partir da versão 217.000 foi alterado o nome do menu de IMS para IMS/IQVA e nas Configurações de Exportação I.M.S foi disponibilizado no campo Tipo de Arquivo a opção Supply Chain.


O Instituto de Pesquisa IMS repassa informações para os laboratórios, para que esses possam verificar como está a comercialização dos seus produtos. Para que esse repasse ocorra a Linx Softpharma disponibiliza o programa de exportação IMS/IQVA em (Importação/Exportação > Institutos de Pesquisa > IMS/IQVA), permitindo ao usuário efetuar as transmissões necessárias de informação.

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Importação/Exportação > Institutos de Pesquisa > IMS/IQVA

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F8:Log de exportação
F5:Configuração
ALT+P:Processar informações
ALT+F:Fechar
  • F8 - Log exportação: permite visualizar os logs de transmissão.

Exporta Arquivo I.M.S

Para que seja possível realizar a exportação marque qual(is) filial(is) deseja gerar informações através da tabela do campo selecione (duplo click para alterar seu código). Está tabela também possui uma área com a descrição "código IMS" para que seja informado o código da(s) farmácia(s) no instituto, informe para todas que foram marcadas.

Selecione através da opção qual o tipo de arquivo será enviado para o instituto, para geração das informações de acordo com oque representa cada opção:

  • Redes - Serão enviadas informações de todas as vendas de pessoa física no CNPJ da farmácia e também vendas jurídica no próprio cadastro da empresa.

  • Delivery - Seguirá a mesma regra de Rede, porém caso houver prescrição médica em alguma movimentação será enviado o nome do médico responsável.

  • Prescrição - No arquivo será enviado todas as vendas que possuírem prescrição médica, sem nenhuma exceção.

Informe no intervalo de movimentação o período da movimentação que deseja enviar para o instituto de pesquisa. Lembrando que para cada data informada o processo será executado como se apenas uma data existisse; E o intervalo de datas terá impacto somente no funcionamento do modo manual, pois no modo automático os arquivos serão gerados por data única apenas.

Informe através do campo conteúdo do arquivo quais informações da farmácia  serão geradas e  enviadas para a empresa IMS, O usuário terá as seguintes opções disponíveis: informações de (vendas, compra, estoque e/ou todas as informações). Na opção estoque serão exportadas informações de itens ativos do estoque das filiais selecionadas, baseando-se no intervalo de datas inserido no filtro.

Observações

  • Itens com estoque negativo serão exportados com quantidade igual a zero. Produtos com código de barras com 14 (catorze) dígitos terão o último dígito eliminado na geração do arquivo, ou seja, serão enviados com 13 (treze) dígitos.
  •  Ao selecionar várias filiais, as informações serão geradas e agrupadas num mesmo arquivo. No layout de compras, será gerado o código interno do produto, ao invés do código de barras, pois as farmácias que irão gerar o arquivo de compras também deverão gerar o de vendas. Assim, a relação entre o código de barras e o código interno já existirá no arquivo de produtos gerado para as vendas.

Selecione através do campo  exportar arquivo com se deseja exportar informações de arquivos com movimentação diária ou acumulada. Ao final do processo o sistema  vai gerar um arquivo de texto que será armazenado dentro da pasta exportação do diretório de instalação do Linx Softpharma.

Importante

Todas as vendas efetuadas com CRM 1/xx, onde xx equivale à UF do médico, serão exportadas para o laboratório I.M.S. com o CNPJ da farmácia. Deve ser informado o CRM 1/xx quando efetuadas vendas de medicamentos sem receituário médico, onde não há CRM válido.

Configuração de Exportação I.M.S

Ao pressionar a tecla de função "F5-Configuração", será aberta uma tela para configurar a transmissão das informações conforme apresentado na imagem abaixo:

01  Figura - Configuração de Exportação IMS.

Assim como na tela principal do programa IMS o usuário devera selecionar tipo de Arquivo que deseja configurar, através das opções Supply Chain, Delivery, rede e/ou prescrição para as vendas que possuírem prescrição médica.

O campo filial para transmissão estará preenchido com a filial responsável por realizar a transmissão/geração do arquivo de modo automático. Nas demais filiais, as informações serão geradas e transmitidas somente se realizado o processo manualmente.

Informe através do campo diretório para envio a pasta onde o arquivo estará localizado dentro do servidor "FTP". Por exemplo: "/teste/". Em seguida digite o Usuário/Senha de acesso do FTP, ou caso o usuário não possuir deverá entrar em contato com  a empresa  IMS para mais informações.

Os opções de marcação tem a finalidade de tornar o processo de comunicação com o FTP mais ágil e automatizado, as opções disponíveis para marcação são as seguintes:

  • FTP Passivo: indica o tipo de FTP;
  • Utilizar Modo Automático: quando marcada esta opção o arquivo passará a ser gerado de modo automático;
  • Enviar Arquivo Após Gerar: quando marcada, o arquivo será enviado para o FTP após ser gerado, caso contrário ficará na pasta de exportação do sistema;
  • Arquivo de Dia Anterior: indica se o arquivo deverá ser gerado no mesmo dia, ou com base no dia anterior. Se não marcado arquivo de dia anterior, o arquivo deverá ser gerado com base no estoque do mesmo dia de movimentação, data atual do servidor. Se marcado, devera ser gerado com base no estoque do dia anterior à data atual do servidor.

Transmissão Automática

A transmissão automática será realizada pelo 'Softautorun', o qual interpretará a data e hora de geração e transmissão devidamente configurados. O Softautorun também definirá apenas uma máquina para gerar e enviar o arquivo uma vez ao dia, em resumo o processo de envio dos arquivos ocorrerá em background e de forma transparente ao usuário.