Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma que foram aplicadas no release 182.0, e através deste informativo vamos abordar as alterações referentes a configuração do PIS/COFINS, atualização de preços da Guia da Farmácia via webservice e apresentar o ReShop para gestão de campanhas promocionais para suas lojas.  

ReShop

Como funciona e quais são as configurações necessárias? 

PIS/COFINS

A partir deste release possibilitamos o cadastro de informações do PIS/COFINS na configuração tributária por item e a importação desses através Gestor Tributário. Neste informativo abordamos as principais alterações realizadas no Linx Softpharma para fins de atender essa demanda.

Configurando o PIS/COFINS

Através do programa Configuração tributária por item, localizado no menu Parâmetros, é possível realizar o cadastro das informações de PIS/COFINS por produto ou em lote. Quando a atualização é por item pode ser manual ou via importação de dados através do Gestor tributário.

Manual

Para cadastrar selecione o produto desejado e nas informações inerentes ao PIS/COFINS informe o tipo de tributação, podendo ser:

  • Tributado
  • Monofásico
  • Substituição
  • Alíquota 0%
  • Isento
  • Sem incidência
  • Suspenso
  • Outros

Figura 01 - Configuração tributária por item

O campo SPED refere-se ao código no SPED EFD Contribuições para segregação de receitas não tributadas pelo PIS/COFINS, essa informação é obrigatória quando a tributação for igual a monofásico, substituição, alíquota 0%, isento, sem incidência ou suspenso.

Na sequência informe o início da vigência da alíquota, essa informação não é obrigatória, no entanto quando informada indica a data de início para o cálculo da tributação de PIS/COFINS, por exemplo conforme a imagem abaixo os lançamentos realizados no período de Janeiro a Fevereiro/2019 utilizarão os valores da primeira linha, e a partir de Março/2019 da segunda linha.

Figura 02 - Vigência da tributação PIS/COFINS

Os campos % PIS LR, % COFINS LR, % PIS LP e % COFINS LP apresentam os valores de lucro real e presumido respectivamente, previamente configurados no programa Configuração Tributária (Parâmetros), e somente estarão habilitados quando selecionada a opção Tributado.

Para editar as alíquotas do Lucro Real e Lucro Presumido do PIS/COFINS pressione o atalho de acesso rápido F8.

Importação: Gestor Tributário

Para atualizar as alíquotas de PIS/COFINS via Gestor Tributário, basta selecionar o produto desejado e clicar em . Então o sistema buscará junto aos servidores do fornecedor os dados cadastrais do item, ao finalizar a busca apresentará a tela abaixo com marcadores permitindo ao usuário selecionar quais valores deseja atualizar.

Figura 03: Retorno do gestor tributário

Configuração em lote

Para realizar a configuração em lote acesse o programa Configuração Tributária, localizado no menu Parâmetros, e clique em na aba PIS/COFINS informe os filtros de busca e na sequência clique em .

Figura 04: Consultando em lote

Os filtros disponíveis são por tipo de produto e/ou NCM, a utilização deles torna a busca mais rápida e precisa. Após a análise dos retornos clique em para alterar o cadastro dos produtos.

Antes de realizar a importação é muito importante revisar os cadastros de produtos e inativação de cadastros que não são utilizados.


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Relatórios

PIS/COFINS

O programa Configurações Tributárias por Item permite ao usuário visualizar quais produtos sofreram alteração de PIS/COFINS e os itens que não possuem configuração. Para visualizar este relatório clique em , então apresentará a tela abaixo:

Figura 05: Relatório PIS/COFINS

  • Quando selecionada a opção PIS/COFINS com alteração será necessário informar um período referente ao cadastro das alíquotas, e no relatório apresentará os dados do produto (código, código de barras e descrição), data/hora da alteração e o usuário responsável pela manutenção do cadastro.

  • Quando selecionada a opção PIS/COFINS não informado no item, relacionará todos os produtos que não possuírem as alíquotas cadastradas, informado: código, código de barras e descrição do produto.

Listagem de produtos

Na funcionalidade Listagem de Produtos (Relatórios > Estoque), na aba Tributação os filtros PIS/COFINS foram unificados, e nas opções foram inclusos os novos tipos de tributação, conforme poderá observar na imagem abaixo:

Figura 06: Relatório de produtos

Inventário

No programa Inventário (Relatórios > Estoque) também foram unificados os filtros por PIS/COFINS e quando selecionada a opção Tributação PIS/COFINS habilitará um campo com os novos tipos de tributação.

Figura 07: Inventário de estoque


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Atualização de preços: Guia da Farmácia

No processo atual o usuário precisa ter o arquivo de preços disponibilizado pela Guia da Farmácia para então realizar os processos de atualização.

Com o objetivo de atualizar os preços de modo simples e rápido, disponibilizamos neste release a opção de importar o arquivo via webservice, desta forma o usuário não precisará acessar o site e realizar o download do arquivo.

Para atualizar os preços nesse novo formato, acesse a funcionalidade Atualização de Preços, localizada no menu Compras, e selecione o fornecedor Guia da farmácia, na sequência pressione o atalho F10 – Selecione o arquivo de preços, o sistema abrirá uma nova tela conforme imagem abaixo, permitindo ao usuário selecionar se deseja importar lista de preços por:

  • Selecionar arquivo de preços: processo manual, onde é realizada a do arquivo já em posse do usuário.
  • Buscar arquivo de preços via API/Webservices: importação do arquivo direto do webservice da Guia da Farmácia.

Figura 08: Configuração de importação

Quando selecionada a opção de buscar o arquivo via webservice, deve selecionar a filial responsável pela atualização, e informar o usuário e chave de acesso disponibilizados pela Guia da Farmácia, o campo categoria vem pré-selecionado e bloqueado como Premium, e a paginação, nesse campo vem por padrão 1000.

Se durante a importação da lista de preços, a sua loja não esteja na categoria Premium, será apresentada uma mensagem informativa que o processo será interrompido, e que deverá entrar em contato com a Guia da Farmácia para efetuar a verificação cadastral.

Após salvar as configurações da importação clique em , o sistema por sua vez efetuará a comunicação com os servidores da Guia da Farmácia e salvará o arquivo de preços no diretório do C:\softpharma\Importacao\Atualizacao_Preco.

Ao retornar para a tela principal de Atualização de Preços e clicar em , o Linx Softpharma solicitará ao usuário se deseja atualizar os preços com base nos parâmetros previamente configurados, após a conclusão do processo será apresentada uma mensagem informativa ao usuário.


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Relatórios: Vendas por Tipo de Produto

No relatório Vendas por Tipo de produto, localizado em Relatórios > Comissões, foram inclusas duas colunas:

Figura 09: Relatórios de vendas

  • TM: que apresenta o valor do ticket médio das vendas.
  • Cli Aten: lista o número de clientes atendidos.

Essas novas informações estarão disponíveis quando o relatório for emitido por:

  • Vendas por Vendedor e a impressão do relatório por Vendedor.
  • Vendas por Gerente e a impressão do relatório por Vendedor.
  • Vendas por Cliente e a impressão do relatório por Cliente.
  • Vendas por Convênio e a impressã odo relatório por Convênio.
  • Sem rótulos