Esse programa consiste na integração do Linx Softpharma com o gerenciador de e-commerce, e tem por sua principal função exportar automaticamente informações de cadastro de produtos para a plataforma. Para essa funcionalidade foram disponibilizadas as abas Manter Listas de Produtos, Manter Quantidades, Configuração, Pedidos e Log Pedidos.

Lembrando que este programa somente estará disponível para as lojas que possuírem pelo menos um destes produtos do e-commerce 67 – Integração Vtex, 76 – Integração Web Vendas e/ou 77 – Integração Redes Associativas/Vannon liberado, qualquer dúvida sobre essa liberação deverá entrar em contato com o departamento comercial da Linx Softpharma.

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Importação/Exportação > Gerenciador E-commerce

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar
F5:Produtos
F7:Obtém modalidades
F8:Estoque Filiais
F6:Processar em lote
F9:Verifica pedido / Reprocessar preços
DEL:Remove modalidade de pagamento Linx Softpharma
ENTER:Editar valores
ALT + E:Enviar
ALT + G:Gerar
ALT + SSalvar lista
ALT+I:Imprimir relatório
ALT + F:Fechar

F2 - Consulta:

  • na tela "Configuração" ao pressionar essa tecla de atalho na tabela "Modalidade de Pagamentos", permitirá ao usuário criar vínculos entre as modalidades.
  • na tela "Pedidos" permite ao usuário visualizar os itens que contemplam o pedido ou nota fiscal.

F7 – Obtém Modalidades: esta função busca no e-commerce todas as modalidade de pagamento disponíveis. 

F8 – Valida status dos pedidos: na aba "Pedidos" essa função verifica se o pedido já foi baixado no e-commerce, assim sendo, os que já estiverem baixados no Linx Softpharma terão o status atualizados no E-Commerce. 

F9 – Verifica pedido: verifica se um pedido específico está cancelado, se sim alterará seu status no sistema. 

F9 - Reprocessar preços: sobrescreve o preço de venda lista dos produtos marcados, atualizando com as informações contidas no cadastro do produto, zerando o percentual de desconto. 

DEL – Remove modalidade pagamento Linx Softpharma: ao pressionar a tecla DEL/Delete em uma determinada modalidade, os vínculos entre elas serão desfeitos. 

Gerenciador E-Commerce

Manter Lista de Produtos

Através desta aba é possível efetuar varias opções relacionadas a manutenção da lista dos produtos do e-commerce tais como "criar, abrir, enviar, gerar e/ou salvar". Porem não será possível realizar alterações no nome da lista, pois esta possui um nome fixo "Lista E-Commerce".

Observação


No campo e-commerce a opção de lista “vennon/associados” desabilita a “aba” Manter Lista de Produtos pois o processo é realizado pela opção de lista “Vennon” e retransmitidas aos associados.

Selecione no e-commerce o produto que ira realizar as opções de manutenção e informe no campo nome da lista o indicativo da lista a ser gerada. O campo publicar deve estar obrigatoriamente marcado para que a lista seja enviada para o e-commerce,

O campo atualização automática define de que forma será feita a atualização na tabela de preço dos produtos de vendas e suas promoções dos produtos associados ao e-commerce de acordo com as opções disponíveis.

  • Não atualizar nenhuma informação: será gerada a lista porém não realizará nenhuma alteração nos itens do filtro;

  • Atualizar apenas “Preço de venda”, sem alterar % de desconto: Permitirá atualizar apenas o preço de venda dos produtos, porém não alterará a % desconto aplicada no mesmo;

  • Atualizar “preço de venda”, sem alterar “preço promocional”: atualizará apenas o preço de venda do produto, porém não alterará a informação de preço promocional aplicada ao produto;

  • Atualizar “preço de venda e promoção”: Selecione esta opção quando desejar que seja realizado a alteração tanto do preço de venda quanto a promoção aplicada ao produto.

Nesta “aba” também será possível aplicar o filtro determinando quais tipos de produto deseja incluir na lista do produto. E através do campo Inicial(is) do produto informar a “letra” inicial de um produto que o usuário deseja para que o sistema junte com as informações do “tipo de produto” e gere a lista apenas com as opções selecionadas.

O usuário também poderá aplicar os filtros de laboratório ao qual os produtos selecionados pertencem, e a seção que o produto está localizado na farmácia, quando a mesma possuir seções.

O campo % desconto não é um campo de preenchimento obrigatório, porém o usuário poderá utilizá-lo sempre que quiser aplicar uma porcentagem de desconto padrão para toda a lista.

Informe na opção data última venda uma data indicando os produtos que possuem como data de última venda de acordo com a informada nesse campo.

Informações da lista atual:

Esta lista disponibilizará algumas informações referentes a lista informada na “aba” Manter Lista de Produtos tais como:

  • A data criação que informará a data que a lista foi criada originalmente.

  • Em data última alteração será informada a data em que foi realizada a última alteração da lista.

  • E em quantidade de produtos poderá ser visualizado a quantidade de produtos a lista possui.

Editando valores dos produtos

Após preencher os campos e gerar a lista, os produtos da mesma serão listados na tabela disponível, para que seja possível realizar a manutenção dos produtos.

Ao pressionar ENTER sobre um produto específico permitirá alterar o Preço de venda, % desconto programado e o Preço de venda com desconto.

Os produtos que possuírem descontos serão sinalizados com uma bolinha “verde” em frente a descrição do produto. Nesta tela também estarão disponíveis acionar alguns atalhos do programa como:

  • F2Consulta: através do atalho F2, abrirá a tela de consultas de produtos, e também é uma forma alternativa de inserir itens à lista de maneira independente.

  • F5Produtos: ao pressionar esse atalho abrirá a tela do programa Cadastro de Produtos em (cadastros > ) com os dados cadastrais do item selecionado.

  • F8Estoque Filiais: e essa função acessará o programa Estoque Disponíveis nas Filiais permitindo visualizar a quantidade do produto selecionado disponibilizada em cada uma das filiais.

  • E para excluir algum item da lista, deverá selecioná-lo e pressionar a tecla Delete.

  • Botão Enviar (Alt+E): ao pressioná-lo enviará as informações ao e-commerce, porém somente depois que a lista for salva. Esta ação realizará o cadastro de produtos junto ao e-commerce e o processo de inativação dos itens que foram removidos da lista.

Importante


Sempre inserir ou remover algum item na lista, esta obrigatoriamente deverá ser transmitida, para que as alterações realizadas tenham valor atualizado junto ao e-commerce.

Manter Quantidades

Na “aba” Manter quantidades o usuário poderá configurar o código e o percentual de estoque a ser transmitido por filial para o e-commerce.

O campo filial e fantasia só serão preenchidos automaticamente após o usuário selecione as filiais que exportarão o estoque para o e-Commerce, marque entre as filiais disponíveis na tabela e com um duplo esta ação permitirá configurar os campos Código e % Estoque a transferir.

O código que o usuário deverá informar é fornecido pelo próprio e-Commerce.

No campo % estoque a transferir deve ser informada a % porcentagem que será transmitida. Por exemplo: se for definido que apenas 50% da quantidade em estoque será transmitida, então um produto com 10 (dez) unidades no Linx Softpharma serão transferidas 5 (cinco) unidades para e-Commerce. Lembrando que sempre serão transmitidos valores inteiros, ou seja, ocorrerá arredondamentos em caso de cálculos que possuírem casas decimais.

Se optar por marcar o campo agrupar quantidades em estoque das filiais ao enviar serão enviadas a quantidade de estoque de todas as filiais que estiverem selecionadas, porém essas quantidades serão agrupadas, sendo assim, quando estiver configurado, o sistema não reconhecerá a diferença entre os códigos das filiais e nem a diferença entre os percentuais de estoque a transferir, ou seja, estas informações obrigatoriamente deverão estar iguais para todas as filiais marcadas para assim enviar estoque para o e-commerce.

Ao marcar importar pedidos utilizando CEP para identificar filial não será utilizado o código filial para determinar em qual a pré-venda será gerada, e sim o CEP do cliente, ao importar os pedidos do e-commerce, o cadastro de clientes é retornado e atualizado no linx Softpharma, desta forma o endereço vinculado possui o CEP da entrega, e através desta informação o sistema verificará em qual faixa de CEP da entrega se enquadra e para qual filial a pré-venda foi direcionada.

Através dos campos intervalo CEP e para loja o usuário poderá vincular um intervalo de CEP's, através deste intervalo todas as pré-vendas serão direcionadas pelo e-commerce para a filial selecionada. Também é possível importar um arquivo de CEP, através do atalho F12 – importar arquivo de CEP.csv.

Após essas configurações devidamente preenchidas o campo faixa de CEP's para importar pedidos informará o intervalo de início e fim dos CEP's e a qual filial eles estarão vinculados, o usuário deverá salvar as alterações realizadas e pressionar em Enviar para que as informações sejam devidamente atualizadas.

Configuração

Na aba Configuração são realizadas as parametrizações referente à transmissão para o e-commerce, onde será informado o usuário e senha que são fornecidos pelo (WebService) e-commerce;

  • No campo minutos é definido pelo usuário o intervalo para transmissão das informações de estoque dos itens contidos na lista e-Commerce gerada;

Observação


O SoftAutoRun utilizará a informação do campo minutos para processar a importação de pedidos do e-commerce.

  • Observamos que uma nova transmissão será iniciada apenas quando a anterior já estiver finalizada para que não ocorram transmissões simultâneas de terminais diferentes;
  • Por padrão apenas uma filial é responsável por transmitir o estoque para o e-commerce, e nessa tela deverá ser configurada qual será essa filial;
  • E também deverá preencher o Endereço Web Service.
  • Em configurações gerais pedidos estão disponíveis os campos convênio, vendedor e também a tabela modalidade de pagamento, que permitem ao usuário configurar para qual convênio os clientes importados do e-commerce serão cadastrados, informar um vendedor para lançar as vendas/pedidos e através da tabela "Modalidade de pagamento" o usuário poderá listar as formas de pagamento existentes no e-commerce e vincular com as modalidades do Linx Softpharma.
  • Através do atalho insert, é possível novas modalidades de pagamento para as vendas. Quando selecionado uma condição "mde" pagamento na modalidade de pagamento "cartão", no campo bandeira poderá selecionar a bandeira que deseja vincular à condição de pagamento. Ao realizar uma pré-venda e-Commerce, será valiado se a pré-venda já possui uma bandeira pré-definida. Se Sim, a venda será finalizada utilizando a bandeira pré-definida no pedido, e o NSU padrão "9999999999". Se Não, a bandeira e o NSU são solicitados para o usuário no caixa.

Pedidos

Nesta tela o usuário poderá pesquisar pelos pedidos através dos campos data pedido e situação, onde o intervalo de datas referem-se ao dia do pedido no e-commerce, e no campo situação há quatro opções: (todas, pendente, cancelado e baixado), que apresentam o status da venda no Linx Softpharma.

Além dos campos estão disponíveis duas tabelas:

  • Na tabela Pedidos são relacionados os pedidos importados conforme os filtros acima mencionados, apresentando as seguintes informações: código do pedido, data e hora, cliente, valor, pagamento (modalidade de pagamento do Linx Softpharma) e o status do pedido.

  • E em pedidos/notas Linx Softpharma são apresentadas as informações referentes ao faturamento do pedido no Linx Softpharma, código da filial que direcionou o pedido, código do pedido ou nota, série, tipo (pré-venda ou nota), valor, frete e estoque que o item pertence.

Após realizadas as importações dos pedidos, o Linx Softpharma direcionará os mesmos para pré-vendas tele-entrega no programa Caixa online em (Caixa > Lançamentos). E depois de baixadas ocorrerá atualização do status das vendas no e-commerce para "ERP processando".

Log de Pedidos

As operações de importação e cancelamentos serão gerados logs, e o usuário poderá filtrar esses logs pelo intervalo da data de importação, e/ou situação (todas, sucesso ou erro), os resultados serão apresentados na tabela log importação pedidos com as seguintes informações: código do pedido, data e hora, mensagem retornada para o processo executado e situação.

Relatório (Imprimir)

Ao pressionar o botão imprimir ou (ALT+I), o sistema apresentará um relatório comas seguintes informações: (Código de barras, descrição do produto, laboratório, tipo de produto, código seção, valor venda, valor de venda com desconto, percentual de desconto, custo médio).

Observações Gerais

O fechamento das vendas realizadas através do e-Commerce será efetuado manualmente no Linx Softpharma, ou seja, nesse primeiro momento o usuário deverá acessar a tela de Vendas NF-e em (Lançamentos > Faturamento ) e emitir as respectivas notas fiscais referentes as vendas realizadas no e-commerce.