Nesse informativo vamos abordar o processo de importação de arquivos de manipulação para posterior venda no Linx Softpharma

Através do programa Importa Manipulação, localizado no menu Importação/Exportação. o Linx Softpharma dispõe de um layout específico para permitir a importação de arquivos de manipulação. Ao importar os produtos que estão no layout, estes são cadastrados no sistema automaticamente.

Importação

O arquivo a ser importado deve ter o nome de MANIPULA*.txt (Iniciar com nome manipula e qualquer outra informação em seguida), Esse arquivo texto deverá estar no terminal a ser importado e dentro do diretório C:\Arquivos de programas\softpharma\importação ou C:\softpharma\importação.

Utilizando o layout correto, pode ser importado de qualquer software de manipulação, os softwares que hoje geram o arquivo no layout correto para importação são "Alternate" "Intuictive".

Layout

Segue abaixo as informações contidas no layout.


Importante


Os produtos importados serão inativados somente 7 dias após o cadastro, mesmo que estejam com estoque zerado, ou 15 dias após seu cadastro no sistema mesmo com quantidade em estoque.

Configuração

Para ter acesso as configurações de manipulação, deve acessar o programa de Importa manipulados e pressionar F8. Antes de importar os manipulados, deve ser realizada a configuração para que o sistema possa importar os produtos corretamente, dentre elas:

  • Definir algumas informações para referenciar o produto no cadastro de Produtos, Tipo de Produto, Laboratório e Lista; 

    • será permitido selecionar somente tipos de produtos que pertençam ao grupo principal: MANIPULADOS, na sequencia informe o laboratório e a lista ao qual o produto pertence.

  • Definir algumas informações de tributação, Alíquota, Código de Tributação no município.

    • O campo Código Tributação Municipal estará habilitado somente quando a tributação do item for do tipo: SERVIÇO - ISS. O seu preenchimento será obrigatório apenas se os produtos NFC-e ou NFS-e estiverem ativos, informe a tributação que deseja utilizar na venda do produto. Após preencher estas informações, as mesmas ficarão disponíveis para visualização no quadro "Configurações".

  • Definir informações referentes ao serviço, Atividade, CNAE e Natureza da Operação;

    • A guia Serviços será habilitada quando a tributação dos itens de alguma filial contiver tributação do tipo SERVIÇO-ISS. O seu preenchimento será obrigatório apenas se os produtos NFC-e ou NFS-e estiverem ativos. Esta guia disponibilizará os seguintes campos para preenchimento:

      • Atividade: O usuário deverá selecionar a lista de Atividades ATIVAS, no programa “Configuração Tributária”, para sua melhor identificação das atividades, aparecerá o código e a descrição das mesmas.

      • CNAE: Caso o produto "NFS-e" estiver ativado, este campo estará liberado para edição. Seu preenchimento será obrigatório, caso a farmácia possua os produtos NFS-e. O mesmo deverá ser preenchido com os 07 (sete) dígitos, caso contrário o sistema apresentará mensagem alertando ao usuário para rever a informação preenchida.

      • Natureza de Operação: Selecione corretamente a opção, podendo ser "Tributado no município" e "Tributado fora do município”.