Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas ao Release 200.830, através deste informativo vamos abordar sobre a Integração com o LGPData.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Integração LGPData

O LGPData é um produto destinado ao gerenciamento de termos de aceite do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo como um dos principais recursos armazenar os termos de aceite dos clientes. O consumidor possui a opção de acessar este portal realizando a leitura e aceito do termo. Ao integrar com este produto, o Linx Softpharma fará a verificação do status de consentimento de termo do cliente. Ao realizar um venda, conforme as configurações para o cliente e o status do termo poderá: continuar a venda, opção de solicitar o consentimento, bloquear a venda.

Produto LGPData

Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuírem o Produto LGPData liberado. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com o setor Comercial e solicite a contratação.

Configuração de Integração

Para que seja possível realizar a integração com o produto, é necessário informar no Linx Softpharma os dados de configuração.

Acesso > Parâmetros > Configuração de integração > Integração Portal LGPD

Selecionando a opção "Clique aqui para configurar", será exibido a tela abaixo:

Dados a serem configurados:

  • Filial - Serão listadas as filiais com os produtos liberados.
    • O usuário deverá selecionar a filial a ser configurada.
    • Se a filial selecionada já estiver configurada, estas informações serão carregadas em tela.
  • Filial a ser utilizado o termo - utilizado para identificar o termo de aceite LGPD a ser utilizado para a filial que esta sendo configurada.
    • Serão listadas as filiais existentes no Linx Softpharma e a opção de especificar o CNPJ a ser utilizado.
    • Informação adicional: Os termos serão cadastrados no portal por CNPJ, sendo assim uma filial poderá utilizar o termo de uma filial que não estejam na mesma base de dados, porém pertencem a um mesmo grupo ou a uma mesma rede associativa.
  • CNPJ do termo a ser utilizado - Ao selecionar a opção para especificar o CNPJ, deverá ser informado neste campo o CNPJ da filial a ser utilizado.
    • Este campo somente será habilitado quando selecionado a opção no campo anterior para especificar o CNPJ, neste caso o campo será de preenchimento obrigatório.
    • Quando selecionado uma filial no campo anterior, este campo será bloqueado, sendo exibido o CNPJ da filial selecionada no campo anterior.
  • Nome LGPD -Nome que será utilizado para emissão dos termos e gerenciar os consentimentos.
    • Será sugerido a razão social da filial selecionada.
  • Identificador de Bandeira - Indicará para a integração qual bandeira será utilizada para a emissão dos termos.
    • Caso não haja necessidade de separação dos dados a bandeira, utilizar o valor "0".
    • Informação adicional: O conceito de bandeira é utilizado aqui para separar grupos de filiais, por exemplo, por proprietários, por nome de lojas, etc.
  • API-KEY - É a chave para identificação da Api.
    • Esta informação será fornecida pelo Portal LGPD.
  • Acesso - Indicará o operador de acesso ao portal LGPD, este campo esta relacionado com perfil de acesso.
    • Esta informação será fornecida pelo Portal LGPD.
  • Senha - É a chave para identificação do ERP.
    • Essa chave é fornecida pelo portal LGPD.
  • Validade (dias) - Indica a quantidade dias que o status de consentimento aceito deverá ser consultado novamente no portal, ao informar:

    • 0 - Indicará que sempre que ocorrer uma transação de venda, deverá ser atualizado o status do consentimento.
    • Maior que zero - verifica a data da última consulta e a data atual, se esta data for:
      • Maior que este parâmetro - consulta novamente o status do cliente no portal.
      • Menor que este parâmetro - manter o status do Linx Softpharma.
  • URL - URL para acessar o portal

    • O sistema carrega um valor padrão.


Configuração de Convênio

Configurar em cada convênio, como serão tratados os clientes pertencente a ele, quando não possuírem o termo de consentimento aceito.

Acesso: Cadastro > Convênio.

Cadastro de convênio

Ao selecionar o convênio haverá novas configurações em "2-Parâmetros > LGDP" opções:

  • Cliente Sem Aceite de Termo - Configurar como serão tratado os clientes deste convênio com relação ao termo de aceite de LGPD, haverá as opções:
    • Nenhuma ação - nas vendas realizadas para clientes neste convênio não será verificado se o cliente possui termo de aceite LGPD.
      • Exemplo de utilização: convênios para venda a vista ou cartão, onde não se faz necessário armazenar dados do cliente.
    • Notificar pendência - Nas vendas realizadas para clientes neste convênio, será notificado quando o cliente não possuir o termo LGPD aceito, havendo opção de gerar o termo de consentimento.
      • Exemplo de utilização: convênios onde há armazenamento de alguns dados do cliente, sendo importante mas não obrigatório o termo.
    • Bloquear venda - Nas vendas realizadas para clientes neste convênio, será obrigatório que o cliente possua o termo LGPD aceito, havendo a opção de gerar o termo de consentimento ou abortar a venda.
      • Exemplo de utilização: convênios onde há armazenamento de dados sensíveis de clientes como CNPJ, RG, endereço, convênio a prazo, PBMs, etc.
  • Código operação - operação a ser utilizada no convênio, sendo utilizado para identificar o termo a ser utilizada para este convênio.
    • Ao selecionar uma opção acima diferente de "Nenhuma ação" será solicitado a operação do convênio.
    • Dentro do sistema LGPData deverá ser cadastrado um termo para cada uma das operações a serem utilizadas
    • Haverá as opções:
      • Convênio
      • Fidelidade
      • Fidelidade Febrafar

Alteração especial

A configuração de convênio poderá ser realizada em lote, ou seja, o usuário poderá selecionar os tipos de convênio e configurar qual será a regra a ser aplicada quando não possuir o termo de aceite e qual operação será utilizada pelos convênios.

Acesse: Cadastro > Convênio > Alteração especial

Cadastro de cliente

Dentro do cadastro de cliente constará a informação do termo LGPD para cada convênio no qual o cliente esta inserido.

Acesso: Cadastro > Clientes > Vincular convênios > 7 LGPD

Pessoa Jurídica - Somente os clientes do tipo pessoa física possuem controle de termo LGPD, pessoas jurídicas (empresas) não possuem controle de dados. Desta forma, a solução somente contempla o gerenciamento de termos de aceite para clientes pessoa física.

Identificação de cliente - Para realizar o controle de termo de cliente se faz necessário um documento de identificação do cliente, podendo ser utilizado o CPF ou outro documento de identificação (RG, Passaporte, etc.)

Nesta guia será exibido:

  • Status atual do termo do cliente no convênio.
  • Data da última consulta de status realizada no LGPData para este cliente e convênio.
  • Ações:
    • Atualizar status - utilizado para realizar a consulta do status do termo de consentimento do cliente.
    • Solicitar consentimento - será direcionado a página do LGPData para que seja enviado para o consumidor o termo a ser aceito, conforme as formas disponibilizadas pelo LGPData.
  • Para que as ações relacionadas ao termo possam ser utilizadas, se faz necessário que o cadastro do cliente já esteja gravado no sistema.

Ao realizar o cadastro do cliente, o ideal é que já seja obtido o consentimento do termo LGPD, assim, os dados coletados do cliente serão armazenados com o seu consentimento.

O sistema notificará o usuário ao realizar esta ação, como pode ser visto na imagem abaixo.

Mensagem para convênio configurado para "Notificar".

Mensagem para convênio configurado para "Bloquear".

Status de termo de cliente

StatusDescrição
AceitoUtilizado quando o cliente aceitou o termo de consentimento LGPD
RecusadoTermo emitido para o cliente, porém este recusou o consentimento.
PendenteTermo emitido para o cliente, porém este ainda não realizou o aceite.
CanceladoTermo emitido e cancelado sem obtenção de resposta.
Expirado

Termo emitido e sem resposta, onde o prazo limite para a realização da resposta foi atingido.

Este tempo é configurado dentro do portal, utilizando 15 dias por padrão

Não emitido

Não foi realizado a emissão do termo de consentimento para este cliente

Situação utilizada para clientes onde nunca foi gerado um termo de consentimento ou para novos clientes.

 Solicitado a exclusãoPode ou não ter sido emitido um termo de consentimento, porém o cliente solicitou que ocorra a exclusão dos seus dados na administradora.
Solicitado a remoção do consentimentoPode ou não ter sido emitido um termo de consentimento, porém o cliente solicitou que ocorra a exclusão dos seus dados na administradora.
Sem statusStatus retornado quando não foi possível retornar o status do cliente, ou seja, caso tenha ocorrido alguma falha na comunicação.

Solicitar novo consentimento

Em qualquer um dos status acima, o usuário poderá solicitar novamente a geração do termo de consentimento para o cliente.


Venda / Pré-Venda

Ao realizar uma pré-venda ou venda direta será verificado a configuração do convênio do cliente no qual a venda será realizada. Ao finalizar uma venda (origem pré-venda) não será consultado novamente o status do termo de consentimento LGPD.

Se o cliente possuir CNPJ, ou seja, for uma pessoa jurídica não será realizada a consulta de termo.

Se possuir CPF ou outro documento de identificação, será verificado a configuração do convênio se:

  • Notificar - Se o cliente estiver com o termo diferente do status "Aceito", será realizado uma consulta do status atual do cliente, se o status continuar diferente de aceito, será exibido mensagem, contendo as opções:
    • Solicitar consentimento - Ao selecionar esta opção será criado um acesso para que o cliente acesse o termo de consentimento LGPD, não sendo fechada esta tela. Após o aceite do termo do cliente, poderá ser consultado novamente o status do termo, através da ação nesta tela "Consulta status".
    • Continuar sem termo - Ao selecionar esta opção, a venda continuará sem a geração do termo de aceite.
    • Consulta status - Ação a ser realizada para atualizar o status de consentimento do cliente, será utilizado quando solicitado o termo de consentimento LGPD e o cliente fez o aceite no LGPData, onde após este aceite seleciona esta ação para atualizar o sistema.
    • Fechar- Fecha a tela sem a ação nenhuma, mesma função da ação "Continuar sem termo".

  • Bloquear - Se o cliente estiver com o termo diferente do status "Aceito", será realizado uma consulta do status atual do cliente, se o status continuar diferente de aceito, será exibido mensagem, contendo as opções:
    • Solicitar consentimento - Ao selecionar esta opção será criado um acesso para que o cliente acesse o termo de consentimento LGPD, não sendo fechada esta tela. Após o aceite do termo do cliente, poderá ser consultado novamente o status do termo, através da ação nesta tela "Consulta status"
    • Abortar venda - Ao selecionar esta opção a venda será abortada, sendo iniciada uma nova venda.
    • Consulta status - Ação a ser realizada para atualizar o status de consentimento do cliente, será utilizado quando solicitado o termo de consentimento LGPD e o cliente fez o aceite no LGPData, onde após este aceite seleciona esta ação para atualizar o sistema.
    • Fechar- Fecha a tela sem a ação nenhuma, sendo neste caso abortada a venda.

Se cliente não possuir CPF ou outro documento de identificação, conforme a configuração do convênio:

  • Notificar - Não será realizada a consulta no LGPData, sendo permitido a venda normalmente.
  • Bloquear - Será exigido que seja preenchido um documento de identificação do cliente, para depois exigir que o cliente aceite o termo LGPD.


Problema de comunicação

Caso haja alguma falha na comunicação com o LGPData e o convênio do cliente exige o termo aceito, haverá a opção de liberar a venda mediante a aprovação da senha do usuário supervisor. Sendo assim, o responsável da loja pelo LGPD decidirá se permitirá a realização da venda sem o aceite do cliente.