Skip to end of metadata
Go to start of metadata

A geração do arquivo MFD (Memória Fita Detalhe) para impressora bematech será realizada pelo programa chamado WinMFD2.exe onde pode ser encontrado pelo seguinte link:


Para gerar o arquivo MFD e converter o seu formato para txt, acesse o menu Comunicação > Download > Memória de Fita - Detalhe.



Figura 01 - Download Memória de Fita-Detalhe


Ao acessar esse menu será exibida a tela da qual escolherá o Nome do arquivo que será gerado e o Caminho (diretório/pasta) que deseja salvar.



Figura 02 - Escolha do Nome do Arquivo para Geração


Em seguida será exibida a tela abaixo:



Figura 03 - Download Memória Fita Detalhe


O arquivo pode ser criado de 3 formas diferentes:

  • Total : Gera o arquivo baseado em todo o movimento da impressora e sua memória.
  • Por COO: Gera o arquivo baseado no COO Inicial e no COO Final , sendo assim é definido o intervalo de acordo com estes COO.
  • Por Data: Gera o arquivo baseado na Data Inicial e Data Final definida (Opção mais usada pelos Clientes).


Assim que escolher a forma de geração  clique no botão e o arquivo será gerado no Caminho (diretório/pasta) definido anteriormente.

Para efetuar a conversão deste arquivo para o formato TXT, acesse o menu Arquivo > Abrir , selecione o arquivo MFD anteriormente gerado e  clique no botão .



Figura 04 - Seleção do Arquivo MFD Gerado


Em seguida será exibida a tela final para a geração do arquivo em formato txt.



Figura 05 - Relatórios da Memória Fita Detalhe


O campo Origem já estará preenchido com o arquivo selecionado anteriormente.

O próximo passo será escolher o caminho de destino no campo Destino onde definirá o local que o arquivo em txt (ou outro formato selecionado) será salvo.

Na seção Tipo Relatório escolherá o formato para conversão, onde existem mais formatos além do formato em txt, porém o processo para conversão é o mesmo.

Na seção Período escolha a mesma forma de geração que foi escolhida para gerar o arquivo MFD, caso foi por data escolha a opção Por Data e defina a mesma data.

Segue o mesmo para a opção Por COO, assim que escolhido a opção e os períodos de geração  clique em , o arquivo será gerado e salvo no caminho definido no campo Destino.

Write a comment…