Índices

1. CF-e S@T: Equipamentos homologados

Para emissão de vendas CF-e S@T possuímos os seguintes equipamentos homologados:

  • Dimep D-S@T

  • Sweda SS-1000

  • Sweda SS-2000 (novo)

  • Dimep D-S@T 2.0 (novo)





2. Importar e Faturar NF-e - Entrada simplificada

A partir desta atualização disponibilizamos o recurso de Entrada Simplificada, que tem por objetivo tornar o processo de entrada de mercadorias mais ágil para as farmácias onde o usuário que importa a nota é o mesmo que efetua a contagem e realiza possíveis ajustes nos cadastros e pendências.

A entrada simplificada permite ao usuário após lançar a nota passar por um processo assistido e sequencial no qual o sistema sugerirá os passos até concluir o faturamento da mesma. Neste documento vamos abordar as configurações necessárias e as alterações realizadas no programa Importar e Faturar NF-e (Compras > Importar e Faturar NF-e).

2.1 Configurações

No programa Importar e Faturar NF-E foi incluso o parâmetro entrada simplificada que quando marcado permitirá a importação da NF-e avançando automaticamente o processo de importação.

Também foi inserido o parâmetro listar automaticamente, e quando estiver configurado ao abrir o programa lista todas as notas para a filial acessada ao abrir as abas: Importar NF-e e Pré-entrada de mercadorias.

Importante


Serão listadas todas a notas das filiais que o usuário possuir acesso.


2.1.1 Guias e tabulações

Segue abaixo as configurações por usuário do programa Importar e Faturar NF-e, lembrando que essas configurações são realizadas através do programa Cadastro de Usuários.

  • Desmarque a tabulação 01 para que o usuário não tenha acesso a guia Importar NF-e.
  • Quando a tabulação 03 estiver desmarcada o processo de entrada de mercadoria será parado no ponto da contagem (check-in).
  • Quando a tabulação 04 estiver desmarcada o usuário não poderá finalizar a nota para a importação, parando na última etapa do processamento.


2.2 Entrada simplificada

A entrada simplificada de notas contemplará o processo assistido da importação do começo ao fim, até concluir o faturamento.

Observações


O processo assistido não ocorrerá até o final somente se o usuário parar no meio para continuar posteriormente.

2.2.1 Importar NF-e

Na guia Importar NF-e o usuário deverá selecionar apenas uma nota por vez na lista de notas.

Ao clicar em Importar (ALT+I) o sistema efetuará as validações abaixo:

  • Verificará se há pendência (falta grave ou normal), se sim abrirá a tela de Ajustes de Pendências para que então o usuário possa realizar as correções necessárias.
  • Validará se deve ser feito o check-in dos produtos abrindo a tela Check-in de produtos, e ao finalizar o processo de contagem e o mesmo for concluído com sucesso será apresentada uma mensagem se o usuário deseja concluir o faturamento. Caso contrário será aberta a tela de Ajustes de Pendência para possíveis correções (recontagem).

O botão de pendências será liberado para utilização se a nota possuir alguma pendência (falta grave/normal), seguindo o mesmo processo do botão importar.

2.2.2 Pré-entrada

Na guia Pré-entrada o sistema também efetuará algumas validações quando clicar no botão faturar:

  • se a nota estiver com pendências abrirá a tela Ajustes de Pendências.
  • caso a contagem de produtos estiver em aberto, acessará a tela de Check-in de produtos.

O botão de pendências será liberado para utilização se a nota possuir alguma pendência (falta grave/normal), seguindo o mesmo processo do botão importar.

2.2.3 Observações gerais

Neste tópico abordamos algumas observações sobre a funcionalidade Importar e Faturar NF-e quando estiver configurada para a entrada simplificada:

  • caso o usuário não efetue as correções e/ou ajustes necessários será retornado para a tela principal do programa Importar/Faturar.
  • o enter ou duplo clique é utilizado para faturar a nota quando o sinalizador estiver verde ou abrir a tela de pendências quando vermelho, na Entrada simplificada será utilizado para acessar a próxima etapa de lançamento.


3. Entrada de mercadorias: Alteração de notas

Ao mudar o tipo de ICMS o sistema precisa identificar que o ICMS deverá ser utilizado ou não, essa situação já está contemplada no processo de importação de NF-e, e na build 179.7 o programa Entrada de Mercadorias foi alterado possibilitando ao usuário efetuar os ajustes nos lançamentos manuais.

3.1 Lançamento manual

Será permitida a edição de uma nota cuja a origem é lançamento manual, os tipos de notas editáveis são:

  • Entrada de mercadoria

  • Entrada por transferência

  • Entrada bonificação

  • Outras entradas

Os campos disponíveis para alteração:

  • Localizados na capa da nota (cabeçalho): data de escrituração, base de cálculo do ICMS, ICMS, Base de cálculo ICMS ST e FCP (Fundo de combate a pobreza)

  • Localizados nos itens:

  • Origem/CST, CFOP,

    • Tipo ICMS, ICMS, FCP, ICMS ST, FCP ST, ICMS ST RET. ANTER, FCP ST RET ANTER: para esses campos alguns campos podem estar bloqueados conforme CST selecionado.

    • Crédito ICMS Simples Nacional: somente estará liberado se informado o CSOSN x101, x102, x103 e x900.

Importante


Não serão permitidas edição de notas emitidas como Devolução de compra e Estorno Devolução e entre outras.

3.2 Lançamento via importação

Será permitida a edição de uma nota cuja a origem é lançamento via importação, os campos editáveis são: Data de escrituração, CFOP, tipo ICMS, e Crédito ICMS Simples Nacional. Quanto ao Crédito ICMS somente estará liberado se informado o CSOSN x101, x102, x103 e x900.