Com o intuito de sempre fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a SoftPharma traz inovações para o software com o release SG3 3.0.59. E neste informativo serão abordadas as inovações referentes alterações realizadas no cadastro de tributos e também no SPED.

CADASTROS

Cadastro de Tributos

      No programa “Cadastro de Tributos” é possível cadastrar os códigos de receita que são utilizados pelo sistema, e a partir deste release o campo “Código” aumentou o tamanho de 04 para 10 caracteres e além de números permite ao usuário inserir letras passando a ser um campo alfanumérico, atendendo assim todos os Estados brasileiros.

      Como por exemplo:

  • Paraná: 4 caracteres;
  • Mato Grosso do Sul: 3 caracteres;
  • Santa Catarina: 9 caracteres.

Figura 01 – Cadastro de Tributos

FISCAL

SPED EFD - ICMS

Movimentação trimestral

      As empresas do Lucro Real podem optar por entregar as movimentações de inventário trimestralmente, desta forma quando o usuário acessar a aba “Configurações > Registros” após selecionar o Bloco H, poderá observar que no campo “Período do inventário” foi inclusa opção “Trimestral”, e selecionando esta opção o campo “Mês a ser gerado” ficará indisponível, já o sistema por sua vez interpretará os trimestres anuais, sendo eles:

  • De Janeiro a Março
  • De Abril a Junho
  • De Julho a Setembro
  • E de Outubro a Dezembro. 




Figura 02 – Inventário trimestral

Além disso, os itens para o campo “Valor de Custo” são listados parcialmente conforme a vertical de origem:

  • SoftPharma: lista o custo unitário e o custo médio unitário;
  • SoftMobili: lista o custo unitário, custo médio unitário, custo contábil e o custo médio contábil.

Como o SoftPharma, a partir do release 142.0, está enviando informações dos custos contábeis para a Escrita Fiscal, no SG3 foi habilitado os itens de Custo Contábil e Custo Médio Contábil para ambas verticais. 

Apuração de ICMS

Visando agilizar o processo de apuração de ICMS e ICMS-ST foi inclusa a tabulação “Apuração”, vide figuras abaixo:

Figura 03 – ICMS - Apuração


Figura 04 – ICMS-ST – Apuração

Quando o Bloco E estiver marcado o sistema verificará se a somatória dos campos de ICMS for maior que “0” (zero), e também após confirmar a geração do arquivo verificará se o valor informado na tabulação “ICMS > ICMS a recolher” confere com os totais dos campos contidos na tabulação “Apuração”, e em caso de divergência apresentará uma mensagem solicitando a confirmação. 

Configuração de Plano de Contas

Atualmente a configuração do plano de contas contábeis é genérico para todas as filiais, como cada empresa pode ter seu plano de contas específico, a partir deste release possibilitamos informar as contas contábeis por tipo de produto para cada filial, e para atender essa melhoria foram inclusas novas tabulações na guia “Configurar EFD”: Registros e Contas de Inventários.

  • Registros: nessa tabulação é possível marcar os registros a serem gerados no arquivo SPED-EFD.

Figura 05 – Registros

  • Contas de Inventário:para essa aba foram movidas as opções que estavam contidas na aba “Parâmetros Gerais”, que tem como função informar as contas contábeis para cada tipo de produto do inventário.

Figura 06 – Contas de Inventário 

Observações Gerais

Assim como no “Cadastro de Tributos” neste programa o campo “Código da Receita” passou de 4 posições para 10. As tabulações afetadas foram “ICMS” e “ICMS-ST” nas abas “ICMS a recolher”.

Figura 07 – Código da Receita

E quando a empresa estiver enquadrada no Perfil “B”, não gerará mais informações para o registro C320 do Bloco “C”, quando a Nota for do Modelo 02 – Venda ao Consumidor, valor R$ 0,00 e CFOP 5929/6929. 

SPED EFD - Contribuições

Na geração do SPED – EFD Contribuições foi alterado para não gerar o participante do registro 0150 do Bloco “0” para as notas fiscais que estão com o status: “Cancelada” ou “Denegada”, uma vez que no registro “C100” do bloco “C” o participante não é informado.

Atenção!


Porém se o participante que possui uma nota cancelada ou denegada estiver sendo utilizado em outras notas fiscais ativas, o mesmo deve estar contido no registro 0150 do Bloco 0.

  • Sem rótulos