Com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma que foram aplicadas no release 180.0, e através deste informativo vamos apresentar as alterações realizadas nos cadastros de produtos e clientes, nos módulos compras, vendas, relatórios e integração com o Plugpharma. 

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais alterações, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Cadastros de Clientes

A partir desta atualização, ao cadastrar ou efetuar manutenção no cadastro de um cliente que possua CPF, o campo referente a Inscrição Estadual estará habilitado. Este campo está localizado em Cadastros de Clientes > aba Informações Adicionais, quando no campo tipo de contribuinte estiver selecionada a opção Contribuinte ICMS.

Cadastros de Produtos: GTIN

O GTIN é o número global do item comercial, se trata de um código padrão criado e administrado pela GS1. Segundo a GS1, a identificação única do produto é garantida pela atribuição de uma estrutura numérica nomeada GTIN e é a partir deste número que é gerado o código de barras EAN13, por exemplo. Para maiores informações acesse o site da GS1.

O GTIN é localizado logo abaixo do código de barras, podendo conter: 8, 12, 13 ou 14 dígitos, sendo o mais comum o de 13 dígitos.

O que alterou no Linx Softpharma com o GTIN?

Quando o usuário informar um código de barras com tamanho de 8, 12, 13 ou 14 dígitos o sistema fará a validação conforme as regras do GTIN, e ao lado do campo código de barras foi adicionado um ícone que indicará se o número informado passou ou não nas regras, conforme segue:

  • Quando o ícone estiver na cor verde, indica que o código informado passou nas validações das regras do GTIN


  • Quando o ícone estiver na cor cinza, indica que o código informado não passou nas validações das regras do GTIN.

Importante


A verificação do GTIN ocorrerá no código de barras principal do produto, ou seja, pois é o código enviado para os relatórios e documentos fiscais (notas, SPED e entre outros).


Atenção


Recomendamos a verificação dos cadastros dos produtos, lembrando que o código de barras principal deve ser o da menor unidade comercializável.

Por exemplo, há uma caixa com 10 unidade de chocolate, e a dispensação é realizada por unidade, o código de barras a ser informado deve ser da unidade e não da caixa.

Na emissão das notas do tipo Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Cupom Fiscal Eletrônico - S@T o sistema verificará se o produto informado possuí o GTIN válido, ou seja:
  • Para as notas fiscais do tipo NF-e e NFC-e ao ser gerado o arquivo .XML nos campos referentes ao código de barras (cEAN e cEANTrib) quando informado um produto com: GTIN com tamanhos 8, 12, 13 e 14 no código de barras principal, será salvo o GTIN principal e se informado um GTIN inválido, será informado SEM GTIN.
  • E, para as notas fiscais do tipo S@T ao ser gerado o arquivo XML no campo referente ao código de barras (cEAN e cEANTrib) somente será salva se o código de barras e/ou GTIN for válido, e o tamanho do código de barras for: 8, 12, 13 ou 14 dígitos.

ajustes e conversões - gtin

O programa Ajuste/Conversão GTIN, localizado em Utilitários, visa auxiliar a manutenção dos cadastros de produtos após a atualização do sistema, através desta ferramenta o usuário poderá ajustar os cadastros com GTIN inválidos para novos cadastros.

Importante


A funcionalidade Ajuste/Conversão GTIN está liberada somente para os usuários que possuírem acesso ao Cadastro de Produtos, com as opções de inclusão e alteração habilitadas.


Será possível filtrar por produto, tipo de produto e estoque (em todas as filiais), na tabela são apresentadas as informações do novo código de barras, código de barras atual, código e descrição e apresentação do produto.

Na coluna novo código de barras o usuário poderá informar o código correto e na sequência será apresentado um botão de salvar a frente do registro alterado, conforme são realizados os ajustes nos produtos, as alterações serão replicadas para as demais filiais.

Além disso será possível imprimir e/ou exportar a lista de produtos retornados. Ao clicar em Exportar apresentará uma mensagem informando que o arquivo foi gerado na pasta do C:\Softpharma\exportacao\Ajuste_GTIN_DDMMAA_HHMMSS.csv. E ao clicar em Imprimir listará os produtos conforme os filtros informados na tela.

 

Compras

No programa Entrada de Mercadorias (Lançamentos > Faturamento), quando na entrada manual de mercadorias informar o modo de pagamento a opção sem pagamento, os campos local de pagamento e tipo de documento ficarão bloqueados para edição.

Ao informar uma chave de nota o sistema apresenta uma mensagem informando que a nota XYZ já está lançada e se o usuário deseja editar, a partir desta atualização essa mensagem foi removida e a nota será apresentada em tela.

Na tela de digitação dos itens da nota, foi incluído o campo valor bruto, que após informado reprocessará o valor unitário. O campo valor total foi renomeado para valor líquido.


Relatórios

Os relatórios emitidos pelo Linx Softpharma são utilizados para conferência e também confronto de informações com os arquivos fiscais, tais como SPED e Sintegra, devido as alterações realizadas a partir da release 179.0 referente a NF-e 4.0 foram necessárias alterações em alguns relatórios para manter essa sincronização de informações.

RELAÇÃO DE NOTAS

No programa Relação de Notas (Relatórios > Faturamento > Nota Fiscal) foi incluso o filtro referente a data de escrituração para as notas de entrada (compras, transferência, bonificação, outras entradas), quando utilizado o filtro data de escrituração e no lançamento essa informação estiver nula ou vazia será utilizada a data de lançamento. Quando no campo operações estiver selecionada as opções de entradas o sistema habilitará um novo campo origem de notas com as opções: todas, importadas via NF-e (XML) e lançadas manualmente.

Quanto ao valor de Desoneração de ICMS, caso o valor esteja sendo considerado no total da nota, quando for:

  • Layout padrão: o valor será deduzido do valor da nota.

  • Layout escrita fiscal: o valor será deduzido dos campos valor da nota e outros.

A partir da NF-e 4.0 o valor do IPI devolvido para a ser considerado nos totalizadores, quando for:

  • Layout padrão: o valor será acrescentado no valor da nota.

  • Layout escrita fiscal: o valor será acrescentado nos campos valor da nota e outros.

Além disso, quando o relatório for emitido no layout Escrita Fiscal para as operações de entrada, será apresentada uma linha informando se o lançamento teve o valor de Crédito Simples Nacional, esse valor será totalizado por CFOP e apresentando abaixo de cada linha de lançamento.

Movimento fiscal por produto

No programa Movimento fiscal por produto (Relatórios > Faturamento) foi incluso o filtro referente a natureza da operação serão listados os CFOPs cadastrados para operação juntamente com a descrição, este campo estará disponível para todas as operação exceto todas as saídas e todas as entradas.

O campo tributação foi removido, e incluso o campo tributação ICMS movimento terá como opções: geral, lista de CSTs e CSOSNs, quando selecionada as CSTs 00, 20, 51 ou 90 habilitará o campo % ICMS.

Disponibilizamos também o filtro tributação ICMS/ISS item, com as opções: geral, tributado, substituição, isento, não tributado, serviços e outros. quando selecionada as opções tributado e substituição habilitará o campo % ICMS.

Em filtrar para data de, foi inclusa a opção de data de escrituração para as notas de entrada (compras, transferência, bonificação, outras entradas), quando utilizado o filtro data de escrituração e no lançamento essa informação estiver nula ou vazia será utilizada a data de lançamento.


Quanto ao valor de Desoneração de ICMS, caso o valor esteja sendo considerado no total da nota, quando for:

  • Layout padrão: o valor será deduzido do valor da nota.
  • Layout escrita fiscal: o valor será deduzido dos campos valor da nota e outros.

A partir da NF-e 4.0 o valor do IPI devolvido para a ser considerado nos totalizadores, quando for:

  • Layout padrão: o valor será acrescentado no valor da nota.
  • Layout escrita fiscal: o valor será acrescentado nos campos valor da nota e outros. 

LISTAGEM DE PRODUTO

No programa Listagem de produto localizado em Relatórios > Estoque, na guia Tributação poderá observar que o campo ICMS/ISS foi renomeado para Tributação ICMS/ISS Item, com as opções: geral, tributado, substituição, isento, não tributado, serviços e outros. Quando selecionada as opções tributado ou substituição será habilitada a opção %ICMS.

inventário

No programa Inventário (Relatórios > Estoque) no campo filtrar por a opção Tributação ICMS foi renomeada para Tributação ICMS/ISS item, e quando selecionada habilitará as opções: geral, tributado, substituição, isento, não tributado, serviços e outros. Quando selecionada as opções tributado ou substituição será habilitada a opção %ICMS.

Movimentação de produtos

Em Movimentação de Produtos (Relatórios > Faturamento) o filtro Tributação foi removido e informamos que os valores referentes ICMS Desonerado, IPI devolvido e data de escrituração não serão ajustados. Desta forma, a partir desta atualização para conferência dos lançamentos de ICMS, recomendamos utilizar o relatório Movimento fiscal por produto (Relatórios > Faturamento), pois realizam as mesmas pesquisas, contudo em layouts um pouco diferentes.

espelho de nota

Na funcionalidade Espelho de Nota (Relatórios > Faturamento) a coluna ICMS foi renomeada para CST, e passará apresentar a informação de CST/CSOSN do lançamento.

demonstrativo de faturamento

No relatório Demonstrativo de Faturamento (Relatórios > Faturamento) o cálculo pertinente a coluna Valor compras (VLR CPRAS) foi ajustado para fins de considerar os novos valores, como por exemplo ICMS Desonerado, a partir de agora o cálculo será:

movimento contábil

No programa Movimentação Contábil localizado no menu Contábil, ao gerar as movimentações das operações de entrada e devolução de compras (código 200 e 201), será considerada a data de escrituração, quando a mesma estiver como nula ou em branco o sistema utilizará a data de entrada.

Sobre a Desoneração de ICMS, quando o lançamento de entrada ou devolução de mercadorias possuir o valor de ICMS Desonerado, esse montante será deduzido do valor total da nota. E ao gerar a movimentação das operações de devolução de compras o sistema validará se na nota consta o valor referente a IPI devolvido, se sim o mesmo será acrescido no total da nota.

Quando houver Crédito de ICMS Simples Nacional, o total do crédito será somado juntamente com o crédito do ICMS normal.

Integração Plugpharma

Diariamente o Linx Softpharma encaminha ao Plugpharma arquivos de movimentação diária, contendo os dados entradas e saídas de mercadorias, bem como devoluções e cancelamentos. A partir desta atualização o sistema também enviará arquivos sem movimentação (ping) dos dias que não houver movimentações na farmácia. Essa alteração agilizará o processo de identificação de possíveis faltas de envios dos arquivos.