Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 208.100, e através deste informativo vamos abordar sobre a integração com o Robô Rowa - Importação de Notas de Compra.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.


Integração Robô Rowa

Objetivo

Esta integração tem o objetivo integrar a aplicação do Linx Softpharma com o Robô de Dispensação de Medicamentos - Rowa.


Para utilizar a funcionalidade é necessário ter o produto 138 - Integração Robô de Dispensação liberado para a filial. Para liberá-lo entre em contato com o nosso comercial.


Importação de notas de Compra

Acessar a tela IMP400 - Importar e Faturar NF-e, selecionar a nota e importar a mesma.

A nota deve ir para Pré-Entrada de Mercadorias para ser realizado o Check-in dos produtos.

Selecionar a nota e em seguida clicar no botão Check-In. Irá abrir a tela para realização da conferência dos itens e nesta build foi inserido um novo botão Check-In Rowa onde ao clicar será realizada a comunicação entre o sistema e o robô para que o sistema escute o robô e receba quais itens estão sendo inseridos no mesmo fazendo a conferência dos itens da nota automaticamente.


Figura 1 - Tela de Check-In


Ao finalizar a entrada de todos os itens das notas pelo robô o check-in será automaticamente encerrado no sistema.

Caso o cliente não queira inserir todos os itens das notas dentro do robô é possível interromper a entrada pelo robô e finalizar diretamente pela tela do sistema.


Figura 2 - Comunicação do Sistema com o Rowa 

Conferir mais de uma nota

É possível realizar a conferência selecionando mais de uma nota assim como já era possível no sistema.

Alterações GTIN

Gerenciador de GTIN (IMP500)


Sobre GTIN/EAN (Código de Barra) 


O GTIN, sigla de “Global Trade Item Number” é um identificador para itens comerciais, desenvolvido e controlado pela GS1 Brasil (antiga EAN/UCC). O GTIN, anteriormente chamado de código EAN, é atribuído para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos, tendo sido desenvolvido especificamente para leitura no ponto de venda, devido à agilidade propiciada na captura da informação. 


Uma faixa de códigos de GTIN pode ser disponibilizada pela GS1 para a empresa “dona da marca” que pretenda utilizar esta numeração internacional para identificar seus produtos. Para as Empresas e para as SEFAZ esta informação é importante, podendo ser decisiva na identificação do produto que está sendo representado em cada item da NF-e / NFC-e.


Sobre GS1-Brasil 


A GS1 mantém o CNP – Cadastro Nacional de Produtos, onde são registrados os dados dos produtos comercializados pelos seus Associados (“dono da marca”), juntamente com o código GTIN correspondente. 
O Cadastro Centralizado de GTIN – CCG também é mantido pela GS1 Brasil.  O  Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) é replicado para as SEFAZ, por meio de Web Service (WS) específico.

O objetivo do Cadastro Centralizado de GTIN – CCG disponibilizado para as SEFAZ é:

  • Auxiliar na identificação do produto que está sendo comercializado na NF-e / NFC-e;
  • Melhorar a qualidade da informação prestada na NF-e, a partir da validação de cada item da Nota


Introdução Gerenciador de GTIN - (IMP500) / Nota Técnica 2022.001 


Conforme a publicação da Nota Técnica 2022.001 estabeleceu um padrão de Consulta GTIN via Web Service sendo um portal de Consulta GTIN disponibilizado pela SEFAZ. O objetivo desta Nota Técnica é viabilizar a consulta aos dados do GTIN (Código de Barra) permitindo a consulta automatizada pelas empresas que desejarem usar essa funcionalidade em validar as informações entre o cadastro do seu produto e o cadastro do produto do Dono da Marca através do GTIN (Código de Barra).

Está consulta buscará as informações dos dados do Código de Barra (GTIN) com base nas informações que o Dono da Marca estabelecer sendo:

  • GTIN - Consultado;
  • TIPO GTIN - GTIN 8,12,13 ou 14;
  • DESCRIÇÃO;
  • NCM;
  • CEST (Se houver).



Esta NT 2022.001 estabeleceu por momento apenas essas informações conforme acima, pois são as informações mais relevantes do produto.


Cliente pode está acessar o portal de Consulta GTIN diretamente pelo link https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfe/Gtin digitando um Código de Barra e clicando em Consultar.



Tela do Gerenciador de GTIN - (IMP500) 


Acessar Importação/Exportação → Fiscal → Gerenciador GTIN (IMP500) abrindo a tela do gerenciador conforme abaixo:



Descritivos dos campos e suas funcionalidades:

    • NCM: Digitando o nº do NCM completo ou parcial apresentar a descrição.
      • Ao apertar F2 - Consulta carrega a tela do cadastro dos NCM's para pesquisa.
    • Tipo Produto  Cliente digita o número do tipo do produto e apresenta a descrição
      • O símbolo funil é para o cliente realizar um filtro avançado aonde pode apresentar o grupo principal e na descrição do tipo de produto apresentar a mensagem "Filtro Avançado"
      • Tela do Filtro Avançado no Tipo Produto


    • STATUS

      • Selecione uma opção - Como padrão vai carregar esta opção.
      • Consulta realizada com Sucesso.
      • Consulta realizada com Rejeição.
      • Consulta não realizada.


    • REJEIÇÃO: Este campo da Rejeição só será apresentado quando o STATUS estiver na opção CONSULTA REALIZADA COM REJEIÇÃO.

      • Selecione uma Rejeição - Como padrão vai carregar esta opção.
      • 9402-Rejeição: GTIN com Zeros ou Dígitos de controle inválido
      • 9491-Rejeição: GTIN com dígito verificador inválido
      • 9492-Rejeição: GTIN não possui prefixo 789 ou 790 (Brasil)
      • 9493-Rejeição: CNPJ/CPF do Certificado de Transmissão não é emitente de NF-e ou NFC-e
      • 9494-Rejeição: GTIN inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG)
      • 9495-Rejeição: GTIN existe no CCG com situação inválida. Solicitar ao dono da marca que entre em contato com a GS1
      • 9496-Rejeição: GTIN existe no CCG, mas dono da marca não autorizou a publicação das informações. Entrar em contato com o dono da marca
      • 9497-Rejeição: GTIN existe no CCG com NCM não cadastrado
      • 9498-Rejeição: GTIN existe no CCG com NCM inválido
      • OUTRAS REJEIÇÕES NÃO CATALOGADAS

  •  
    • Botão Procurar - Após realizar os filtros, clicar no botão procurar ou passar com enter que vai carregar as informações desejadas.

    • Botão Consulta GTIN - Este servirá para enviar os produtos carregados no Grid conforme filtros estabelecidos. Neste botão será consultado o GTIN perante a SEFAZ.
      Observação: Será liberado este botão para todos os STATUS/REJEIÇÕES pois poderá ser realizado uma reconsulta quando necessário de cada situação.

    • Botão Produto - Selecionando um produto no Grid e clicando na opção produto, vai carregar o Cadastro do Produto (EST105).
       
    • Botão Exportar -  Gera com base nas informações conforme os filtros estabelecidos, sendo assim, não será exportado tudo mas sim os produtos que estiverem na grid. O arquivo será gerado em Excel conforme abaixo:



    • Botão F2 - Consulta: Apertando F2 em cima do NCM/ Tipo de Produto vai carregar a opção dos NCM's e Tipos de Produto cadastrado no Sistema Softpharma atualmente.
  •  
    • Botão F3 - Limpar Tela: Limpará todos os dados da tela.

Grid do Gerenciador de GTIN - (IMP500) 


Na tela do Grid é apresentado em colunas, uma comparação com os produtos interno do banco de dados do cliente com os dados dos produtos disponibilizados no portal da SEFAZ pelo Dono da Marca conforme abaixo:


CÓDIGOCÓD.BARRADESCRIÇÃO/APRESENTAÇÃONCMCESTGTINTIPO GTINDESCRIÇÃO (DONO DA MARCA)NCMCESTSTATUSMENSAGEMDATA ÚLTIMA CONSULTA
46420 7891000011294 MUCILON MILHO  400 GRAMAS 30041011 1701500 7891000011294 13 MUCILON Cereal Infantil Milho 400g 19011030 1701500 9490 Consulta realizada com sucesso 29/07/2022
42157 7891010013998 ABS SEMPRE LIVRE SLINEA C/ ABAS / UNID 30041011 2005000 7891010013998 13 STAYFREE NAPKIN SL ADPLUS UF SV ABA 48X8 96190000 2005000 9490 Consulta realizada com sucesso 29/07/2022


Na cor de fundo Branco são os dados do Cadastro de Produto interno e o que está com a cor de fundo Azul é o Cadastro do produto conforme retorno da SEFAZ com base nos dados do Dono da Marca disponibilizou.

Quando gerado em Excel será apresentado as mesmas colunas do Grid, um espelho do Grid para facilitar o entendimento. Abaixo um breve resumo das colunas no Excel:


Colunas Relatório Excel

Descrição

CÓDIGO
CÓD.BARRA
DESCRIÇÃO/APRESENTAÇÃO
NCM
CEST

São dos cadastros do Bando de Dados do Sistema Softpharma
GTIN (Dono da Marca)
TIPO GTIN (Dono da Marca)
DESCRIÇÃO (Dono da Marca)
NCM (Dono da Marca)
CEST (Dono da Marca)
São as informações do Dono da Marca conforme a Consulta/Retorno no portal SEFAZ
STATUS
MENSAGEM
DATA ÚLTIMA CONSULTA
Retorno da Consulta perante a SEFAZ.
Esta última parte mostra o Código de Barra (GTIN/EAN) no Portal da SEFAZ que retornou com sucesso 
ou se apresentou alguma rejeição.

Entendendo Status/Rejeição do Gerenciador de GTIN - (IMP500) 


A Consulta do GTIN funciona da seguinte forma, será enviando um arquivo de XML contendo o Código de Barra (GTIN) do Sistema Softpharma a ser consultado e terá um retorno deste Código de Barra enviado para SEFAZ sendo Consulta Realizada com Sucesso ou alguma Rejeição em relação ao Código de Barra (GTIN) enviado.


O Retorno com Sucesso ou Rejeições é sobre o Código de Barra (GTIN/EAN) do produto com base nas informações que o Dono da Marca disponibilizou. Não é Retorno do Sistema Softpharma e sim do Web Services da SEFAZ.


Menu Status/Rejeições

  • Consulta realizada com Sucesso.

Códigos / Tipos de RejeiçãoO que pode ser feito?
9490 —  Consulta realizada com sucesso

Exportar para Excel e realizar um comparativo entre os dados dos cadastros de Produtos Internos com o que o Dono da Marca estão informando perante a SEFAZ. 
Validar descrição/ NCM / CEST (Caso houver)
Ver se os produtos Descrição/Apresentação estão muito fora dos padrões do Dono da Marca.


Não é obrigatório esta validação mas é interessante para ficar atentos como está sendo informado pelo Dono da Marca na GS1-Brasil.



  • Consulta realizada com Rejeição.
Códigos / Tipos de RejeiçãoO que pode ser feito?

9402 — Rejeição: GTIN com Zeros ou Dígitos de controle inválido

Nesta rejeição são produtos que não possuem GTIN válido GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14 com pré-fixo valido.
Neste caso revisar a entrada de mercadoria do fornecedor ou verificar se foi cadastrado corretamente e substituir o Código de Barra por um novo.

9491 — Rejeição: GTIN com dígito verificador inválido

Neste caso revisar o produto pois mesmo possuindo GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14 e iniciados em 789 ou 790, o pré-fixo pode estar inválido, o que faz ser GTIN inválido perante a SEFAZ.

9492 — Rejeição: GTIN não possui prefixo 789 ou 790 (Brasil)

A consulta é apenas para GTIN com iniciais em 789 ou 790.
Em nossa base de consulta foi já definido no gerenciador de GTIN enviar apenas iniciados em 789 ou 790.

9493 — Rejeição: CNPJ/CPF do Certificado de Transmissão não é emitente de NF-e ou
NFC-e

Esta rejeição é incomum mas pode acontecer caso tenha alguma divergência de informação do cliente com o seu cadastrado.

9494 — Rejeição: GTIN inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG)

Esses erros são específicos do Dono da Marca no portal da GS1-Brasil.

Nesta situação teria que entrar em contato com o fornecedor da Nota Fiscal e verificar para atualizar o cadastro do produto no GS1-Brasil e voltar a reconsultar.

9495 — Rejeição: GTIN existe no CCG com situação inválida. Solicitar ao dono da marca que entre em contato com a GS1

9496 — Rejeição: GTIN existe no CCG, mas dono da marca não autorizou a publicação das informações. Entrar em contato com o dono da marca

9497 — Rejeição: GTIN existe no CCG com NCM não cadastrado

9498 — Rejeição: GTIN existe no CCG com NCM inválido

OUTRAS REJEIÇÕES NÃO CATALOGADAS

Pode acontecer de existir erros não catalogados, neste caso, entrar em contato com o suporte para identificação caso ocorrer para validação/Inclusão no Gerenciador de GTIN.

  • Consulta não realizada.

    São produtos que não foram consultados no portal da Web Services e precisam de atenção.
    O interessante é não ter nenhum produto nesta situação.

Produtos validados pelo Gerenciador de GTIN (IMP500) 


O Gerenciador de GTIN consultará os seguintes GTIN:

  • Iniciados com 789 ou 790 - GTIN Brasil;
  • GTIN válidos com tamanhos em GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14;
  • Produtos Ativos apenas.

Carga inicial de produtos validados pela SEFAZ 


Para facilitar a vida do contribuinte em relação a consulta de todos os seus produtos perante o Web Services da SEFAZ pelo Código de Barra (GTIN) em relação as informações prestadas pelo Dono da Marca, será incluído no banco de dados uma tabela nova com quase 55 mil produtos já consultados internamente e com retornos da SEFAZ e será feito de forma automática a comparação com o banco de dados do cliente dos seus produtos, incluindo a informação no cadastro do produto (EST105) no campo DONO MARCA caso algum Código de Barra esteja nesta listagem, conforme imagem abaixo:



A consulta realizada de quase 55 mil produtos trouxe tanto itens com sucesso quanto itens com alguma rejeição apresentada conforme comentadas neste informativo.
A ideia desta carga inicial é trazer o máximo de informação já preparada para o cliente e economizar tempo.

Gerenciador de NFC-e/NF-e - Ajuste de GTIN (FAT146/FAT148)



Introdução Ajusta GTIN - Gerenciador de NF-e/NFC-e (FAT146/FAT148) 


Conforme a publicação da Nota Técnica 2021.003 que incluiu algumas regras de validações sobre o Código de Barra (GTIN/EAN), validando no momento da transmissão do XML para SEFAZ se o código de barra enviado é válido contemplando as seguintes rejeições:

  • 882 - Rejeição: GTIN (cEAN) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 884 - Rejeição: GTIN da unidade tributável (cEANTrib) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 890 - Rejeição GTIN inexistente no Cadastro Centralizado CCG.
  • 894 - Rejeição: GTIN da unidade tributável inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) [nItem: 999]


Contudo com uma nova atualização desta NT 2021.003 versão 1.10 estabeleceu alguns critérios para ser apresentados essas rejeições conforme abaixo:

  1. Essa regra vale apenas para modelos 55 (NF-e) E

  2. Se informado GTIN (tag: cEAN) com prefixo do Brasil (iniciado em 789 ou 790) E
    Observação: Apenas Códigos de Barras Brasileiros, diferentes dessas iniciais não terão rejeições.

  3. NCM do produto consta no Anexo I – Grupo de Mercadoria para validação do GTIN E
    Observação: A listagem de NCM's iniciados conforme abaixo:
    • 2401 a 2403 Tabaco e seus sucedâneos manufaturados
    • 3001 a 3006 Produtos farmacêuticos
    • 9503 a 9505 Brinquedos, jogos, artigos para divertimento


  4. CFOP de Venda de Produção do Estabelecimento, conforme Anexo II:
    Observação: A listagem de CFOP's iniciados conforme abaixo:
    • 5.101 Venda de produção do estabelecimento
    • 5.103 Venda de produção do estabelecimento efetuada fora do estabelecimento
    • 5.105 Venda de produção do estabelecimento que não deva por ele transitar
    • 5.109 Venda de produção do estabelecimento destinada à ZFM ou ALC
    • 5.111 Venda de produção do estabelecimento remetida anteriormente em consignação industrial
    • 5.113 Venda de produção do estabelecimento remetida anteriormente em consignação mercantil
    • 5.116 Venda de produção do estabelecimento originada de encomenda p/ entrega futura
    • 5.118 Venda de produção do estabelecimento entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem
    • 5.122 Venda de produção do estabelecimento remetida p/ industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente
    • 5.401 Venda de produção do estabelecimento quando o produto esteja sujeito a ST
    • 5.402 Venda de produção do estabelecimento de produto sujeito a ST, em operação entre contribuintes substitutos do mesmo produto
    • 6.101 Venda de produção do estabelecimento
    • 6.103 Venda de produção do estabelecimento, efetuada fora do estabelecimento
    • 6.105 Venda de produção do estabelecimento que não deva por ele transitar
    • 6.107 Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte
    • 6.109 Venda de produção do estabelecimento destinada à ZFM ou ALC
    • 6.111 Venda de produção do estabelecimento remetida anteriormente em consignação industrial
    • 6.113 Venda de produção do estabelecimento remetida anteriormente em consignação mercantil
    • 6.116 Venda de produção do estabelecimento originada de encomenda p/ entrega futura
    • 6.118 Venda de produção do estabelecimento entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem
    • 6.122 Venda de produção do estabelecimento remetida p/ industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente
    • 6.401 Venda de produção do estabelecimento quando o produto sujeito a ST
    • 6.402 Venda de produção do estabelecimento de produto sujeito a ST, em operação entre contribuintes substitutos do mesmo produto
    • 7.101 Venda de produção do estabelecimento
    • 7.105 Venda de produção do estabelecimento, que não deva por ele transitar
    • 7.127 Venda de produção do estabelecimento sob o regime de drawback


Só será apresentado a rejeição de GTIN 882, 884, 890 e 894 quando ao emitir o documento fiscal siga os 4 critérios apresentados, ou seja, se for NF-e, se GTIN for iniciado 789 ou 790 válido, se tiver os NCM's citados e algum CFOP da listagem será validado o código de barra (GTIN) do documento, caso contrário, não teremos rejeições na emissão.


Caso apresente rejeições no Documento Fiscal emitido fizemos um contorno no Sistema Softpharma em que o usuário possa realizar os ajustes necessários no documento e retransmitir novamente está nota fiscal para a SEFAZ.

Tela do Ajusta GTIN - Gerenciador de NF-e (FAT146) 


Quando cliente tentar emitir uma NF-e com o produto com código de barra que inicie 789 ou 790 válido, dentro dos NCM's especificados e dos CFOP's da listagem e ao ser enviado para a SEFAZ retorne, como por exemplo, a rejeição 890 conforme tela abaixo, o mesmo terá que realizar o tratamento no Gerenciador de NF-e (FAT146).



Na rejeição apresentará bem abaixo a mensagem para tratar via aplicativo FAT146-Gerenciador de NF-e. Com isso acessar Lançamento → Faturamento → Gerenciador de NF-e (FAT146), colocando na situação como REJEITADA PELA SEFAZ e clicar no procurar. Localizar a nota fiscal que rejeitou na coluna, status com o código da rejeição 890. Conforme abaixo:



Lembrando que no status REJEITADA PELA SEFAZ apresenta todas as rejeições, não só as que tiveram a rejeição 890, assim ficar atento ao selecionar a nota.

Selecione a nota fiscal (neste exemplo, selecionarei a nota fiscal n.º 6210) e depois clique em VISUALIZAR, logo apresentará a tela do visualizar XML.

Ao lado da versão layout será apresentado o status da rejeição da nota fiscal, motivo qual o cliente conseguirá saber que se trata a nota caso tenha selecionado errado e no menu lateral terá a opção AJUSTA GTIN.

A opção AJUSTA GTIN só será disponibilizada se a rejeição ocorrida na nota fiscal NF-e for:

  • 882 - Rejeição: GTIN (cEAN) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 884 - Rejeição: GTIN da unidade tributável (cEANTrib) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 890 - Rejeição GTIN inexistente no Cadastro Centralizado CCG.
  • 894 - Rejeição: GTIN da unidade tributável inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) [nItem: 999]

Caso contrário não será exibida esta opção.


Quando clicado em AJUSTA GTIN abrirá a tela AJUSTA GTIN conforme abaixo:

Será carregado TODOS OS PRODUTOS da Nota Fiscal emitida pois, por mais que a SEFAZ retorne o item que está sendo recusado na própria rejeição, o cliente tem a possibilidade de ajustar e consulta todos os produtos da Nota Fiscal e revisar o cadastro do produto.

A opção do AJUSTA GTIN/EAN será da seguinte forma sugestiva:

  • Sequência: do Item da Nota Fiscal (Ordenação);
  • Descrição Produto (XML): Informação que saiu no XML emitido;
  • GTIN XML (EAN): Informação que saiu no XML emitido;
  • Descrição/Apresentação do Produto (EST105): Informação do Cadastro do Produto - EST105 atual;
  • GTIN Produto (EAN) (EST-105):  Informação do Cadastro do Produto - EST105 atual.


Quando selecionado um item, conforme este primeiro, código 43199 ANADOR 10 MG 1 LOTE E MS, código de Barra 7896026303408 e clicado na opção na lateral, PRODUTO, será trazido a tela de Cadastro de Produto (EST105) carregado com as informações do produto selecionado conforme abaixo:



A opção do AJUSTA GTIN é sobre o código de barra (GTIN/EAN) do produto, ou seja, não tem a ver com descrição, não tem a ver com Lote/Vencimento/Registro MS, tem a ver com o código de barra, se é válido no cadastro do produto ou não. Por isso, caso receba qualquer rejeição listados acima sobre o GTIN, o cliente tem que verificar se o GTIN do cadastro tem as informações do DONO DA MARCA e se existe no portal da SEFAZ que é o GS1-Brasil, caso contrário continuará recebendo rejeição.

Usando como exemplo o produto código 43199 ANADOR 10 MG 1 LOTE E MS, código de Barra 7896026303408 vamos alterar algumas informações dele conforme abaixo:

Descrição Antes

Descrição Ajustada

ANADOR 10 MG 1 LOTE E MSANADOR 10 MG 


Código de Barra (GTIN) Antes

Código de Barra (GTIN) Ajustada

78960263034087896112411529 

Quando ajustado qualquer informação do produto, por exemplo, a Descrição/Apresentação ou trocando o Código de Barra do produto e clicado em GRAVAR, fechando logo em seguida a tela do cadastro do produto e ao retornar a tela do AJUSTA GTIN será apresentado o cadastro do produto atualizado conforme abaixo:

Ao fechar esta tela do AJUSTA GTIN e voltar para a tela do Gerenciador de NF-e, vai apresentar a mensagem automaticamente se deseja retransmitir novamente a Nota Fiscal conforme abaixo:

Caso apresente novamente rejeição em outro produto, basta executar a mesma operação realizada, clicando em visualizar e abrindo a opção do AJUSTA GTIN.

Tela do Ajusta GTIN - Venda NFC-e (FAT103) e no Gerenciador de NFC-e (FAT148) 


Quando cliente tentar emitir uma NFC-e com o produto com código de barra que inicie 789 ou 790 válido, dentro dos NCM's especificados e dos CFOP's da listagem e ao ser enviado para a SEFAZ retorne, como por exemplo, a rejeição 890 conforme tela abaixo, teremos duas situações para ser tratado em relação a NFC-e:

A Rejeição por GTIN só é válida para modelo de documento 55 (NF-e) contudo adequamos para documento modelo 65 (NFC-e) caso tenha alguma mudança na Nota Técnica no futuro.


Tela de Venda da NFC-e (FAT103) 



A opção F8-Cadastro de Produtos (EST105) só será disponibilizada se a rejeição ocorrida na nota fiscal NFC-e for:

  • 882 - Rejeição: GTIN (cEAN) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 884 - Rejeição: GTIN da unidade tributável (cEANTrib) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 890 - Rejeição GTIN inexistente no Cadastro Centralizado CCG.
  • 894 - Rejeição: GTIN da unidade tributável inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) [nItem: 999]

Caso contrário não será exibida esta opção.



Quando clicado no F8 - CADASTRO DE PRODUTO(EST105), será carregado a tela do Cadastro do Produto (EST105) já com o produto que apresentou a rejeição conforme abaixo:



Quando ajustado qualquer informação do produto, por exemplo, a Descrição/Apresentação ou trocando o Código de Barra do produto e clicado em GRAVAR, fechando a tela do cadastro de produto e voltando para a tela da Rejeição basta apertar F9 - Retransmitir Novamente que será recriado as informações para ser transmitido novamente para SEFAZ.



A opção do AJUSTA GTIN é sobre o código de barra (GTIN/EAN) do produto, ou seja, não tem a ver com descrição, não tem a ver com Lote/Vencimento/Registro MS, tem a ver com o código de barra, se é válido no cadastro do produto ou não. Por isso, caso receba qualquer rejeição listados acima sobre o GTIN, o cliente tem que verificar se o GTIN do cadastro tem as informações do DONO DA MARCA e se existe no portal da SEFAZ que é o GS1-Brasil, caso contrário continuará recebendo rejeição.


Caso apresente novamente rejeição em outro produto, basta executar a mesma operação realizada, clicando em visualizar e abrindo a opção do AJUSTA GTIN.



Gerenciador de NFC-e (FAT148) 

No Gerenciador de NFC-e (FAT148) não tem o status de Rejeitada da NFC-e, contudo, existe a situação onde o cliente está enviando as NFC-e em modo Contingência e precisa retransmitir as notas que estão como pendentes de envio em outro momento do seu dia.


Venda NFC-e em Contingência

Acessar Lançamento → Faturamento → Gerenciador de NFC-e (FAT148) no Status PENDENTE DE ENVIO. Esta Nota nº 182340, por exemplo, está com o Status de pressione F8.

Quando pressionado  F8 - Retransmitir para a SEFAZ e retornar, por exemplo, com a rejeição 890, será apresentado no mesmo campo Status conforme abaixo:

Selecione a nota fiscal novamente, neste exemplo, selecionarei a nota fiscal n.º 182340, depois clique em VISUALIZAR, logo apresentará a tela do visualizar XML. Ao lado da versão layout será apresentado o status da rejeição da nota fiscal, motivo qual o cliente conseguirá saber que se trata a nota caso tenha selecionado errado e no menu lateral terá a opção AJUSTA GTIN.

A opção AJUSTA GTIN só será disponibilizada se a rejeição ocorrida na nota fiscal NFC-e for:

  • 882 - Rejeição: GTIN (cEAN) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 884 - Rejeição: GTIN da unidade tributável (cEANTrib) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 890 - Rejeição GTIN inexistente no Cadastro Centralizado CCG.
  • 894 - Rejeição: GTIN da unidade tributável inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) [nItem: 999]

Caso contrário não será exibida está opção.



Quando clicado em AJUSTA GTIN abrirá a tela AJUSTA GTIN conforme abaixo:



Será carregado TODOS OS PRODUTOS da Nota Fiscal emitida pois, por mais que a SEFAZ retorne o item que está sendo recusado na própria rejeição, o cliente tem a possibilidade de ajustar e consulta todos os produtos da Nota Fiscal e revisar o cadastro do produto.


A opção do AJUSTA GTIN/EAN será da seguinte forma sugestiva:

  • Sequência: do Item da Nota Fiscal (Ordenação);
  • Descrição Produto (XML): Informação que saiu no XML emitido;
  • GTIN XML (EAN): Informação que saiu no XML emitido;
  • Descrição/Apresentação do Produto (EST105): Informação do Cadastro do Produto - EST105 atual;
  • GTIN Produto (EAN) (EST-105):  Informação do Cadastro do Produto - EST105 atual.


Quando selecionado um item, conforme este primeiro, código 43199 ANADOR 10 MG, código de Barra 7892917598762 e clicado na opção na lateral, PRODUTO, será trazido a tela de Cadastro de Produto (EST105) carregado com as informações do produto selecionado conforme abaixo:



Usando como exemplo o produto código 43199 ANADOR 10 MG , código de Barra 7892917598762 vamos alterar algumas informações dele conforme abaixo:

Descrição Antes

Descrição Ajustada

ANADOR 10 MG ANADOR 10 MG 1 LOTE E MS 


Código de Barra (GTIN) Antes

Código de Barra (GTIN) Ajustada

78929175987627896026303408 

Quando ajustado qualquer informação do produto, por exemplo, a Descrição/Apresentação ou trocando o Código de Barra do produto e clicado em GRAVAR, fechando logo em seguida a tela do cadastro do produto e ao retornar a tela do AJUSTA GTIN será apresentado o cadastro do produto atualizado conforme abaixo:


Ao fechar esta tela do Ajusta GTIN e voltar para a tela do Gerenciador de NFC-e, vai apresentar a mensagem automaticamente se deseja retransmitir novamente a Nota Fiscal conforme abaixo:



Caso apresente novamente rejeição em outro produto, basta executar a mesma operação realizada, clicando em visualizar e abrindo a opção do AJUSTA GTIN.