Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 195.0, e através deste informativo vamos abordar sobre nova forma de Integração com o PBM Funcional Card.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Integração Funcional Card

Atualmente o Softpharma possui a integração com o PBM Funcional Card, sendo a integração via TVAT, no qual toda a comunicação entre o Softpharma e a Funcional Card é realizada através da troca de arquivos. Porém a Funcional Card esta em processo de descontinuar a integração atual e visando tornar o processo de venda mais seguro, atualizado e aceitável para todos os clientes da sua farmácia, a partir desta versão o sistema contará com uma nova forma de comunicação chamada Autorizador Web. 

Este novo formato de integração via Autorizador Web funcionará da seguinte forma: O vendedor/balconista acessará o autorizador web da Funcional Card para gerar a pré-autorização e após gerada, no Softpharma irá importar a pré autorização para poder finalizar a venda com a impressão da nota fiscal e cupom gerencial.

Para migrar para este novo formato de integração, deverá seguir as instruções abaixo:

Acesse o menu Parâmetros>Configuração>Configuração de Integrações, e selecione no campo "Selecione a integração a configurar" o PBM Funcional Card. Marque o checkbox "Ativar comunicação Web Service" e então serão exibidos os seguintes campos para preenchimento:

  • Endereço WebService: Ao clicar no botão "" selecione a opção Ambiente de Homologação ou Ambiente de Produção, e então o endereço será carregado automaticamente.
  • Login Gateway;.
  • Senha Gateway;

Credenciais de Acesso

Caso não tenha as credenciais de acesso à nova integração, entre em contato com o PBM Funcional Card para solicitar as Credenciais Gateway/Autorizador Web através da Central de Atendimento (11) 2198-4451 / ou através do e-mail [email protected], informando no assunto "Credenciais Gateway/Autorizador Web", e no corpo do e-mail informe o CNPJ da sua farmácia, telefone e e-mail de contato para que a sua solicitação seja atendida.


Figura 01 - Configuração.

Atenção!

O nome do checkbox utilizado para realizar o envio da Receita foi alterado de "Ativar comunicação via WebService" para "Ativar envio de receita WebService".


Para iniciar o processo de venda através da Funcional Card, acesse o Autorizador Web, e informe as credenciais do Autorizador Web (Login/Senha) que foram direcionados a sua farmácia.

Figura 02 - Autenticação de usuário.


Figura 03 - Selecão da Venda.

Após selecionar uma das 03 (três) opções do tipo de Venda (Programa da Industria, Vouchers, ou Convênio Empresa), será necessário informar o número de CPF ou número do Cartão do beneficiário, e ao clicar no botão será exibido a identificação do cliente e as instruções para a venda, conforme imagens abaixo:


Figura 04 - Identificação de cliente.

E novamente ao clicar no botão será direcionada a página onde deve informar os produtos através do código de barras do item (EAN), bem como quantidade de itens no campo ""Qtde Solicitada", se houve apresentação ou não de receita médica, data da receita, quantidade receitada, UF do CRM/CRO, tipo de CRM/CRO e o código. Ao finalizar clique no botão .

Figura 05 - Informar itens.


Será exibido a tela onde constará os itens solicitados, bem como o status da solicitação. Caso o convênio solicite o envio da receita clique no botão e selecione o arquivo que deve estar salvo no terminal de pré-venda.


Figura 06 - Status da solicitação.

E por último clique na opção para obter o número de Pré-Autorização, conforme abaixo:

Figura 07 - Autorização.

Assista ao video para gerar a autorização no Autorizador Funcional:

Autorizador Funcional.mp4

Após obter o número da autorização gerada no ambiente do Autorizador, no Softpharma o processo de venda PBM Funcional Card continuará sendo chamado através das teclas de atalho Ctrl+O (selecione a opção "Funcional Card") ou através das teclas de Atalho Ctrl+F, e então será exibida uma tela para que seja informado os seguintes dados:

  • Número do cartão ou número de CPF do cliente;
  • Número da Pré-Autorização que foi gerada no Autorizador Web, e
  • Confirme a data da autorização.

Figura 08 - Identificar Pré-autorização.

Você poderá acessar o ambiente do Autorizador para gerar a Pré-Autorização diretamente do Softpharma, clicando no campo em destaque .

Ao clicar no botão será carregado nas telas de faturamento todos os itens pertencentes a autorização, conforme autorização gerada no site da Funcional Card.

Atenção

Neste momento o Softpharma irá confirmar se os itens retornados possui cadastro ativo no sistema, e se possui estoque dos itens, bem como se a farmácia trabalha com estoque negativo. Nestes casos serão apresentadas mensagens informativas solicitando que gere uma nova autorização no Autorizador Web Funcional Card.

Após processar a venda será exibido a tela de Detalhamento do PBM, com as informações mais detalhadas, conforme imagem abaixo:

Figura 09 - Detalhamento de PBM.

Após prosseguir o sistema voltará para a tela de faturamento com os itens que foram pré-autorizados pelo PBM.

Agora será possível adicionar outros itens na venda que podem não ter sido autorizado pelo PBM, porém estes itens adicionados posteriormente devem ser pagos no momento da venda pelo cliente.


Figura 10 - Faturamento.

Os processos de Cancelamento de Vendas ou Devolução Parcial da Venda continuarão sendo realizado como atualmente no Softpharma, sendo o Cancelamento através do Menu Lançamentos>Faturamento>Cancelamentos e o Processo de Retorno de Cliente através do Menu Lançamentos>Faturamento>Retorno de Clientes, porém as farmácias que possuírem esta integração deverão também efetuar o cancelamento da transação no Autorizador Web, uma vez que este processo não esta automatizado.


Figura 11 - Cancelamento.

Figura 12 - Retorno de Cliente.

Desta forma deverá acessar o Autorizador Web, efetuar a autenticação de usuário (Login e Senha), e através do Menu>Cancelar Transações ou clique no botão , localizado no lado esquerdo da tela.

Figura 13 - Cancelar via Autorizador Web.

Então informe o número da transação (pré autorização), ou número de CPF/Cartão do cliente, conforme solicitado na tela abaixo e clique no botão ;


Figura 14 - Identificar transação para cancelar.

Será exibido a autorização, clique no botão "Cancelar" e então confirme o Cancelamento na tela seguinte.Figura 15 - Processo de Cancelamento.

Figura 16 - Opção de Cancelamento.

Figura 17 - Confirmaçao de Cancelamento.

Figura 18 - Status Cancelado.



  • Sem rótulos