Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 210.0, e através deste informativo vamos abordar sobre a integração com o Hub de Prescrição e a possibilidade de utilizar Receitas Digitais no sistema.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.


Receita Digital


O Linx Softpharma possui a integração com o Hub de Prescrição, o qual atualmente, em parceria com a Memed e a Mevo, consulta e disponibiliza as receitas prescritas eletronicamente aos pacientes.

Para utilizar a funcionalidade no Linx Softpharma, é necessário ter o produto 141- Receita Digital - 1.0 liberado para a filial. Para liberá-lo entre em contato com o nosso time comercial. 


  • Na tela de Pré-venda ou na tela de Venda (NFC-e, SAT, MF-e, ECF e NF-e) pressione Ctrl+O e selecione a opção Receita Digital ou pressione Ctrl+R para iniciar.


  • Insira o Token da Receita e se necessário o Código de Acesso, em seguida pressione Pesquisar.
    • Alguns parceiros, como a Mevo, solicitam o código de acesso. Caso não tenha recebido um código de acesso, preencha apenas o Token da Receita.


  • Após comunicar com o Hub de Prescrição, caso a receita seja localizada e hajam medicamentos a serem dispensados, os dados serão mostrados em tela conforme a imagem abaixo:


  • As informações apresentadas são:
    • Data de Prescrição: data em que a receita foi prescrita.
    • Prescrição Assinada: se a prescrição está assinada digitalmente pelo prescritor. 
    • Dados do Paciente: informações referentes ao paciente, ex: nome, documento, sexo.
    • Dados do Prescritor: informações referentes ao prescritor (médico, dentista), ex: nome, conselho, número do conselho e UF do conselho.
    • Informações dos medicamentos prescritos:
      • Descrição: nome do medicamento.
      • Qtde Restante: quantidade restante para dispensação.
      • Qtde Dispensada: quantidade já dispensada em outras vendas.
      • Uso Contínuo: se o medicamento vem sinalizado como uso contínuo.
      • Dispensa Eletrônica: se o medicamento permite dispensa eletrônica. Caso o medicamento não permita dispensa eletrônica, o sistema não irá permitir que um produto seja vinculado para venda.
      • Duas Vias: se o medicamento precisa de duas vias impressas da receita.
      • Lista/Portaria 344: se o medicamento consta em alguma Lista da Portaria 344 de medicamentos.
      • Posologia: indicação de dose adequada para consumo.
    • Os medicamentos apresentação um status:

Com produto vinculado: quando o medicamento já foi vinculado à um produto do sistema para a emissão da venda.

Item não permite dispensa eletrônica: quando o medicamento foi retornado com a informação de Dispensa Eletrônica igual a NÃO, o sistema não permitirá realizar o vínculo de um produto do sistema para a venda. 

Sem produto vinculado: permite que o medicamento seja vinculado à um produto do sistema para a venda. Ao vincular um medicamento da receita à um produto do sistema, o sistema irá realizar a dispensação eletrônica do medicamento ao finalizar a venda.


    • Para vincular o medicamento à um produto no sistema, pressione Enter ou duplo clique no item

    • Em seguida informe o código de barras ou pressione F2 para consultar o cadastro do produto.
    • Insira a quantidade a ser dispensada (vendida) e quando necessário, selecione o lote do medicamento.
    • Após, grave as informações.


Importante!

    • Alguns parceiros, como a Memed por exemplo, realizam a dispensa completa das quantidades do medicamento, portanto, caso seja realizada a venda de uma quantidade menor do que a solicitada pela receita, o cliente não conseguirá comprar posteriormente as quantidades restantes, visto que a dispensa será realizada integralmente. Quando isso ocorrer, o sistema exibirá um alerta conforme demonstrado abaixo:



    • É possível desvincular um produto já vinculado, para isso pressione Enter ou duplo clique no item.
    • Selecione o produto vinculado e pressione Delete.
    • Após, grave as informações.


    • Através da opção Verificador de Conformidade é possível direcionar-se ao portal do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para aferir se um arquivo assinado com certificado ICP-Brasil está em conformidade com a Resolução CG ICP-Brasil n° 182, de 18 de fevereiro de 2021 (DOC-ICP-15). O Verificador também afere a conformidade de assinaturas eletrônicas avançadas providas no âmbito da Plataforma gov.br, nos termos da Lei nº 14.063/2020, do Decreto nº 10.543/2020 e da Portaria Conjunta ITI/CC/PR SGD/SEDGG/ME nº 1/2021.


    • Através da opção é possível consultar uma nova receita. Dessa forma é possível realizar  dispensação de várias receitas na mesma venda.



  • Após realizar o vínculo dos medicamentos a serem vendidos, clique em Prosseguir ou pressione F4 para retornar a tela de vendas.


  • Os itens serão inseridos automaticamente na venda.


  • É possível incluir outros itens na venda além dos itens dispensados pela receita.
  • Caso seja necessário inserir informações de CR/Posologia, o sistema trará automaticamente as informações já coletadas através da receita, para que não haja a necessidade de preenchimento manual. Porém, se necessário, é possível editá-las.


  • Ao finalizar a venda os medicamentos serão dispensados eletronicamente.


  • Caso a venda seja cancelada ou seja feito um retorno de cliente para um medicamento que foi dispensado eletronicamente, o sistema irá desfazer a dispensa, para que o cliente possa realizar a compra novamente.


  • É possível saber se uma venda foi realizada através de Receita Digital pelo sistema através do programa Consulta Rápida de Notas - EST160 (Relatórios > Faturamento > Consulta Rápida NF), através do campo Receita Digital apresentado no grid.



Gerenciador Receita Digital - IMP495


O Gerenciador Receita Digital é acessado pelo menu SNGPC > Gerenciador de Receitas > Gerenciador de Receita Digital. Através dele é possível visualizar algumas informações das vendas que foram realizadas através da receita digital e realizar também realizar algumas ações.

  • O Gerenciador possui filtros de:
    • Filial: para filtrar a filial correspondente aos dados.
    • Situação da Dispensa com as opções:
      • Geral: apresenta todas as receitas que tiveram a venda realizada e com produto vinculado através da tela de Receita Digital.
      • Dispensada: apresenta as receitas que foram dispensadas eletronicamente pela venda. 
      • Cancelada: apresenta as receitas que foram dispensadas eletronicamente pela venda e em seguida foram canceladas, cancelando também a dispensa.
      • Para Dispensar: apresenta as receitas que ao finalizar a venda tenha ocorrido erro para concluir a dispensa eletrônica.
      • Para Cancelar: apresenta as receitas que ao cancelar tenha ocorrido erro para concluir e desfazer a dispensa eletrônica.
    • Intervalo de Emissão: para selecionar o período de visualização dos dados.
    • Filtro Adicional:
      • Nota: permite filtrar por uma nota de venda específica.
      • Receita: permite filtrar por um token de receita específico. 
      • Produto: permite filtrar por um produto específico.


    • A tela fornece as informações de Código da Receita (Token), data de emissão da venda, Número da nota de venda, Série da nota de venda, Tipo da nota, Destinatário (cliente), Situação (dispensada, cancelada, para dispensar ou para cancelar) e o Parceiro correspondente a receita.


  • Quando a receita possui a situação Para Dispensar, sinalizando que ao finalizar a venda o sistema não conseguiu concluir a dispensa eletrônica, é possível tentar realizar a dispensa novamente através da opção Dispensar.
  • Quando a receita possui a situação Para Cancelar, sinalizando que ao finalizar o cancelamento o sistema não conseguiu concluir o cancelamento da dispensa eletrônica, é possível realizar o cancelamento novamente através da opção Cancelar
  • Através da opção Salvar Cópia da Receita é possível realizar o download do pdf da receita para armazenamento. Podem ocorrer casos em que os parceiros não retornem o link para baixar o arquivo. 


  • É possível permitir que os usuários tenham acesso apenas aos dados de sua filial. Para isso utilize a opção em Parâmetros > Usuários e para o programa IMP495 ajuste a Guia 1.
    • Desmarque a Guia 1 para permitir acesso aos dados somente da filial logada.
    • Marque a Guia 1 para permitir acesso aos dados de todas as filiais.