Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma que foram aplicadas no release 189.0, e através deste informativo vamos abordar sobre Integração com Plataforma de Vendas Web.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais alterações, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Integração com Plataforma de Vendas Web

Através desta ferramenta que foi implantada a partir desta atualização, as farmácias que possuem ou tenham interesse em realizar vendas através de E-commerce, poderão integrar a plataforma de vendas web com o sistema Softpharma de forma simples, segura e fácil.

Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuirem liberado o produto 122 - E-commerce Dimeoeste 1.0. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com a Equipe Comercial.

Configuração

Para realizar as configurações acesse o Programa Plataforma de Vendas Web, localizado no Menu Importação/Exportação, aba Configuração.

Figura 01 - Configuração

A configuração será única por rede, de forma que uma única filial fique responsável pelo envio de informações para a plataforma de Vendas. Para realizar a configuração é necessário o preenchimento dos seguintes campos:

  • Usuário Webservice; usuário de acesso a plataforma
  • Senha Webservice, senha de acesso a plataforma
  • Transmissão de estoque, periodicidade em minutos que o ERP deve atualizar a quantidade de estoque na plataforma de vendas
  • URL de acesso ao e-commerce
  • Configurações Gerais Pedidos, informar um único convênio e vendedor que ficará vinculado as vendas do e-commerce.

Sugerimos que seja criado um Convênio e Vendedor especificos para as vendas do E-commerce, afim de facilitar a identificar as vendas oriundas do E-commerce.


  • Modalidade de Pagamento:
    • Para inserir nova modalidade de pagamento  clique em , para vincular uma modalidade de pagamento do E-commerce com a modalidade correspondente no Softpharma.


      Figura 02 - Vinculo de modalidade de pagamento

      Ao  clicar em 
      a modalidade de pagamento será listada na tabela.
    • Para consultar e/ou alterar uma modalidade de pagamento ja cadastrada, selecione a modalidade na tabela e  clique em .

    • Para deletar/excluir uma modalidade de pagamento cadastrada, selecione a modalidade na tabela e  clique em .


Limitações

Não foi contemplado as modalidades de pagamento em Dinheiro e Convênio.

Manter Lista Produtos

Através desta aba, será possível criar e enviar para a plataforma de vendas uma lista de produtos que serão vendidos no E-Commerce, utilizando filtros como por exemplo tipo de produto, laboratório, seção ou inserir um produto manualmente através da tecla de atalho F2. Ao selecionar um produto e clicar duas vezes é possível alterar a descrição do produto,  preço de venda, valor de desconto e o preço promocional.


Figura 03 - Gerar lista de produtos

Para exibição dos itens a serem vendidos será necessária uma revisão por parte do cliente junto a plataforma de vendas, de modo a verificar as informações que serão apresentadas.

manter quantidades

Nesta aba o cliente deverá informar o percentual de estoque da lista que foi gerada na aba Manter Lista Produtos que cada filial pode transferir para o E-Commerce. 


Figura 04 - Envio de Estoque

pedidos

Após o cliente acessar o E-Commerce, realizar seu cadastro, e efetuar a compra e tiver o pagamento o pagamento confirmado, o pedido será importado para o Softpharma na aba Pedidos, com dois possíveis status:

  • Pendente, aguardando concluir a venda pelo Sofpharma.
  • Baixado, quando a venda foi concluida no Sofpharma.
  • Cancelado, vendas que foram canceladas no E-Commerce.

O Softpharma importará o cadastro do cliente, caso este ainda não esteja cadastrado, vinculando o mesmo ao convênio que foi selecionado na aba Configuração.

Os pedidos serão importados para o Softpharma na Pré-Venda, e após a baixa da pré-venda, o sofpharma irá atualizar o status do pedido para o E-commerce, encerrando as ações sobre o pedido. 


Figura 05 - Importação de Pedidos

divergência

Nesta aba serão carregados os pedidos que tiveram alguma divergência quanto as informações de Bairro, Cidade e Forma de pagamento cadastrado, e ao selecionar o pedido, o sistema permite corrigir a pendência e finalizar a venda no Caixa On-line.


Figura 06 - Divergência de Pedido

Caixa on-line

As vendas realizadas através do E-Commerce serão carregadas na Tela de Caixa On-line após o usuário selecionar opção E-Commerce, no filtro Tipo ou Geral. Caso a venda não seja carregada de forma automática, o usuário poderá atualizar através da tecla F-10 - Importa Pedidos E-commerce.

  • Para ter acesso a opção de filtro de no caixa On-line, é necessário desmarcar a Guia 06 do programa SCC127, acessando o Menu Parâmetros>Usuários> informar código de usuário, selecionar o programa SCC127 > Outras opções.
  • As vendas que possuirem valor de frete serão consideradas como Tele-entrega, e para ter acesso ao acompanhamento das vendas via E-commerce com tele entrega, o usuário deverá desmarcar a tabulação 07 do programa SCC125, acessando o Menu Parâmetros>Usuários> informar código de usuário, selecionar o programa SCC125 > Outras opções.


Figura 07 - Caixa On-line

A venda deve ocorrer de forma habitual, de forma que a única alteração na venda permitida será a modalidade de pagamento, qual poderá ser alterada para qualquer outra desde que esteja configurada no E-commerce. 

 

  • Sem rótulos