conectará os produtos cadastrados no sistema com os da nota fiscal.

    • Atualizar somente produtos sem conexão na importação da NF-e: conectar os produtos cadastrados nos sistema com os da nota fiscal, ignorando os produtos que já possuam conexão.

  • O parâmetro abaixo, garante que a identificação da origem de mercadoria será realizada.

    • Atualizar origem da mercadoria na Importação NF-e: marcando-o, ao importar uma nota fiscal deo fornecedor em questão, a origem da mercadoria será atualizada, conforme constar na nota.

Nos campos referente a informações bancárias do fornecedor informe o banco, agência, conta corrente, o tipo de operação e tipo de conta (conta corrente e/ ou poupança). 

Sempre que for efetuada qualquer alteração no fornecedor no que diz respeito às informações de razão, CNPJ, Inscrição Estadual, endereço, número do endereço, bairro e cidade deve ser gerado no arquivo SPED-EFD. Para isso, o SoftPharma grava no banco de dados e mantém todas as alterações feitas no cadastro do mesmo.

Configurações por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Cadastro de Fornecedores - CPA105" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 / Configurações para que o usuário não tenha acesso a realizar configurações por fornecedor.