Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 194.0, e através deste informativo vamos abordar sobre Integração Object Pro e a Integração com CNAB (Contas a Receber).

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Integração Object Pro

A integração com a Object Pro é uma ferramenta que tem como objetivo proporcionar um programa de fidelização aos clientes. Esta fidelização tem como base oferecer uma política competitiva de preços por meio de descontos individuais por produtos, criado para Redes e Franquias.

Neste documento iremos abordar as configurações necessárias para utilizar a integração Object Pro, e como são realizadas as vendas no Linx Softpharma.

Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuírem o produto 124 - Integração Object Pro 1.0 liberado. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com nossa Equipe Comercial.

Para realizar a configuração, acesso o menu Parâmetros>Configuração>Configuração de Integrações, selecione a Integração Object Pro.


Figura 01 - Configuração de Integrações.

O Token de Acesso é único por software, e será sempre carregado na tela de configuração;

Selecione a opção Modelo por Descontos no filtro Modelo;

Informe no campo "Convênio" o convênio padrão, e que possua vínculo com a Integração Object Pro. Para realizar este vínculo ou criar um novo convênio, acesse a tecla de atalho F8 - Cadastro de Convênio, informe o código do Convênio. E na Aba "2-Parâmetros", selecione Object Pro, no filtro "Integração com". Desta forma, os clientes pertencentes a este convênio poderão receber os descontos praticados pela Rede Associativa, qual a farmácia faz parte.

No campo URL da Rede Informe a URL da Rede Associativa que a farmácia faz parte.


Figura 02 - Cadastro de Convênios.

Para realizar a consulta de clientes e verificar se o mesmo já possui cadastro na Rede Associativa, basta acessar uma das tela de faturamento, e ao acessar as teclas de atalho CTRL+O, selecionar a opção Consultar Cliente - Object Pro, e será exibido a tela de pesquisa por CPF ou número do Cartão do cliente.


Figura 03 - Tecla de Atalho para consulta.


Figura 04 - Tela para consulta.

Ao informar o número de CPF ou número do cartão do cliente, o sistema irá verificar se o cliente ja possui cadastro na rede associativa e no Softpharma.

  • Quando cliente não possuir cadastro no Programa de Fidelidade e nem no Softpharma, será exibido a tela para preenchimentos das informações e após clicar no botão o cadastro será criado na Rede Associativa e no Softpharma.
  • Quando o cliente possuir cadastro somente no Programa de Fidelidade, as informações do cliente serão carregados na tela, e ao clicar no botão o cadastro será criado no Softpharma.
  • Quando o cliente possuir cadastro somente no Softpharma, será exibido na tela as informações cadastradas no sistema, e para editar clique no botão , os campos serão habilitados para alterar as informações do cliente, e clicar no botão, o cadastro será criado no Programa de Fidelidade.
  • Se o cliente já possuir cadastro em ambos o sistema, serão exibidos as informações da Object Pro e ao clicar no botão será exibido a tela com ambos os cadastros, comparando as informações cadastradas na Object Pro e no Softpharma. E caso tenha divergencia de cadastros, ao clicar no botão , será exibido uma pergunta se deseja atualizar o cadastro do cliente, caso confirme o cadastro do Softpharma será atualizado conforme as informações existentes na Object Pro.


Figura 05 - Tela de cadastro de cliente.


Figura 06 - Tela Comparativa.


Figura 07 - Atualização de Cadastro no Softpharma.

Quando a farmácia possuir integração com a Object Pro e o cliente já estiver cadastrado no programa de fidelidade, ao inserir o código de barras do produto, o sistema irá consultar se o item possui desconto cadastrado pela Rede Associativa e validará se este desconto é superior aos demais cadastrado no sistema. Caso positivo, este desconto será exibido no campo "%Desc." como Desconto Object Pro, e no Campo "Unitário" já aplicado ao produto.


Figura 08 - Consulta de desconto por item.

As vendas PBM não serão comunicadas com a Integração Object Pro.

Ao Processar a venda, será exibido uma tela que discriminará o cliente, os itens pertencentes a esta venda e a origem do desconto aplicado, se pertencente a Rede (Object Pro) ou Desconto da Drogaria, quando o preço do Softpharma for superior a praticada pela Rede.

Ao selecionar a opção Confirmar, o sistema efetua uma nova comunicação com a Object Pro para confirmar a venda através da integração Object Pro, conforme a imagem abaixo.


Figura 09 - Confirmação da venda.

Na sequencia a venda será finalizada e os cupons deverão ser impressos como normalmente.

Integração com CNAB - Contas a Receber

O CNAB - Centro Nacional de Automação Bancária é um recurso que permite o envio e o retorno de remessas para os bancos, e visando realizar este processo de forma integrada a partir desta release o Softpharma esta estruturado para realizar a impressão de boletos para títulos de pessoas físicas e para convênios, realizar o envio dos boletos gerados na remessa para que seja registrado pelo banco correspondente, e após receber o arquivo de retorno poderá realizar a conciliação dos pagamentos recebidos através dos boletos.

  • Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuírem o produto 127 - Emissão de Boletos CNAB 1.0 liberado. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com nossa Equipe Comercial.
  • Para cada banco será liberado um produto correspondente, caso o banco ainda não tenha sido homologado, após a liberação do produto haverá necessidade de realizarmos o processo de homologação.

Neste informativo iremos abordar será a emissão de boletos através do CNAB.

No Cadastro de Conta Bancária será possível cadastrar uma conta corrente que tenha vinculo com emissão de boletos ou associar uma conta existente a emissão de Boletos. Para acessar esta tela acesse o Menu Cadastro>Conta Bancária.


Figura 10 - Conta Bancária.

  • Cadastrar a conta corrente, incluindo o digito verificador da conta, por exemplo 12345-6.
  • Para os casos que a conta é pertencente ao Banco do Brasil não é necessário informar o digito da agência.

Ao informar a conta corrente que tenha o produto liberado, o Botão Configuração de Boletos será habilitado, e quando acessado exibirá a seguinte tela, para preenchimento dos seguintes campos:

    • O banco deverá passar as informações de Código da Carteira e Código Cedente.
    • As informações dos campos "Ult. nosso número" e "Última remessa" serão atualizadas a cada geração de boleto ou remessa enviada, por isso sugerimos que nestes campos sejam informados o número "1" ou caso ja tenha emitido boleto para esta conta bancária, informar neste campo o próximo número a ser utilizado na geração de boletos.
    • Os campos "Campo instrução de cobrança" e "Campo instrução ao caixa" poderão ser alterados no momento da emissão do boleto.

Figura 11- Configuração de Boletos.

Nesta tela, acessada através do Menu Lançamentos>Contas a Receber>Movimento, também houveram alterações e inclusões de funcionalidades para poder realizar o processo de emissão de boletos via CNAB, sendo essas:

  • Foi adicionado ao final da tabela, a coluna "Boleto", que indicará se o titulo possui um boleto vinculado.
  • O filtro avançado, que antes era acessado através da tecla de atalho F12, foi incluído na tela, com a opção de expandir ou ocultar.
    • Foram inseridos os filtros "Situação do Boleto" e "Condição Base de Pagamento" no Filtro Avançado.
  • Foram inseridos ao lado direito da tela os botões "Boleto" e "Gerenciador de Boletos".


Figura 12 - Consulta e Lançamentos de Clientes.

Emissão de Boleto

Ao selecionar o título e clicar no botão Boleto, o sistema irá exibir uma tela para seleção de qual configuração de boleto irá utilizar, caso tenha mais que uma. Caso tenha somente uma configuração de conta corrente para utilizar o CNAB, esta conta será exibida por padrão na tela.


Figura 13 - Emissão de Boleto.

Os campos "Instruções de cobrança" e "Instruções caixa" poderão ser editados, porém essa informação será específica para esse boleto, não alterando na configuração de boleto original.

Caso este título já tenha um boleto vinculado, o sistema irá notificar que este título já possui um boleto e se deseja reimprimi-lo.

Poderá ser selecionado vários títulos e solicitar a impressão do boleto, porém será impresso 1 (um) boleto para cada título selecionado.

Ao clicar na opção “Gerar”, será exibido a imagem para impressão do boleto.


Figura 14 - Boleto gerado.

Alteração de Títulos

Caso o titulo esteja vencido, o Softpharma permitirá de forma automática ajustar o vencimento do título para realizar a impressão do boleto. E ao selecionar um único titulo que esteja vencido através do botão "Alteração", será permitido alterar o vencimento do título.


Figura 15 - Alteração de Titulo.

Reparcelar

O botão "Reparcelar", permitirá além de alterar o vencimento de um titulo selecionado, poderá também contabilizar juros e multa, alterando o valor do titulo para a impressão do boleto.


Figura 16 - Reparcelar.

Novo Lançamento


Figura 17 - Nova tela "Novo Lançamento".

Pagamentos

Quando o título ja tiver vinculo com um boleto, não será permitido alterar ou pagar. O processo de pagamento deverá ser realizado via remessa.


Figura 18 - Nova tela de "Pagamentos".

Gerenciador de Boletos/Remessas

Esta tela será exibida quando a farmácia já tiver configurado a conta bancária com configuração para emissão de boletos, e caso tenha mais que uma conta configurada, deverá ser selecionada a conta que o cliente irá realizar o gerenciamento, podendo ser gerenciamento de boletos ou de remessa.

Aba "Boleto"

Conforme o preenchimento dos filtros Cliente/Convênio, Tipo de Data, Intervalo de Vencimento e Situação, serão apresentados e listados na tabela todos os boletos gerados no Softpharma.

    • Cliente/Convênio: Terá a opção de filtrar o sacado do boleto, sendo por Cliente, Convênio e Geral (todos os boletos).
    • Tipo de data: Opções de filtrar com as opções (Emissão, Vencimento e Pagamento)
    • Vencimento: Filtro por vencimento do boleto.
    • Situação: Opções de Boleto Em Remessa, Boleto Sem Remessa, Boleto Pago e Geral.
    • Nosso Número: Permite buscar um único boleto com a informação do "Nosso Número"

Para um ou mais boletos selecionados terá as opções;

    • Excluir: Será possivel excluir um boleto já gerado quando estiver na situação "Boleto Sem Remessa".
    • Gerar Remessa: Será possivel gerar remessa desde que a data de vencimentos dos boletos selecionados seja maior que a data atual.
    • Reimpressão: Permite a reimpressão de um ou mais boletos já gerados.


Figura 19 - Gerenciamento de Boletos.

Aba "Remessa"

Conforme o preechimento dos filtros Intervalo Entre Datas de Geração e Situação da Remessa, serão exibidas na tabela as remessas geradas no Softpharma, nas seguintes situações:

    • Situação Ativa: As remessas recém geradas.
    • Situação Estornada: As remessas que tiveram a situação estornada através do Botão Estornar (processo manual).
    • Situação Paga: As remessas em que todos os boletos vinculados a mesma foram pagos.
    • Remessa Paga Parcialmente:As remessas em que alguns dos boletos vinculados a mesma foram pagos.


Figura 20 - Gerenciamento de Remessa.

Cada Remessa terá a opção de Detalhar, Recriar Arquivo, Estornar e Importar arquivo de retorno, através dos botãos localizados ao lado direito da tela:

    • Detalhar: Ao selecionar esta opção o sistema apresentará todos os boletos vinculados à remessa, e em algumas situações será permitido desvincular um boleto ou mais da remessa, desde que não esteja na situação "Pago".

      Figura 21 - Detalhar Remessa.

    • Recriar Arquivo: Ao selecionar esta opção será gerado o arquivo de remessa na pasta do sistema.
    • Estornar: Poderão ser estornados as remessas que estiverem na Situação Ativa, de forma que os boletos serão desvinculados da remessa e ficarão na situação "Sem Remessa"
    • Importar Retorno: Ao selecionar esta opção será aberto uma nova tela para importação do arquivo através do botão "Abrir", permitindo que seja selecionado o arquivo de retorno salvo em determinado diretório pelo usuário. Após selecionar o arquivo os campos da tela serão automaticamente preenchidos conforme informações do arquivo devolvido pelo Banco.
      • Ao selecionar o botão "Efetivar" o Softpharma irá confrontar os boletos gerados no sistema com os boletos retornados na remessa:
        • Os registros do sistema serão atualizados conforme o retorno da remessa.
        • Caso o boleto seja rejeitado, o mesmo será excluído da remessa e ficará na situação "Sem Remessa"
        • Quando o boleto for pago, o sistema realizará a baixa do título originário do fechamento de Convênio ou do Contas a receber, de forma automática.
      • Ao selecionar o botão "Detalhar", o Softpharma irá exibir todos os registros retornados no arquivo.


    • Figura 22 - Importar Arquivo de Remess

A funcionalidade de Pagamento de Convênio, acessada através do Menu Lançamentos>Contas a Receber>Pagamento Convênio, também recebeu a nova funcionalidade de emissão de boletos através da Integração com o CNAB e alterações na tela.

  • Foi adicionado na tabela, a coluna "Boleto", que indicará se o titulo possui um boleto vinculado.
  • Foi adicionado na tabela, a coluna "Remessa Banco", que indicará se o titulo esta vinculado a uma remessa.
  • Botão "Boleto" ao lado direito da tela os botões "Boleto"
  • Foi adicionado o Botão "Gerenciador de Boletos"


Figura 23 - Pagamento de Convênio.

Se a farmácia possuir o produto 127 - Emissão de Boletos CNAB 1.0, o botão Boleto será direcionando para a nova emissão de boletos, caso não tenha nenhum produto, permanecerá o funcionamento atual.

Emissão de Boleto

Ao selecionar o titulo e clicar no botão Boleto, o sistema irá exibir uma tela para seleção de qual configuração de boleto irá utilizar, caso tenha mais que uma. Caso tenha somente uma configuração de conta corrente para utilizar o CNAB, esta conta será exibida por padrão na tela.

Figura 24 - Emissão de Boleto.

Os campos "Instruções de cobrança" e "Instruções caixa" poderão ser editados, porém essa informação será específica para esse boleto, não alterando na configuração de boleto original.

Caso este título já tenha um boleto vinculado, o sistema irá notificar que este título já possui um boleto e se deseja reimprimi-lo.

Poderá ser selecionado vários títulos e solicitar a impressão do boleto, porém será impresso 1 (um) boleto para cada título selecionado.

Ao clicar na opção “Gerar”, será exibido a imagem para impressão do boleto.


Figura 25 - Boleto gerado.

Gerenciador de Boletos/Remessas

Esta tela será exibida quando a farmácia ja tiver configurado a conta bancária com configuração para emissão de boletos, e caso tenha mais que uma conta configurada, deverá ser selecionada a conta que o cliente irá realizar o gerenciamento, podendo ser gerenciamento de boletos ou de remessa.

Aba "Boleto"

Conforme o preechimento dos filtros Cliente/Convênio, Tipo de data, Intervalo de Vencimento e Situação, serão exibidos na parte superior da tela, serão apresentados e listados na tabela todos os boletos gerados no Softpharma.

    • Cliente/Convênio: Terá a opção de filtrar o sacado so boleto, sendo por Cliente, Convênio e Geral (todos os boletos).
    • Tipo de data: Opções de filtrar com as opções (Emissão, Vencimento e Pagamento)
    • Vencimento: Filtro por vencimento do boleto.
    • Situação: Opções de Boleto Em Remessa, Boleto Sem Remessa, Boleto Pago e Geral.
    • Nosso Número: Permite buscar um único boleto com a informação do "Nosso Número"

Para um ou mais boletos selecionador terá as opções;

    • Excluir: Será possivel excluir um boleto já gerado quando estiver na situação "Boleto Sem Remessa".
    • Gerar Remessa: Será possivel gerar remessa desde que a data de vencimentos dos boletos selecionados seja maior que a data atual.
    • Reimpressão: Permite a reimpressão de um ou mais boletos já gerados.


Figura 26 - Gerenciamento de Boletos.

Aba "Remessa"

Conforme o preechimento dos filtros Intervalo Entre Datas de Geração e Situação da Remessa, serão exibidas na tabela as remessas geradas no Softpharma, nas seguintes situações:

    • Situação Ativa: As remessas recém geradas.
    • Situação Estornada: As remessas que tiveram a situação estordana através do Botão Estornar (processo manual).
    • Situação Paga: As remessas em que todos os boletos vinculados a mesma foram pagos.
    • Remessa Paga Parcialmente:As remessas em que alguns dos boletos vinculados a mesma foram pagos.


Figura 27 - Gerenciamento de Remessa.

Cada Remessa terá a opção de Detalhar, Recriar Arquivo, Estornar e Importar arquivo de retorno, através dos botãos localizados ao lado direito da tela:

    • Detalhar: Ao selecionar esta opção o sistema apresentará todos os boletos vinculados à remessa, e em algumas situações será permitido desvincular um boleto ou mais da remessa, desde que não esteja na situação "Pago".

      Figura 28 - Detalhar Remessa.

    • Recriar Arquivo: Ao selecionar esta opção será gerado o arquivo de remessa na pasta do sistema.
    • Estornar: Poderão ser extornados as remessas que estiverem na Situação Ativa, de forma que os boletos serão desvinculados da remessa e ficarão na situação "Sem Remessa"
    • Importar Retorno: Ao selecionar esta opção será aberto uma nova tela para importação do arquivo através do botão "Abrir", permitindo que seja selecionado o arquivo de retorno salvo em determinado diretório pelo usuário. Após selecionar o arquivo os campos da tela serão automaticamente preenchidos conforme informações do arquivo devolvido pelo Banco.
      • Ao selecionar o botão "Efetivar" o Softpharma irá confrontar os boletos gerados no sistema com os boletos retornados na remessa:
        • Os registros do sistema serão atualizados conforme o retorno da remessa.
        • Caso o boleto seja rejeitado, o mesmo será excluido da remessa e ficará na situação "Sem Remessa"
        • Quando o boleto for pago, o sistema realizará a baixa do titulo originário do fechamento de Convênio ou do Contas a receber, de forma automática.
      • Ao selecionar o botão "Detalhar", o Softpharma irá exibir todos os registros retornados no arquivo.


      Figura 29 - Importar Arquivo de Remessa.
  • Sem rótulos