Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 210.100, e através deste informativo vamos abordar sobre a integração com o Proffer, uma melhoria na tela de NF-e Ajuste - Entrada/Saída, melhoria no processo de correção de Rejeições por Código de Benefício e alteração na funcionalidade F10 - Gerar Inventário no relatório Inventário de Estoque.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.


Proffer - IMP150


O Linx Softpharma possui a integração com o Proffer, um sistema para calculo de preço/descontos para mercadorias, com intuito de ajudar ao cliente a encontrar o preço ótimo para cada produto em cada loja, visando aumentar a competitividade diante a concorrência e maximizar o lucro.


  • A Proffer é uma aplicação de terceiros, caso haja interesse em suas funcionalidades primeiramente será necessário contato com a Proffer para a contratação de seus serviços.
  • Para utilizar a integração da Proffer no Linx Softpharma, é necessário ter o produto 143- Proffer - 1.0 liberado para a filial. Para liberá-lo entre em contato com o nosso time comercial. 


  • Com a utilização de um aplicativo próprio a Proffer consulta os dados de produtos, usuários e convênios do cliente. Realizando o tratamento dos dados coletados calcula descontos e preços com intuito de tornar suas lojas mais competitivas frente a concorrência. Essas informações são enviados ao Site da Proffer onde o cliente pode verificar os valores calculados e selecionar quais descontos e preços deseja aderir e praticar em sua loja. O Softpharma irá realizar consultas periódicas ao site da Proffer buscando os dados a serem atualizados no sistema.

Importante!

    1. A Poffer realiza a leitura e envio dos dados do cliente através de um aplicativo próprio, ficando a instalação do mesmo sob responsabilidade da Proffer
    2. Somente após usuário aprovar os descontos e preços no Site da Proffer os valores serão atualizados no Softpharma.

  • Existem duas regras para definir a aplicação de descontos e preços, uma para produtos classificados como Medicamentos e outra para produtos classificados como Outros. A classificação como Medicamentos ou Outros é realizada pelo Proffer de acordo com os dados coletados por eles.
    • Regra de Descontos, quando Medicamentos.
      Desconto será aplicado ao convênio, produtos e modalidades de pagamento indicadas pela Proffer, sendo assim aplicada a todas as filiais.


    • Regra de Preços, quando Outros.
      Será atualizado Preço de venda dos Produtos indicados pela Proffer, mantendo o percentual de lucro recalculando apenas o preço de custo, sendo assim aplicada a cada filial individualmente.


  • A configuração do Proffer será realizada por filial.
    • A URL será preenchida com valor padrão.
    • Usuário e senha serão fornecidos pela Proffer.
    • No intervalo de execução deve ser informado com que periodicidade (em horas) deve ser realizada a consulta ao site da Proffer.
    • A consulta será realizada preferencialmente pelo terminal prioritário, sendo utilizado outro somente quando o informado estiver indisponível.

  • Na aba movimentação podem ser conferidos os descontos e preços que já foram aplicados ao softpharma.
    • Clicando no botão Consultar Proffer, será realizada uma consulta imediata ao site do Proffer alimentando o softpharma com qualquer alteração que tenha sido realizada no site e aprovada pelo cliente. 

  • Promoção: Apresenta um número de identificação único, com ele o cliente pode confrontar aquilo que foi atualizado no Softpharma com o que foi aceito no site da Proffer.
  • Filial: Apresenta o numero da filial onde houve a atualização de dados.
  • Tipo: Informa qual a regra utilizada para calcular os preços e descontos.
  • Produto: Produto que recebeu alteração.
  • Convênio: Convênio no qual foi aplicado o desconto.
  • A Vista(%): Valor de desconto aplicado a vista.
  • Prazo(%): Valor do desconto aplicado a prazo.
  • Cartão(%): Valor do desconto aplicado a cartão
  • Cheque(%): Valor do desconto aplicado a cheque.
  • Preço: Preço de venda aplicado ao produto.
  • Data: Data em que ocorreu a atualização no Softpharma.
  • Terminal: Terminal que realizou a comunicação com o site da Proffer.


Nota

  1. As colunas Filial e Preço serão preenchida somente para o tipo Outros, de acordo com a regra de preço.
  2. As colunas Convênio, A Vista(%), Prazo(%), Cartão(%) e Cheque(%) serão preenchidas somente para o tipo Medicamentos, de acordo com a regra de descontos.


NF-e Ajuste (Entrada/Saída) - LIF105


O Transf. ICMS/CIAP/NF Ajuste é acessado pelo menu Lançamento > Faturamento > Transf. ICMS/CIAP/NF Ajuste. A tela foi ajustada para as seguintes operações:

  • Emissão NF-e Ajuste - Entrada


  • Emissão NF-e Ajuste - Saída


  • Os ajustes realizados foram:
    • Série: por padrão ainda é preenchida com série que está sendo utilizada para o tipo de nota, porém, pode ser selecionada um série cadastrada diferente.
    • CST: O Padrão para o campo é 90 - Outras, podendo ser alterado para os seguintes CST
      • 00 - TRIBUTADO INTEGRALMENTE.
      • 10 - TRIBUTADA E COM COBRANÇA DE ICMS POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. 
      • 20 - COM REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO.
      • 60 - ICMS COBRADO ANTERIORMENTE POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
    • Descrição do produto: Será carregado a descrição do produto em que foi configurado a CFOP na configuração Tributária, contudo campo fica editável para cliente colocar a descrição desejada do produto.
    • Data Emissão: Carregada automaticamente data atual. Campo Livre para preenchimento pelo cliente desde que não seja emitido retroativo para não gerar erro de sequenciamento de datas.
    • Mês/Ano Apuração:
      • Quando NF-e Ajuste - Entrada campo habilitado para edição. 
      • Quando NF-e Ajuste - Saída campo engessado.
    • Base de ICMS: Liberado apenas para CST 00, 10, 20 e 90.
    • Vlr. Redução de Base: Liberado apenas para CST 20. Deve ser informada Base de Cálculo já reduzida.
    • % Alíq. ICMS: Liberado apenas para CST 00, 10, 20 e 90.
    • Valor de ICMS: Liberado apenas para CST 00, 10, 20 e 90.
    • Base de ICMS ST: Liberado apenas para CST 10, 90.
    • % Alíq. ICMS ST: Liberado apenas para CST 10, 90.
    • Valor de ICMS ST: Liberado apenas para CST 10, 90.
    • Base de ICMS ST Ret.: Liberado apenas para CST 60.
    • % Alíq. ICMS ST Ret.: Liberado apenas para CST 60.
    • Valor de ICMS ST Ret.: Liberado apenas para CST 60.

Ajuste Rejeições Código de Benefício (NF-e/NFC-e)


Foi implementada melhoria para que seja possível realizar o ajuste de Rejeição de Código de Benefícios para notas NFC-e emitidas em Contingência e notas NF-e rejeitadas.

Contingência NFC-e

  • No menu Lançamentos > Faturamento > Gerenciador NFC-e podem ser verificadas as notas emitidas na farmácia. Notas que estiverem com situação Pendente de Envio podem ser selecionadas e retransmitidas pressionando F8, caso nota seja rejeitada será atualizado o status da mesma informando qual o motivo.

  • Nesta melhoria estão sendo contempladas as seguintes rejeições:
    • Rejeição 928: Informado código de benefício fiscal para CST sem benefício fiscal.
    • Rejeição 930: CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício fiscal.
    • Rejeição 931: Informado código de benefício fiscal incompatível com CST e UF.
  • Selecionada a nota que deseja corrigir, clique no botão Visualizar, será aberta uma nova janela contendo informações da nota.
  • Para prosseguir com a correção clique no botão AJUSTA CÓD. BENEF.


  • Clicando nesse botão uma segunda tela irá abrir, nela podemos identificar as seguintes informações:
    • Sequência: Posição do Item na Nota. 
    • Código: Código Interno do Item.
    • Código de Barra: Código de Barra do Item na Nota.
    • Descrição do produto: Descrição do item na nota.
    • CST/CSOSN: CST para o Regime Normal, CSOSN para Simples Nacional.
    • Código de benefício: Essa coluna pode ou não estar preenchida, dependendo da rejeição que estiver sendo tratada.
    • Quantidade: Quantidade do item na nota.


  • Caso exista mais de um item selecione o desejado e clique no botão CÓD. BENEF. 
  • Irá abrir a tela de Configuração Tributária Item, com o campo COD. BENEF. já em foco.
  • Informe o código de benefício e clique em gravar.


Campo COD. BENEF.

  • O código de benefício pode ser digitado diretamente no campo, mas também pode ser exibida uma lista de códigos de benefício pressionando o botão F2.

  • Lembrando que os códigos vão ser apresentados conforme o que o cliente já possui cadastrado para seu Estado.


  • Após informar o código de benefício e gravar basta fechar as telas e voltar ao Gerenciador NFC-e.
  • No Gerenciador NFC-e a mensagem "Houve alteração na NFC-e. Deseja Transmitir Agora?" será exibida automaticamente .
  • Clicando em sim a nota será retransmitida a SEFAZ alterando seu status para "100 - Autorizado o Uso da NFC-e".


Notas NF-e

  • Caso uma venda NF-e seja rejeitada será exibida uma mensagem orientando acessar o Gerenciador NF-e para realizar o ajuste e retransmissão da nota.

  • No menu Lançamentos > Faturamento > Gerenciador NF-e podem ser verificadas as notas que foram rejeitadas selecionando a Situação "Rejeitada pela SEFAZ".
  • Nesta melhoria estão sendo contempladas as seguintes rejeições:
    • Rejeição 928: Informado código de benefício fiscal para CST sem benefício fiscal.
    • Rejeição 930: CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício fiscal.
    • Rejeição 931: Informado código de benefício fiscal incompatível com CST e UF.


Tipo de emissão

  • Lembrando que não apenas para vendas NF-e, isso vale também para qualquer tipo de emissão NF-e que sofra as rejeições mencionadas.


  • Selecionada a nota que deseja corrigir, clique no botão Visualizar, será aberta uma nova janela contendo informações da nota.
  • Para prosseguir com a correção clique no botão AJUSTA CÓD. BENEF.


  • Assim como no ajuste das NFC-e, clicando nesse botão uma segunda tela irá abrir, com as mesmas informações:
    • Sequência: Posição do Item na Nota. 
    • Código: Código Interno do Item.
    • Código de Barra: Código de Barra do Item na Nota.
    • Descrição do produto: Descrição do item na nota.
    • CST/CSOSN: CST para o Regime Normal, CSOSN para Simples Nacional.
    • Código de benefício: Essa coluna pode ou não estar preenchida, dependendo da rejeição que estiver sendo tratada.
    • Quantidade: Quantidade do item na nota.


  • Caso exista mais de um item selecione o desejado e clique no botão CÓD. BENEF. 
  • Diferentemente do ajuste de NFC-e aqui não será aberta a tela Configuração Tributária Item, apenas uma tela chamada CÓD. BENEFÍCIO.

  • Marque o checkbox "SEM CÓD. BENEFÍCIO" caso não haja código a ser informado.
  • Caso contrário informe o código de benefício. Aqui também é possível pressionar F2 para selecionar um dos códigos já cadastrados no Softpharma.


Campo COD. BENEF.

  • Aqui o vínculo de código de benefício não é fixado no cadastro de produto ou em qualquer outra operação do Softpharma, sendo apenas gravado no XML do documento fiscal.


  • Após informar o código de benefício e gravar basta fechar as telas e voltar ao Gerenciador NFC-e.
  • No Gerenciador NF-e a mensagem "Houve alteração na NF-e. Deseja Transmitir Agora?" será exibida automaticamente .
  • Clicando em sim a nota será retransmitida a SEFAZ alterando seu status para "100 - Autorizado o Uso da NF-e".


Inventário de Estoque - EST160


A partir da release 210.100 todos os usuários da farmácia terão acesso a funcionalidade F10 - Gerar Inventário, independente de sua função.

  • Acesse o menu Relatórios>Estoque>Inventário e pressione F10 no teclado


  • Será necessária a liberação mediante senha de um usuário que seja Gerente ou Supervisor
  • Após a identificação do colaborador basta gerar o inventário