Este programa é utilizado para monitorar o andamento da validação das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e) emitidas pela farmácia. Nesta tela o usuário poderá visualizar e gerenciar os Recibos Provisórios de Serviços (RPS) emitidos na venda dos serviços, gerar lotes destes RPS e transmiti-los e também gerenciar as NFS-e após processadas pela Secretaria Municipal.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Gerenciador NFS-e

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F6:Visualizar RPS/NFS-e
F8:Selecionar/desmarcar todos
ALT + G:Gerar lote a partir dos RPS selecionados
ALT + E:Enviar lote à Secretaria Municipal
ALT + P:Procurar RPS e Notas Fiscais
ALT + F:Sair do programa
CTRL + A:
Avançar tabulação
DEL: Excluir Lote

RPS

Através desta guia, o usuário consegue visualizar os RPS gerados pelo sistema, e agrupá-los em lotes para serem enviados à Secretaria Municipal, podendo informar o Intervalo de emissão dos RPS desejados, pressionando F6 será possível visualizar suas informações do RPS já emitido e F7 para imprimir um RPS já impresso.


Importante


Não será possível imprimir RPS impressos em outros tipos de documentos, como NFC-e, NF-e, SAT.


Observações gerais:

ALT + G - possui a mesma funcionalidade do botão presente na tela quando realizado procedimentos na guia "RPS". Ao pressioná-lo, é gerado um lote com os RPS selecionados para ser enviado à Secretaria Municipal e se autorizados pela Prefeitura, os RPS serão transformados em uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

ALT + E - possui a mesma funcionalidade do botão presente na tela quando realizado procedimentos na guia "Lotes RPS". Ao pressioná-lo, dará início ao processo de envio do lote de RPS gerado pelo usuário. Lembrando que apenas lotes na situação 'Não Enviado' ou 'Processado com Erro', poderão ser enviados.

ALT + P - iniciará a procura pelos RPS, Lotes de RPS ou NFS-e conforme o filtro especificado pelo usuário.

Após a emissão do cupom/nota fiscal, com os itens de serviços, é gerado um RPS que é impresso em relatório gerencial na impressora configurada para o procedimento venda. Estes RPSs posteriormente o usuário deverá enviá-los à Prefeitura. Se a Prefeitura autorizar os RPS, eles se tornarão NFS-e. O prazo para esta conversão está descrito na legislação que institui a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em cada município.

Lotes de RPS

Nesta guia, são visualizados os lotes gerados na guia "RPS", o usuário consegue visualizar o lote e os RPS pertencentes ao mesmo, informando o Intervalo de emissão dos lotes que deseja consultar e a Situação do lote desejado, se: Não enviado, Enviado, Não processado, Processado com erro ou Processado com sucesso.

NFS-e

Nesta tela são exibidas todas as notas fiscais processadas, canceladas e com cancelamento pendente na prefeitura, ou seja, que o cancelamento ainda não tenha sido deferido. Da mesma forma que as anteriores, informe o Intervalo de emissão e em seguida a Situação da NFS-e que deseja visualizar, se: Processada, Cancelamento Pendente ou Cancelada.

Cancelamento de RPS - Recibo Provisório de Serviço

  • Poderão ser cancelados somente registros que ainda NÃO foram efetivados como NFS-e e que foram originados pela tela de Venda NFS-e.
  • Poderão ser cancelados os RPS que ainda não estejam em um lote de RPS ou que estiverem em lotes cujo status seja igual a: Não Enviado ou Processado com Erro.


Não será possível o cancelamento dos RPS que foram enviados à Prefeitura e já transformaram-se em NFS-e, pois pode acontecer da Prefeitura aprovar o cancelamento da NFS-e e o Estado não aprovar o cancelamento da Nota Fiscal (ECF, NF-e, NFC-e, SAT) emitida na venda. Exceto, quando a NFS-e for originada a partir de uma venda direta e a Prefeitura permitir o cancelamento.

  • Quando o RPS pertencer a um lote cujo status seja: EnviadoNão ProcessadoProcessado com sucesso NÃO será permitido o cancelamento da nota (ECF, NF-e, NFC-e/SAT).


Observação


No cancelamento de um RPS, será efetuado os estornos e cancelamentos de registros no sistema e o número do RPS cancelado será utilizado para outro RPS, para que a sequência não seja pulada.