A partir da build 179.6 disponibilizamos a reestruturação da funcionalidade de entrada de mercadorias via importação de notas, a fim de simplificar a identificação das notas que precisam ser importadas e faturadas, além da visualização das pendências, contagem de mercadorias e relatórios, para isso o programa foi dividido em três abas: Importar NF-e, Pré-entrada de mercadorias e Pós entrada.
Assista ao vídeo sobre as melhorias de Importar e Faturar
1. Importar e Faturar
1.1 Importar NF-e
Nesta aba serão apresentadas as notas que estão disponíveis para importação.
01 - Importar e Faturar: Importar NF-e
Para pesquisar as notas deverá informar a chave NF-e, filiais e/ou o período de data de emissão, ou apenas pressionar o botão Listar (ALT+L) que buscará por todas as notas que estão pendentes para importação.
Observações
Para os clientes que possuem o produto Silo Digital, a função listar buscará nos servidores do Silo as notas pendentes para serem baixadas.
O botão Importar (ALT+I) processará o lançamento das notas que não estiverem com pendências. Caso possua alguma nota com pendência deverá selecionar as mesmas e pressionar o botão Pendências (ALT+P) que acessará a tela Pendências.
Importante
Quando a nota possuir pendências será identificada por um sinalizador vermelho.
Observações
Quando a nota for do tipo despesa serão destacadas em cinza.
Demais acessos:
Em Controle de Itens (ALT+C) dará acesso a tela Controle específico de itens.
Lançar Despesas (ALT+D) essa função somente poderá ser acessada quando a nota selecionada for do tipo “Despesa”.
Entrada de mercadorias (ALT+E) acesso ao programa Entrada de Mercadorias, localizado em Lançamentos > Faturamento.
NF-e, permitirá visualizar a DANFE ou o XML da nota selecionada.
1.1.1 Configurações por usuário
Quanto as configurações por usuário do programa Importar e Faturar:
Desmarque a Tabulação 01 para o usuário não ter acesso aba Importar NF-e.
Quando a guia 01 estiver desmarcada não listará notas do tipo “Fornecedor”.
Quando a guia 02 estiver desmarcada não lista notas do tipo diferente de fornecedor, por exemplo: despesas, serviços e entre outros.
Desmarque a guia 3 para listar somente as notas com origem no Silo Digital.
Desmarque a tabulação 06 para o usuário não ter acesso ao programa Controle Específico de itens.
Após efetuar todas as correções necessárias (quando houver) as notas a serem processadas deverão ser marcadas e então pressionar o botão Importar, que por sua vez enviará a nota para pré-entrada de mercadorias.
1.2 Pré-entrada de mercadorias
Nesta aba é possível efetuar os processos de pré-entrada de mercadorias após a importação das notas.
02 - Importar e Faturar: Pré-entrada de mercadorias
Para pesquisar pelas notas em pré-entrada deverá informar a chave NF-e, filiais, data de emissão, data de lançamento, fornecedor, operação (tipo da nota), por pendências, ou apenas pressionar o botão Listar (ALT+L) que buscará por todas as notas que estão em pré-entrada.
O menu operação permite selecionar somente determinadas notas de entrada conforme as operações de entrada. E o menu pendências possibilita ao usuário selecionar as notas a serem verificada por pendências específicas.
03 - Tipos de pendências
O botão Faturar (ALT+A) processará o lançamento das notas que não estiverem com pendências. Caso possua alguma nota com pendência deverá selecionar as mesmas e pressionar o botão Pendências (ALT+P) que acessará a tela Pendências.
Importante: quando a nota possuir pendências será identificada por um sinalizador vermelho na coluna P da tabela, pendências não bloqueantes serão destacadas com sinalizadores amarelos, e sem pendências sinalizador verde.
O botão Check-in (ALT+C) abrirá a tela Check-in de produtos e permitirá a conferência/contagem dos itens da nota, na coluna C haverá os sinalizadores a seguir:
Sinalizador cinza, a contagem não foi iniciada.
Sinalizador verde, contagem foi finalizada com sucesso
Sinalizador amarelo, contagem foi realizada parcialmente.
Sinalizador vermelho, contagem rejeitada.
O botão NF-e, permitirá visualizar a DANFE ou o XML da nota selecionada.
1.2.1 Configurações por usuário
Quanto as configurações por usuário do programa Importar e Faturar:
Desmarque a tabulação 03 para que o usuário não tenha acesso a abrir a tela de contagem dos produtos (check-in).
Desmarque a tabulação 04 para que o usuário não tenha acesso a finalizar a nota, faturando-a no estoque.
1.3 Pós-entrada
A aba Pós-entrada é utilizada para efetuar ajustes/conferências em notas já lançadas (faturadas) e em estoque, que possuírem divergência no check-in (contagem) e notas com pendências fiscais.
1.3.1 Faturadas com divergência no check-in
Através dessa aba é possível selecionar e corrigir as notas que possuíram alguma divergência na conferência de itens (check-in).
04 - Importar e Faturar: Divergências no check-in
Para pesquisar pelas notas deverá informar a chave NF-e, filiais, se a divergência de check-in foi por sobra ou falta de produtos, fornecedor, data de emissão, data de lançamento e se a nota já foi emitida ou não com as opções abaixo.
05 - Importar e Faturar: tipos de notas emitidas
As funções disponíveis são:
Baixar divergências (ALT+P)
Emitir devoluções (ALT+E)
Emitir outras entradas (ALT+U)
Importante
Somente será possível emitir nota fiscal ou baixar pendência de notas da filial física.
Configurações por usuário
Quanto as configurações por usuário do programa Importar e Faturar:
Desmarque a tabulação 05 para que o usuário não tenha acesso à aba “Faturadas com divergência no check-in”.
1.3.2 Notas com pendência fiscal
Através dessa aba é possível visualizar as notas que possuem alguma pendência fiscal. Em caso de dúvidas como proceder sobre as pendências ficais entre em contato com o Contador da farmácia.
06 - Importar e Faturar: pendências fiscais
É possível listar as notas já lançadas/faturadas que possuem pendências fiscais através dos filtros: chave NF-e, filiais, tipo de pendência, data de emissão e/ou data de lançamento.
Configurações por usuário
Quanto as configurações por usuário do programa Importar e Faturar:
Desmarque a tabulação 07 para que o usuário não tenha acesso a aba “Notas com pendência fiscal”.
2. Pendências
Com o objetivo de tornar mais ágil o processo de correções das pendências, foram realizadas algumas adequações nessa funcionalidade.
Permitir que o usuário visualize todas as pendências a serem corrigidas, no entanto quando o mesmo não possuir acesso, o mesmo conseguirá visualizar quais correções precisam ser feitas, porém não consegue ver os dados a serem aprovados.
Para as pendências de produtos não cadastrados e produtos em código de barras será possível imprimir um relatório com os itens.
No botão NF-e será possível visualizar a DANFE e o XML da nota.
3. Check-in de produtos
Na tela de conferência dos produtos foram inseridas duas configurações por usuário:
Quando a guia 01 estiver desmarcada será liberado o duplo clique do mouse sobre o produto ou a pesquisa do produto via atalho F2, e quando a mesma estiver marcada a alteração será mediante a senha de liberação do colaborador: Pré-compra ou Liberações para pré-compra.
Quando a guia 02 estiver desmarcada marcará automaticamente o parâmetro: Somar 1 automático ao passar o código de barras.
Observações
Quando utilizada as duas guias estiverem desmarcadas, a única forma de conferência de itens será via inserção do código de barras.