Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 193.0, e através deste informativo vamos abordar sobre o Link de Pagamento.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Link de Pagamento

O Link de Pagamento é uma solução desenvolvida pela Linx Pay Hub, que permite o pagamento de compras não presencial, ideal para as vendas tele-entrega, onde não haverá necessidade do envio de uma máquina de cartão no momento da entrega do produto ou da solicitação dos dados do cartão do cliente por telefone. Desta forma, o cliente entra em contato com a sua farmácia, solicita os produtos, e no fechamento da venda, é possível que o atendente envie o link de pagamento para o cliente através do e-mail, ou copiar e enviar por outros canais, por exemplo WhatsApp, chat, SMS), o cliente acessa o link, efetiva o pagamento e o produto sai para entrega já com a confirmação do pagamento. 

Uma modalidade de pagamento simples, fácil e segura que a partir desta versão estará integrado com o Softpharma.

Neste documento iremos mostrar o passo-a-passo para realizar a configuração desta modalidade e realizar vendas através do Link de Pagamento.

Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuírem o produto 126 - Link de Pagamento liberado. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com nossa Equipe Comercial.

Após entrar em contato com a Equipe Comercial e adquirir o produto Link de Pagamento, sua farmácia receberá o e-mail de boas-vindas e nele estará as informações de Login e senha do Portal Gateway, onde deverá ser realizado a configuração do checkout de pagamento, a página web onde seus clientes verão a identidade visual da sua farmácia.

Acesse a URL: https://gateway-sandbox.com.br, informe o Usuário e Senha e realize o Login.


Figura 01 - Portal Gateway.
Acesse o Menu>Parametrizações>Fornecedores, clique no botão , localizado na parte superior direita da tela, e no filtro "Fornecedor", selecione a opção "Checkout". E então preencha as informações da sua farmácia de acordo como preferir.

  • Logo da Empresa - recomendações
    • Dimensão: até 100 pixels de altura e até 400 pixels de largura
    • Tipo de Arquivo: jpg / jpeg / png
    • Fundo Transparente
    • Tamanho máximo: 150 KB
  • Nome da Empresa
    • Deve ter até 25 caracteres alfanuméricos
  • Tempo de Expiração da Url de Pagamento (em minutos)
  • Cronometro regressivo para finalizar o Pagamento (em minutos)
  • Formas de Pagamento Habilitadas
  • Mensagem no final do Checkout do Pagamento (Exibida nos casos em que o Estabelecimento Comercial não envia a Url de redirecionamento após o pagamento) o Deve ter até 50 caracteres alfanuméricos.
  • Permitir Retorno para o Carrinho de Compras, opções Sim ou Não
    • Opção Sim – apresentar a opção (Editar) itens do pedido no checkout, quando acionada a edição, o checkout irá direcionar o cliente para a Url de retorno para o carrinho de compras (urlShoppingCart), enviada na Solicitação do Link de Pagamento;
    • Opção Não - não apresentar a opção (Editar) itens do pedido no checkout. 
  • Cores
    • Cor de Fundo do Header do Checkout – Código HEX da Cor
    • Cor da Fonte do Header do Checkout - Código HEX da Cor
    • Cor das Linhas das tabelas – Código HEX da Cor

Importante

Lembre-se que esta configuração será a identidade visual da farmácia, e neste ambiente os clientes da farmácia efetuarão o pagamento das compras realizadas através do Link de Pagamento.

Ao acessar o Link, o cliente irá visualizar a identificação da farmácia, seus dados pessoais, os produtos que esta adquirindo, e os valores da transação, conforme modelo abaixo:


Figura 02 - Configuração de Fornecedores.

  • Atualmente a funcionalidade Link de Pagamento somente aceita pagamento através de Cartão de Crédito.

Ao clicar no botão , será direcionado a página onde informará dos dados do pagamento. Nesta página ao lado do campo "Número do cartão" serão exibidos os logos das bandeiras que a sua farmácia aceita. E no campo "Em quantas vezes?" serão exibidas a quantidade de parcelas permitida e o valor, quais serão configuradas no Gerenciador Link de Pagamento, demonstrado no Passo 02.


Figura 03 - Realizar Pagamento.


Figura 04 - Confirmação de Pagamento.

Acesso o Menu Lançamentos>Contas a Receber>Gerenciador Link de Pagamento.

Neste módulo será realizada a configuração de acesso por filial, a configuração de bandeiras que será aceita nas transações com o Link de Pagamento e também será possível visualizar as transações que foram realizadas nesta condição de pagamento.

  1. Na Aba "Configuração de Acesso",
    • No Filtro Filial, serão listadas as lojas que possuem o produto 126 - Link de Pagamento liberado. Selecione a Filial que deseja configurar.
    • URL Link de Pagamento: https://gateway-sandbox.linx.com.br
    • Usuário, esta informação é única para cada filial e é fornecida pela Equipe Linx Pay Hub.
    • Senha, esta informação é única para cada filial e é fornecida pela Equipe Linx Pay Hub.
    • Mensagem a ser exibida na página de Pagamento.


Figura 05 - Configuração de Acesso.

2. Na aba "Configuração de Bandeiras", selecione a Filial que deseja configurar as bandeiras, e:

    • Informe a quantidade máxima de parcelas que irá aceitar para o Link de Pagamento.
    • Valor mínimo da parcela.

Estas informações serão utilizadas de modo geral para a condição de pagamento utilizando o Link de Pagamento, de forma que as informações cadastradas individualmente para cada bandeira realizada no Cadastro de Bandeiras não serão utilizadas.

    • Editar/Adicionar Vinculo
      Neste campo será necessário vincular as bandeiras que são aceitas no Link de Pagamento e as bandeiras que estão cadastradas no Softpharma. Este vinculo de banderias entre o Link de Pagamento e o Softpharma será utilizado para realizar o Lançamento de cartões após o consumidor da farmácia efetuar o pagamento, o Softpharma terá a informação que qual bandeira foi utilizada e fará o lançamento correto. Para consultar o código da bandeira no Softpharma, pressione a tecla F2 na caixa "Código bandeira Softpharma", selecione a bandeira e clique no botão . Logo será realizada o vinculo entre a bandeira no Link de pagamento e no Softpharma, conforme imagem abaixo:


Figura 06 - Configuração de Bandeiras.

Após realizar o vinculo entre as bandeiras, acesse o menu Parâmetros>Condição de Pagamento, e crie uma condição com o nome que desejar. No campo "Modalidade de Pagamento", ao selecionar as opções "Cartão" ou "A Prazo", será exibido um filtro chamado "Tecnologia de Pagamento", selecione a opção "Link de Pagamento".

Foi incluido na listagem "Transação Eletrônica de Fundos Homologados na Venda" o Link de Pagamento, esta opção será marcada por padrão sempre que a condição de pagamento tiver a Tecnologia de Pagamento, de forma que os outros tipo de TEF será desmarcado e desabilitado para marcação. Desta forma, ao realizar o pagamento, o sistema não chamará o TEF dedicado e nem solicitará as informações de POS, ou seja, obterá os dados de movimentação ao receber o retorno de pagamento do Link de pagamento.

Quando criar uma condição de pagamento com Tecnologia "Link de Pagamento" e vincular a Modalidade de Pagamento Cartão, selecione uma ou mais bandeiras do tipo Credito que irá utilizar.

Importante

  • Ao associar a Tecnologia de Pagamento "Link de Pagamento" a uma modalidade do tipo Cartão, não será permitido aceitar Entrada na Venda, desta forma não será possível aceitar mais que uma condição de pagamento na venda quando esta for através do Link de Pagamento.
  • Ao associar a Tecnologia de Pagamento "Link de Pagamento" a uma modalidade do tipo A Prazo, será permitido aceitar entrada na venda do tipo Cartão.
  • Selecione uma ou mais Bandeiras do tipo Credito que irá utilizar nas vendas com a Condição Link de Pagamento.



Figura 07 - Modalidade de Pagamento Cartão.


Figura 08 - Modalidade de Pagamento A Prazo.

3. Aba "Movimentações"
Para visualizar as transações que foram realizadas através do Link de Pagamento, selecione a Filial, o Status da transação, e o Período, clique no botão e então serão listadas as vendas realizadas com o Link de Pagamento junto com as demais informações da transação: Status, Filial, Data da transação, Cliente, Valor, Nº do Pedido e URL do Link enviado para o cliente. E quando o status da transação for Processado serão exibidos as informações do Nº da Nota Fiscal e NSU da transação,


Figura 09 - Gerenciar Movimentações.

Ao selecionar uma linha da transação e clicar 2x sobre a mesma, será exibido a tela de informações do Link de Pagamento onde será possível Atualizar o Link de Pagamento quando o status da transação for "Expirado", Inativar o Link quando o status estiver Em Processamento, através dos botões do lado direito da tela.


Figura 10 - Informações do Link de Pagamento.

Para copiar o Link, basta clicar sobre o botão e colar a informação no canal de comunicação que usará para enviar novamente o link.

Caso deseje reenviar o link para o e-mail, preencha a informação do e-mail e clique no botão para enviar diretamente do sistema.

E caso o status da transação seja Rejeitado será exibido o motivo da rejeição.

Nesta versão a funcionalidade do Link de Pagamento estará liberado para as farmácias que utilizam o sistema de Pré-Venda. Após informar o cliente, vendedor, inserir a forma de pagamento que utilize a tecnologia Link de Pagamento, informar os produtos e processar a venda. Caso tenha informado a forma de pagamento do tipo A Prazo que permita o Link de Pagamento como entrada, será exibido a janela "Entrada na venda a prazo" para que seja informado o valor que será cobrado através do Link de Pagamento, conforme imagem abaixo:


Figura 11 - Valor de entrada Link de Pagamento.

Após será exibido a tela para que o vendedor informe o e-mail do cliente. Caso o Softpharma já tenha o e-mail no Cadastro do cliente, esta informação será carregada na tela automaticamente, porém o vendedor poderá alterar a informação.

  • Por questões do sistema Anti-fraude o cliente informado na Pré-Venda deve possuir cadastro no Softpharma, caso seja um cliente Não Identificado a condição de pagamento que possua a Tecnologia Link de Pagamento não será exibido, no campo Forma de pagamento.
  • As informações de endereço do cliente, e/ou endereço de entrega, caso seja uma venda tele-entrega serão exibidas na página onde o cliente efetuará o pagamento.


Figura 12 - Informar e-mail do cliente.

Após inserir o e-mail do cliente e clicar no botão o Softpharma irá enviar o e-mail com o Link para o cliente acessar e efetuar o pagamento, e será exibido para o vendedor a tela com as informações do Link de Pagamento.


Figura 13 - Informações do Link de Pagamento.

Na tela se Informações do Link de Pagamento será possível copiar o endereço de URL de pagamento através do botão e enviar novamente para o cliente por outro canal de comunicação. Ou informar um novo e-mail para reenviar o link clicando no botão .

A informação do Vencimento da URL é baseada na Configuração do Checkout de Pagamento, no campo "Tempo de Expiração da Url de Pagamento", descrita no Passo 01 deste informativo.
Ao clicar no botãoa Pré-Venda será Processada e o sistema ficará aguardando a confirmação do pagamento efetuada pelo cliente.

As Pré-vendas que foram realizadas através do Link de Pagamento, serão exibidas nos terminais de Caixa On-line. Ao selecionar uma transação será exibido na parte inferior da tela as informações referente ao Link de Pagamento, e em destaque o status da transação, que poderá ser:

  • Em Processamento
    • Esta situação indica que o Link de Pagamento foi criado, porém ainda não foi pago pelo cliente. Neste caso o vendedor/caixa poderá verificar a data/horário da geração do link de pagamento, copiar o link de pagamento e enviar para o cliente ou reenviar o e-mail
    • Poderá cancelar a Pré-Venda, ou alterar a forma de pagamento, e então editar a Pré-venda.
  • Processado
    • Quando a situação da transação for Processada, siginifica que o cliente efetuou o pagamento e então esta liberado para faturar a venda.
    • Serão exibidas as informações de data/horário que o pagamento foi realizado.
    • Caso ainda não tenha emitido a Nota Fiscal o vendedor/caixa poderá cancelar a venda através do botão , e será iniciado o processo de estorno do pagamento,
  • Erro
    • Expirado
      • Esta situação ocorrerá quando o cliente não efetuar o pagamento dentro do tempo indicado na configuração do Gateway, e quando esta situação ocorrer o vendedor/caixa poderá excluir a Pré-Venda, trocar a forma de pagamento ou atualizar o link de pagamento através do botão "Atualizar Link".
    • Não Autorizado/Rejeitado
      • Esta situação pode ocorrer por barramento da operadora do cartão ou pelo controle de Anti-fraude, e neste status o vendedor/caixa poderá excluir a Pré-Venda, trocar a forma de pagamento, ou gerar um novo link de pagamento.


Figura 14 - Caixa On-line.

Todas as ações de copiar o Link de Pagamento e/ou Reenviar o e-mail com o Link, poderá ser realizada na própria tela do Caixa On-line através dos icones , ou clique no botão para exibição da tela "Informações do Link de Pagamento.


Figura 15 - Informações Link de Pagamento.

  • Somente será permitido emitir a Nota Fiscal da Compra quando o status da transação for Processado, desta forma o sistema irá garantir a confirmação do pagamento realizada pelo cliente, e posteriormente emite a Nota Fiscal e caso seja Tele-Entrega, esta transação será encaminhada para Controle de Tele-Entrega.
  • Não será permitido adicionar, remover ou editar a quantidade de itens quando o status da transação for Processado.

Através do Menu Lançamentos>Faturamento>Cancelamentos, será realizado o cancelamento da transação com o Link de Pagamento, porém deverá ser realizado a retirada do valor referente a venda do dinheiro em caixa, ou seja, a movimentação em cartão será mantida sendo realizada a devolução de dinheiro para o cliente.

Somente será possivel realizar o estorno de transações que foram feitas através do Link de Pagamento, se:

  • Transação não possuir pagamento baixado no Softpharma.
  • Venda ocorrida no prazo de 90 dias.
  • Se Link de Pagamento não exibir outra restrição para cancelamento.
  • Sem rótulos