Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 202.100, e através deste informativo vamos abordar sobre os Novos Campos na Entrada de Mercadoria e o Manutenção/Atualização da Tributação dos Produtos em Lote.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Novos Campos na Entrada de Mercadoria - FCP Diferido/FCP Efetivo e ICMS ST Desonerado


Nota Técnica 2020.005

Na nota técnica 2020.005 versão 1.20 foi disponibilizados algumas alterações e a criação de novos campos para a emissão do documento sendo FCP Diferido, o FCP Efetivo e o ICMS ST Desonerado.

Neste informativo iremos tratar a situação dos impacto no sistema em relação mais especifica a entrada de mercadoria (FAT110) e no Importar e Faturar (Imp400) que foi onde ocorreu os ajustes em relação a esses novos campos do XML.


Ajustes na Tela da Entrada de Mercadoria FCP

Ao acessar (Lançamento → Faturamento → Entrada de Mercadoria), tanto para lançamento de uma nota fiscal de entrada na mercadoria manual quanto para visualizar as informações da nota fiscal que foi dado entrada pelo XML no Importar e Faturar (Compras → Importar e Faturar) vai verificar os novos campos disponibilizados conforme abaixo:


Figura 01 - Entrada de Mercadoria - FCP


Na tela de lançamento do produto da nota fiscal de entrada.


Figura 02 - Digitação de Itens - FCP

ICMS ST Desonerado (CST 10,70 E 90)

Este campo novos do ICMS ST Desonerado são operações relacionadas com uso na agropecuária ou com órgão de fomento e desenvolvimento agropecuário com os seguintes Motivo da desoneração do ICMS- ST a serem preenchido, sendo:
3=Uso na agropecuária;
9=Outros;
12=Órgão de fomento e desenvolvimento agropecuário.

Ajustes na Tela da Entrada de Mercadoria ICMS Desonerado

Ao acessar (Lançamento → Faturamento → Entrada de Mercadoria), tanto para lançamento de uma nota fiscal de entrada na mercadoria manual quanto para visualizar as informações da nota fiscal que foi dado entrada pelo XML no Importar e Faturar (Compras → Importar e Faturar) vai verificar o novo campo disponibilizados conforme abaixo:


Figura 03 - Entrada de Mercadoria - ICMS Desonerado


Na tela de lançamento do produto da nota fiscal de entrada.


Figura 02 - Digitação de Itens - ICMS Desonerado

Manutenção/Atualização da Tributação dos Produtos em Lote

Para os clientes que não possuírem o produto Gestor Tributário, as alterações agora  também poderão ser realizadas em lote, esta funcionalidade poderá ser acessada em: Parâmetros → Configuração Tributária → aba Produto → sub-aba ICMS → sub-aba ICMS e/ou PIS/COFINS.


Alterações na tributação do ICMS

Figura 05 - Alteração em Lote ICMS

Cliente pode realizar a pesquisa conforme desejar, por NCM, tipo de produto por exemplo, irá carregar os itens e pode ser feita selecionando todos os itens ou apenas um item, enfim, cliente tem esta facilidade.

Alterações na tributação do PIS/COFINS


Figura 06 - Alteração em Lote PIS/COFINS


Repetir este processo

Como isso é um processo manual, seria interessante validar com a Contabilidade do cliente uma rotina para eles estarem analisando a tributação de cada item, por existe o botão EXPORTAR que consegui transformar a informação em Excel e cliente poderá enviar a contabilidade para conferência. Disponibilizamos a opção de EXPORTAR as informações em tela em formato Excel para cliente acompanhar juntamente com a contabilidade a tributação dos produtos.

Recomendável pelo menos 1 vez por mês OBRIGATÓRIO, e incluir isso como processo fiscal nas suas rotinas da farmácia. VERIFICAR COM A CONTABILIDADE SOBRE ESSA QUESTÃO DE ATUALIZAÇÃO DE PRODUTOS.