Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovação e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na versão 194.200, e através deste informativo vamos abordar sobre a Integração com o PBM Orizon via Webservice.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Integração Webservice com PBM Orizon

Atualmente no Softpharma a comunicação com o PBM PrevSaúde/Orizon é realizada pelo programa Autorize Farma que é disponibilizado pelo ambiente do PBM, neste caso é necessário que o vendedor acesse o site da Orizon para gerar um número de autorização e posteriormente inserir o número da autorização no Softpharma para concluir a venda, porém esta integração em breve será descontinuada e a partir desta atualização será possível realizar a comunicação com o PBM Orizon via Webservice, ou seja toda comunicação com o PBM será de forma direta com o Softpharma.

Para realizar esta alteração de integração, é necessário realizar a configuração conforme orientação abaixo, e seguir o novo processo de venda e cancelamento:`

Na funcionalidade Configuração de Integrações, localizado no menu Parâmetros>Configuração>Configuração de Integraçõesselecionar no campo Selecione a integração a configurar a opção PBM Orizon, e no campo "Forma de comunicação com o PBM", selecione a opção Webservice. Serão exibidos os seguintes campos na tela:

  • Ambiente
    • Homologação
    • Produção
  • URL de comunicação
  • Token
  • Login
  • Senha

Dados de acesso

  • Ao selecionar o Ambiente de Homologação não será necessário preencher os demas campos de URL de comunicação, Token, Login e Senha, pois estas informações são padrão para realizar a venda teste.
  • As informações de Token, Login e Senha para o ambiente de Produção serão fornecidas pela Orizon, após a validação da Venda Teste feita no ambiente de Homologação.


Figura 01 - Configuração Webservice.

Ao acessar a Tela de Vendas ou Pré-Venda, digitar as teclas Ctrl+O, e selecionar a opção Orizon, será exibido uma nova tela, conforme imagem:

Figura 02 - Iniciar venda PBM Orizon.

Nesta tela no filtro do campo "Planos" serão listados todos os planos que estão disponiveis para a farmácia, de acordo com a configuração realizada, após selecionar o plano e  clicar no botão será exibido a imagem do modelo da carteirinha do cliente, indicando onde encontrar o número que deve ser preenchido no campo "Matricula".

Algumas informações importantes sobre o plano pode ser exibido no campo "Informações sobre o plano de saúde".

A data de nascimento do cliente, é um campo obrigatório para preenchimento, caso o vendedor tenha iniciado a venda com informações do comprador, e posteriormente tenha iniciado a venda PBM Orizon, se o mesmo tiver cadastrado no sistema, a data de nascimento será carregada com a informação cadastrada no sistema.

Alguns planos permitem o desconto em folha de pagamento do cliente, o vendedor deverá selecionar a opção "Sim" ou "Não".

Após  clicar no botão a venda deve seguir normalmente:


Figura 03 - Venda.


 Clique em  ou pressione "Enter" para prosseguir com a venda, será exibida a tela de posologia, preencha se necessário e na sequencia será exibida a tela de Retorno do PBM Orizon, com as seguintes informações:

  • Código da Autorização
  • Nome do Beneficiário
  • Tabela constando os itens aprovados:
    • Código de barras do item
    • Descrição
    • Quantidade solicitada
    • Quantidade Autorizada
    • % de Desconto considerando a diferença entre o preço de venda da farmácia e o preço de venda pelo PBM Orizon.
    • Unitário Bruto (preço de venda farmácia)
    • Unitário Liquido (preço de venda PBM Orizon)
    • Valor a Pagar beneficiário (valor a ser recebido do cliente no caixa)
    • Mensagem, caso retornado alguma mensagem informativa pelo PBM Orizon.


Figura 04 - Retorno de Autorização.

Ao Prosseguir o sistema retornará para a tela de faturamento constando somente os itens que foram autorizados pelo PBM, bem como considerando o desconto, e/ou subsídio se houver e a venda será processada e finalizada de maneira habitual.


Figura 05 - Tela de venda após comunicação com PBM.


E os cupons da venda serão impressos:


Figura 06 - Cupons da venda.

O Cancelamento da venda poderá ser realizado através da funcionalidade "Cancelamentos" no Menu Lançamentos>Faturamento>Cancelamentos" e a Devolução parcial/total de itens da venda poderá ser realizada via Retorno de Cliente, através do Menu Lançamentos>Faturamento>Retorno de Cliente. Ambos cancelarão a transação no PBM Orizon.


Figura 07 - Cancelamentos.


Figura 08 - Devolução de Itens.

Para que a forma de integração da sua loja seja alterado para o modelo Webservice é necessário que a farmácia passe pelo processo de homologação realizando uma venda teste e após a validação a farmácia estará apta a realizar vendas com o PBM Orizon. Abaixo segue as orientações a serem seguidas no processo de homologação.

Acessar a funcionalidade Configuração de Integrações através do Menu Parâmetros>Configuração>Configuração de Integrações>Selecionar WebService, no filtro Forma de Comunicação com o PBM>selecione Homologação. clique no botão :

Após gravar as informações de configuração, acesse a tela de venda, Ctrl+O>selecione o PBM Orizon, e informe os seguintes dados:

  • Dados beneficiário:
    • Plano: PREVSAUDE VIP
    • Matricula: 9999
    • Data de Nascimento: Informe uma data válida.
    • Desconto em Folha: Selecione a opção "Não"

Na tela de Venda, utilize o EAN do produto:

  • EAN: 7891268117110

na Tela de Posologia:

  • Código CR: 999999/SP
  • CR: CRM
  • UFCR: SP

Após a conclusão por gentileza enviar o cupom mais o cupom vinculado da venda para validação da Orizon, através dos e-mails [email protected] e [email protected] e realize a devolução da autorização, através da funcionalidade Cancelamentos, através do menu Lançamentos>Faturamento>Cancelamentos.

Lembrete

Após a validação e recebimento dos dados para o Ambiente de Produção, lembre-se de alterar as informações da configuração, alterando o ambiente para Produção e informe dados de Token, Login e Senha da sua farmácia.

Caso necessário entre em contato com a Orizon, através dos telefones (11) 4932-5185 e (11) 4932-5179, falar com Anderson ou Fábio.

  • Sem rótulos