Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 203.0, e através deste informativo vamos abordar sobre alterações nos processos de Preços e Descontos Manuais, Lista Promoção/Tabloide,  Balanço Confronto, Tele-entregas, Relatório de Lucratividade e Relatório de Venda por Tipo de Produto (Comissões)

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Preços e Descontos Manuais (EST230)

O processo de Preços e Descontos Manuais (EST230) recebeu algumas melhorias relacionadas abaixo:


  • A principal alteração foi no funcionamento, onde o sistema passou a validar o campo Produto com PMC existente no cadastro de produtos.

O campo Produto com PMC serve para manter o Preço de Venda do produto sem alterações. Ao realizar alguma alteração no Preço de Custo o %Lucro é reajustado mantendo o preço de venda.



  • Quando criada uma lista manual ou através das opções A Liberar e Variação de Custos (através da Importação de NF-e), o sistema passará a validar se o campo Produto com PMC de cada item incluído em tela está ou não marcado.  

    Observação: Quando a lista for oriunda da tela de Atualização de Preços (IMP110) pela opção Gerar Lista para Conferência, o sistema não validará o parâmetro Produto com PMC do produto, visto que  a atualização de preços tem por finalidade ajustar o Preço de Venda dos produtos conforme listagem disponibilizada pelos fornecedores. 

  • Para facilitar a visualização das informações foi acrescentada uma nova coluna PMC demonstrada no grid, onde apontará se o produto possui o parâmetro marcado ou não em seu cadastro.
  • Foi acrescentado o parâmetro Produto com PMC permitindo selecionar o campo caso deseja marcar/desmarcar para o produto pela própria tela, sem a necessidade de acessar diretamente o seu cadastro.



  • Funcionamento:

     

    • Quando o produto possuir o campo PMC como Não, o sistema não possui alterações, onde ao alterar o Custo Compra, será mantida a Margem Lucro e reajustado automaticamente o Preço de Venda Sugerido.
    • Quando o produto possuir o campo PMC como SIM, o sistema deverá manter o Preço de Venda Sugerido conforme o Preço Venda Atual, ao alterar o Custo Compra será reajustada automaticamente a Margem de Lucro, conforme o funcionamento atual na tela de Cadastro de Produtos.

    • Caso a Margem fique negativa, ou seja, quando o valor de Custo Compra está menor que o Preço de Venda Atual e Preço de Venda Sugerido, ao Processar a lista, o sistema emitirá mensagem informativa para que esses itens sejam ajustados para processar as informações.
    • Também será emitida a mensagem caso o produto esteja sendo editado e a margem esteja negativa, para que seja ajustada.



Outras melhorias na tela

  • A tela foi remodelada, sendo possível expandi-la ao pressionar o ícone no canto superior direito. 



  • Os produtos que serão atualizados estarão sinalizados com o ícone e os itens que não serão atualizados com ícone.
    • Quando o produto não estiver sinalizado com nenhum ícone, também não será atualizado.
  • Para excluir um produto da alteração basta selecioná-lo e pressionar Delete.
  • Para reinserir um produto na lista é possível realizando uma edição ou pressionando Insert
  • É possível selecionar para visualizar apenas os Produtos que serão atualizados e os Produtos que não serão alterados.
  • E também é possível exportar a lista apresentada em tela em arquivo .CSV.

  • Foi acrescentada uma coluna Filial Origem para apresentar em tela de qual filial pertence a informação de Custo Compra.
    • Quando a lista é gerada através da opção A Liberar, é possível selecionar várias filiais e trazer em tela os produtos pertencentes as notas de entrada do período informado. Os produtos apresentados em tela podem possuir notas em mais de uma filial ao mesmo tempo, porém o sistema apresentará em tela a informação de Custo Compra da última nota lançada no sistema. Dessa forma, a coluna Filial Origem apresentará a filial que pertence a nota.



As demais informações apresentadas em tela não correspondem à filial de origem da nota e sim à filial logada que está gerando a lista.

O processo foi mantido dessa forma, pois para os clientes que trabalham com a atualização entre filiais ao mesmo tempo possuem os valores iguais em todas as lojas. E caso o item selecionado apresentasse determinado valor em tela, ao pressionar F5 para acessar o cadastro do produto e editar/visualizar alguma informação, os dados apresentados seriam da filial logada, o que poderia estar diferente e gerar dúvidas ao usuário.


Lista Promoção/Tabloide (EST231)

A partir do release 203.0 será possível realizar alterações em Lista Promoção/Tabloide que encontra-se na situação Liberada.



Até o momento era possível suspender a promoção de um produto em uma lista Liberada, ajustar a promoção e reativá-la. Porém, não era permitido adicionar produtos, sendo necessário encerrar a lista em vigência e voltar para manutenção.

A partir do release 203 é possível abrir uma lista com situação Liberada e adicionar novos produtos, individualmente através do F2 ou em lote, através dos filtros liberados em tela.


  • Ao adicionar produtos através dos filtros em tela, caso a lista já possua algum dos itens na lista que pertença ao filtro indicado, o sistema solicitará em tela se o usuário deseja ajustar o % de desconto desses itens para o novo % informado.
    • Caso seja selecionado Não, o sistema irá adicionar os novos produtos com o % informado nos filtros e manter os produtos que já existiam na lista sem alterações.
    • Caso seja selecionado Sim, o sistema irá ajustar os itens já existentes e inserir os novos produtos com o novo % de desconto informado.


A promoção dos novos produtos inseridos somente será disponibilizadas às filiais pertencentes à lista após pressionar Salvar.


  • Ao Salvar uma lista com a situação Liberada, caso haja algum produto que já esteja em outra lista liberada e em vigência para alguma das filiais pertencentes a lista atual, o sistema emitirá mensagem informativa.



  • Em seguida, apresentará esses produtos em tela, onde será possível imprimir um relatório, prosseguir ou fechar e voltar a tela anterior. Ao prosseguir o sistema irá remover automaticamente esses itens da lista.





Outras alterações na tela


  • A tela foi redimensionada para apresentar mais linhas e colunas.
  • Ao pressionar a opção Imprimir foi acrescentada a opção para Exportar em arquivo .CSV.





Balanço Confronto (EST235)

  • Na tela para iniciar um novo Balanço Confronto foi incluído um filtro Lotes e Vencimentos contendo as opções: Informar quando estoque divergente e Não informar lotes e vencimentos.

  • Ao marcá-lo o sistema irá emitir um alerta em tela informando que o parâmetro não terá validade quando o produto for de Controle Especial ou Antimicrobiano.


  • Quando a opção escolhida for Informar quando estoque divergente, ao realizar a contagem manual de produtos que possuem o controle de lotes e vencimentos no sistema, será solicitada apenas a quantidade contada, não sendo necessário informar os dados de lotes/vencimentos.

  • Após confrontar será necessário acessar a opção F8 - Contagem não processada e inserir a informação de lotes/vencimentos apenas para os produtos que tiveram a quantidade contada divergente da quantidade atual em estoque.

  • Para os produtos que não tiveram divergência na contagem, o sistema irá manter os lotes e vencimentos atuais.

  • Caso seja pressionado Atualizar com algum item faltando inserir a informação de lotes/vencimentos pelo F8 o sistema irá emitir um alerta em tela, não permitindo prosseguir.

  • Após inserir as informações de Lotes/Vencimentos para todos os produtos que possuem controle e que tiveram divergência entre a quantidade contada e a quantidade atual em estoque, será possível Atualizar e finalizar o Balanço Confronto.



  • Quando a opção escolhida for Não informar lotes e vencimentos, ao realizar a contagem manual de itens que possuem o controle de lotes e vencimentos no sistema, será solicitada apenas a quantidade contada, não sendo necessário informar os dados de lotes/vencimentos.

  • Após terminar a contagem, prossiga com a opção Confrontar e Atualizar normalmente.
  • O sistema irá tratar dos lotes e vencimentos dos produtos automaticamente:

    • Para itens que possuírem a quantidade contada igual a quantidade em estoque, o sistema irá manter os lotes/vencimentos existentes.

    • Para itens que tiveram uma quantidade com sobra, ou seja, uma retirada em estoque pelo balanço, o sistema irá retirar essa quantidade do(s) lote(s) que possuírem o vencimento mais próximo.

    • Para itens que tiverem uma quantidade em falta, ou seja, uma entrada em estoque pelo balanço, o sistema irá inserir como lote padrão BALCONFRONTO, a data de fabricação será o mês e ano atuais e a data de vencimento será 6 meses posteriores a data atual, apenas para essa quantidade faltante.

Contagem com Coletor


  • O processo de contagem com Coletor de dados segue o mesmo fluxo da contagem manual, quando utilizados os novos parâmetros.

    • Quando utilizado o parâmetro Informar quando estoque divergente ao importar um arquivo de Coletor que não contem a informação de lote/vencimento para os produtos, após confrontar o sistema irá exigir a inserção das informações pelo F8 apenas quando a quantidade contada estiver divergente da quantidade atual em estoque.

    • Quando utilizado o parâmetro Não informar lotes e vencimentos o sistema irá inserir o lote padrão BALCONFRONTO para as quantidades faltantes e retirar a quantidade referente a sobra do lote com vencimento mais próximo.


Tele-Entregas

Senha na Troca de Pagamento


Ao realizar a troca de pagamento na baixa da tele-entrega, o sistema solicita a senha de gerente.

A partir desse release será possível realizar o processo sem a solicitação de senha.

Na tela de Parâmetros do sistema - PAR104 (Parâmetros > Parâmetros), na aba tele-entregas, foi adicionado um novo parâmetro Exigir senha para troca de condição de pagamento, o qual permitirá que o usuário escolha se deseja ou não solicitar a senha para realizar a troca de condição de pagamento na baixa da tele-entrega.




Lucratividade (FAT215)

Foi acrescentada uma nova opção Agrupar por Vendedor (somente ao exportar), que ao utilizar serão exportadas as informações agrupadas por vendedor no arquivo .csv.


Venda por Tipo de Produto (FAT135)

Foi acrescentado ao relatório de comissões Venda por Tipo de Produto (FAT135) a opção para Exportar as informações em arquivo .csv

Quando o filtro escolhido para Impressão do Relatório for Por Grupo Principal, haverão duas opções de exportação, o Padrão do relatório atual e também a opção Total Vendedor/GP, o qual trará a informação de todos os Grupos Principais em colunas, mesmo para grupos que não tiveram vendas.