Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 199.0, e através deste informativo vamos abordar sobre o E-commerce Full.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

E-commerce Full - Softpharma

Os avanços das plataformas digitais já estava em grande ascensão nos últimos anos e após a pandemia, onde as pessoas evitam sair de suas casas visando se proteger da contaminação no novo corona vírus, a grande maioria dos negócios precisaram se adaptar a transformação digital para poderem se manter no mercado tão competitivo. Neste cenário as farmácias que atendiam somente no modelo físico precisaram se readequar para atender através de outros canais, como por exemplo Tele-Entrega ou criando uma plataforma digital através de E-commerce. 

E visando atender as necessidades dos nossos clientes e oferecer uma plataforma completa, rápida e segura à partir da release 199.0 o Linx Softpharma contará com mais uma solução chamada Linx E-Commerce Full, qual permite que as farmácias criem listas personalizadas por categoria, oferte os produtos numa plataforma online e possa importar e finalizar as vendas no Softpharma, desta forma um processo totalmente integrado.

  • Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuírem o Produto 130 - E-Commerce liberado. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com o setor Comercial e solicite a liberação do produto.
  • Após contratar o Produto 130 - E-Commerce, a equipe Linx Commerce Full, irá realizar a configuração da plataforma web para a farmácia.


Abaixo iremos explicar como o Linx E-commerce Full deve ser configurado no Linx Softpharma para poder realizar as vendas e realizar a importação de pedidos.

Após possuir o produto liberado e as principais configurações da plataforma web, deverá acessar o Menu Importação/Exportação>Configurações E-commerce Full para realizar a configuração de comunicação entre o Linx Sofptharma e o E-commerce Full.

  • Na aba Credenciais, deverá ser selecionado a Filial que deseja configurar e nos demais campos preencher com as informações de acesso, quais são informadas pela equipe de implantação do E-commerce Full.

Figura 01 - Configuração de Credenciais.

  • Na aba Parâmetros, no campo Temporização, deverá ser informado o tempo em minutos em que haverá comunicação entre o Linx Softpharma e o E-commerce Full, para realizar a importação de pedidos e o envio de informações.
    • O campo Pedidos, será o tempo em que os pedidos feitos no E-commerce serão capturados pelo Linx Softpharma, e será possível determinar o tempo de 1 até 9 minutos.
    • O campo Produtos, será o tempo em que o Linx Softpharma irá enviar as informações de preços e estoque para a plataforma web, sendo possível determinar entre 5 a 90 minutos.

    • No campo Gerais será necessário informar um Convênio e Vendedor para as vendas do E-commerce, assim todas os pedidos importados do e-commerce utilizarão o mesmo convênio e vendedor. E para realizar a montagem e atualização de produtos que estarão disponíveis na plataforma web do E-commerce será necessário selecionar uma filial para ser utilizado as informações de preço através do campo "Filial padrão de preços".

Figura 02 - Configuração de Credenciais.

  • Na aba Modalidade de Pagamento deve ser realizado o vínculo das condições de pagamentos que são aceitas no E-commerce e que já estão configuradas na plataforma com as condições de pagamentos existentes no Linx Softpharma para a filial selecionada.


Figura 03 - Configuração Condições de Pagamento.

    • Para realizar um novo vinculo,  clique no botão , então será exibido uma janela, onde na primeira linha deve ser informado a modalidade de pagamento existente no E-commerce e na segunda linha a condição de pagamento existente no Linx Softpharma.
    • Para editar um vinculo já cadastrado, basta selecionar na tabela a modalidade que deseja editar e clicar na opção . E para excluir uma modalidade, clique no botão .


Figura 04 - Realizar /Editar vinculo de modalidade.

    • Para consultar a lista de condições de pagamentos existentes em ambos os sistemas, basta clicar no botão .


Figura 05 - Consulta de modalidades de pagamentos no E-commerce.


Figura 06 - Consulta de Modo de Pagamentos no Linx Softpharma.

O Gerenciador de Categorias foi criado para que os clientes criem categorias e subcategorias de acordo com o que deseja que seja exibido na plataforma online, e posteriormente possa vincular os produtos que estarão disponíveis para comercialização no E-commerce a cada subcategoria. Desta forma os cientes da farmácia irão visualizar os produtos, e poderão filtrar de acordo com as categorias. E será permitido adicionar produtos individualmente ou em lote em cada subcategorias criada.

Para acessar a tela acesse o menu Importação/Exportação>Gerenciador de Categorias E-Commerce Full.

Figura 07 - Gerenciador de Categorias.

Para realizar o cadastro de categorias, de acordo com o que deseja que seja exibido no site,  clique no botão e então preencha o nome da categoria e Sub categorias, caso necessário.

Figura 08 - Criar categorias e Subcategorias.

  • Cadastro por produto - Nesta aba será permitido vincular um único produto por vez para uma subcategoria, para isso, adicione o código interno/código de barras do produto ou pesquise através da tecla de consulta "F2" e selecione a subcategoria que deseja vincular o produto. Conforme imagem abaixo:

Figura 09 - Cadastro por produto.

Poderá ser pesquisado através do Filtro Opção de Produto x Categoria, os itens que estão vinculados ao E-Commerce, com as opções Todos os produtos, Produtos sem categoria e Produtos com Categoria, e conforme a opção selecionada serão exibidos os produtos na tabela.

  • Cadastro em Lote - Através desta aba será possível adicionar um grupo de produtos a uma subcategoria, através dos filtros avançados os produtos poderão ser adicionados através dos filtros intervalo de produtos, individual ou grupo principal. ou utilizando a tela de consulta de Produtos, através da tecla F2. Após  clique no botão serão carregados na tabela localizada na parte inferior da tela os itens pertencentes ao tipo de produto selecionado no filtro. Selecione no campo Categoria, e a subcategoria que deseja vincular os produtos e por ultimo clique no botão .


Figura 10- Cadastro em Lote.

Através desta funcionalidade, acessada através do menu Importação/Exportação>Gerenciador E-commerce Full, será possível criar uma lista de produtos que serão comercializados e enviar para o site do E-commerce, realizar a visualização dos pedidos realizados no E-commerce e verificar possíveis inconsistências em pedidos gerados no site.

Manter Lista Produtos

Nesta aba será gerado ou editado as listas de produtos que devem subir para a Plataforma Web do E-commerce, para comercialização dos produtos que compões estas listas.

Figura 11 - Manter Lista Produtos.

  • O campo Código será sempre o número sequencial criado automaticamente pelo Linx Softpharma, informe o nome da Lista que deseja utilizar
  • O filtro Atualização Automática servirá para o sistema atualizar os preços dos itens pertencentes a lista, caso tenha alteração no cadastro do produto, de forma que o usuário poderá selecionar as seguintes opções:
    • Não atualizar nenhuma informação; neste caso o sistema irá manter os preços informados na grid dos itens adicionados a lista.
    • Atualizar apenas Preço de vendas, sem alterar o % de desconto - Atualizará o preço bruto, porém irá manter o Percentual de desconto configurado;
    • Atualizar Preço de venda, sem alterar Preço promocional - Atualizará o preço bruto, e ajustará o percentual de desconto para manter o valor líquido configurado;
    • Atualizar Preço de venda e Promoção - Atualizará os valores da lista, conforme os valores do sistema, atualizando todas as informações;
  • Identifique os produtos, utilizando os filtros Tipo de Produto (Filtro Avançado), Parâmetro "Lista por tipo de produto", Iniciais do Produto, Data Ultima Venda, Laboratório (Filtro Avançado) e Seção.

Ao marcar o parâmetro "Lista por tipo de produto", todos os outros filtros serão desabilitados, e a grid será exibida com os tipos de produtos selecionados somente para visualização, não permitindo alterar nenhuma informação e será utilizado os preços utilizados no Cadastro de Produto.

Após realizar a seleção dos filtros mencionados acima, e clicar no botão , serão carregados na tabela todos os itens que serão enviados para o E-commerce, conforme imagem abaixo:

Figura 12 - Lista de produtos gerada.

As 03 (três) primeiras colunas da grid representam o status do envio das informações do Linx Softpharma para o E-commerce, de modo que "C" refere-se ao cadastro, "P" ao preço e "E" ao estoque, sendo os possíveis resultados Ok para envio efetuado, "P" Pendente de envio, "ER", quando erro ao enviar.

Ao clicar 2x sobre um item ou pressionar a tecla Enter, será possível editar as seguintes informações:

  • Título.
  • Tamanho e Dimensões do produto
  • Preço de Venda Atual, caso o filtro Atualização automática esteja selecionado a opção para atualizar.
  • Percentual de Desconto Programado, caso o filtro Atualização automática esteja selecionado a opção para atualizar.
  • Preço de venda com Desconto, caso o filtro Atualização automática esteja selecionado a opção para atualizar.


Figura 13 - Alteração de informações.


Título do produto no site

Este campo foi criado para que seja informado a descrição do produto de acordo como o usuário deseja que o produto seja exibido no site de E-commerce, pois algumas vezes o nome do produto no cadastro esta abreviado ou utilizando uma linguagem mais técnica. Desta forma este campo é utilizado para exibição no E-commerce, e também pode ser acessado através do Cadastro de Produtos, no Menu Cadastros > Produtos, na aba E-commerce.


Figura14 - Cadastro de Produtos.

Pedidos

Nesta tela será possível visualizar todos os pedidos que estão sendo feitos através da E-commerce Full com seus possíveis status.

  • No filtro Filiais, serão listadas as filiais que possuem o produto liberado, sendo possível marcar uma ou mais para exibição dos pedidos.
  • Selecione o intervalo do período que deseja visualizar os pedidos, por padrão o sistema trará preenchido a data atual.
  • Os possíveis status dos pedidos serão:
  • Pendente, aguardando concluir a venda no Linx Softpharma.
  • Enviado, selecionado um motoqueiro para realizar a entrega
  • Entregue, ao realizar a baixa da Tele-entrega.
  • Faturado, Nota já faturada.
  • Rastreado, quando adicionado um código para rastreamento do pedido
  • Todos.

Após preencher os campos e clicar no botão , serão listados os pedidos conforme os filtros selecionados com as seguintes colunas:

  • Filial responsável pelo pedido
  • Identificação do pedido
  • Data/Hora
  • Cliente
  • Valor do Pedido
  • Forma de pagamento
  • Situação
  • Tipo de Entrega
  • Entregue Rastreado


Figura15 - Pedidos.

Ao clicar 2x sobre um pedido ou clicar no botão será apresentada a tela Consulta Nota, onde terá o detalhamento do pedido, Pré-venda, ou da nota, caso esteja na situação de Faturado.

Figura 15 - Detalhamento de Pedido.

Inconsistências do Pedido

Nesta aba serão exibidos os pedidos que possuem alguma inconsistência e que estão impedindo o Linx Softpharma de importar ou exportar os pedidos e criar a Pré-Venda, de forma que essas inconsistências poderão estar relacionadas a configuração da integração, o cadastro de cliente, formas de pagamento, ou qualquer outra.

  • Poderá ser possível visualizar as inconsistências de uma ou mais filiais, caso tenham o produto liberado.
  • Intervalo de Data de Importação/pedidos
  • O filtro Inconsistências lista os tipos de erro que poderão ser encontrado:
    • Forma de Pagamento;
    • Endereço;
    • Cliente;
    • Produtos;
    • Configuração;
    • Taxa de Entrega;
    • Outros;
    • Geral.

Por padrão ao acessar esta aba, serão exibidas todas as inconsistências encontradas para a filial logada e na data atual com as informações relacionadas e o motivo da divergência na tabela abaixo.


Figura 16 - Inconsistências de Pedido.

As divergências poderão ser solucionadas através dos botões localizados ao lado direito da tela, dando acesso a Tela de Configuração, Cadastro de Produto, Clientes, Cidade e Bairro, conforme imagem acima.

Após as divergências apontadas ser solucionadas, o pedido estará pronto para ser finalizado e serão exibidos na Tela de Caixa On-line, na relação de Pré-venda a ser finalizada.

As vendas realizadas através do E-Commerce serão carregadas na Tela de Caixa On-line após o usuário selecionar opção E-Commerce, no filtro Tipo. Caso a venda não seja carregada de forma automática, o usuário poderá atualizar através da tecla F-10 - Importa Pedidos E-commerce.

Controle de Acesso

  • Para ter acesso a opção de filtro "E-commerce" no caixa On-line, é necessário desmarcar a Guia 06 do programa SCC127, acessando o Menu Parâmetros>Usuários> informar código de usuário, selecionar o programa SCC127 > Outras opções.

Figura 17 - Caixa On-line.

Após realizar a finalização da venda, o pedido será enviado para o Programa Tele-Entrega, acessado através do menu Lançamentos>Caixa>Tele-Entregas, onde o status do pedido poderá ser atualizado para:

  • Ao Faturar a Nota - o status será atualizado para Faturado;
  • Ao selecionar um motoqueiro na entrega, o status será atualizado para Enviado;
  • Ao Baixar a tele-entrega, o status será ajustado para Entregue;
  • E ao adicionar código de rastreamento através da tecla "F11 - Rastreamento" - O Status será ajustado para Rastreado;

Figura 18 - Tele-Entrega.