Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 211.100, e através deste informativo iremos abordar duas novas formas de Promoções com Kit de Produtos e Venda Agregada, e ainda a Captação de receitas para envio ao Plugpharma.

Maiores informações referentes a estas inovações, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.


Promoção Kit de Produto / Venda Agregada

O Linx Softpharma agora possui uma nova funcionalidade para cadastrar promoções do tipo Kit de Produtos e Venda Agregada.

Através do menu Lançamentos > Estoque > Kit Produtos/Venda Agregada é possível acessar o programa EST410 - Promoção Kit de Produtos / Venda Agregada e através dela, cadastrar dois novos tipos de promoções no Linx Softpharma: 

  • Kit de Produtos: permite conceder descontos somente após inserir todos os produtos pertencentes à promoção na venda.
    • Ex: ao inserir na tela de vendas o Shampoo X e o Condicionador Y o desconto é concedido. Porém, se inserir apenas um dos produtos pertencentes ao kit, o desconto não é concedido. 
  • Venda Agregada: permite conceder descontos em produtos definidos somente após inserir outros produtos na venda, oferecendo assim uma venda agregada ao consumidor.
    • Ex: inserido como ativador da promoção o Shampoo X, o qual concede um desconto no Condicionador Y se o consumidor também levá-lo.


Na tela EST410 - Promoção Kit de Produtos / Venda Agregada é possível visualizar as promoções cadastradas.

  • Utilize o filtro Filial de Criação para selecionar quais filiais criaram promoções que deseja visualizar em tela.
  • O filtro Situação disponibiliza as opções Geral , Em Manutenção, Liberada, Vencida e Encerrada, para filtrar a situação em que as promoções cadastradas se encontram.
    • Em Manutenção: promoção que foi ou está sendo criada.
    • Liberada: promoção criada e já liberada para uso no sistema, conforme vigência registrada.
    • Vencida: promoção liberada que possui data de vigência menor que a data atual, tornando a promoção vencida. Essa situação é inserida apenas automaticamente pelo sistema.
    • Encerrada: promoção criada, liberada e em excluída, para não ser mais utilizada, dessa forma fica com o status Encerrada. Quando a promoção é criada Em Manutenção e em seguida excluída, não fica com o status Encerrada, ela é excluída definitivamente do sistema.
  • É possível filtrar as promoções pelo Tipo de Promoção, entre Kit de Produtos e Venda Agregada. E ainda utilizar um Intervalo de Criação para filtrar um período específico.
  • Em tela são apresentados o Código, a Descrição, o Tipo de Promoção, a Situação, a Data Inicial e Data Final de vigência, as Filiais que fazem parte da promoção e os Dias da Semana em que será aplicada. Também é possível visualizar a Data de Criação, o Usuário e Data de última alteração.


Para visualizar as informações completas de uma promoção cadastrada, selecione e pressione Enter.

Através da opção Novo é possível realizar o cadastro de uma nova promoção.

Para liberar uma promoção com a situação Em Manutenção, Vencida ou Encerrada é necessário selecioná-la e pressionar Liberar.

Cadastrando uma nova promoção

Ao pressionar a opção Novo o sistema abre o programa Regra de Promoção - EST410A

Selecione o Tipo de Promoção que deseja cadastrar entre Venda Agregada ou Kit de Produtos.


Kit de Produtos

Permite criar uma promoção onde é possível conceder descontos somente após inserir todos os produtos pertencentes à promoção na tela de vendas.

Quando selecionado o Tipo de Promoção Kit de Produtos, serão demonstradas em tela duas abas, Dados/Vigência e Produtos.

  • Em Dados/Vigência informe uma descrição para a promoção, selecione para quais filiais, período de vigência e os dias da semana em que a promoção será aplicada.
  • Após, pressione Próximo ou selecione a aba Produtos.


  • Na aba Produtos serão inseridos quais produtos pertencem ao kit, sendo necessário inseri-los todos na tela de vendas para só então os descontos serem aplicados.

  • É necessário selecionar o campo Opção de valor a ser utilizado na venda com uma das opções:
    • Utilizar o % de Desconto sobre o Preço de Venda do cadastro do produto, onde na venda o sistema irá aplicar o % cadastrado na lista em cima do preço de venda atual do produto.
    • Utilizar o Valor c/ Desconto independente do Preço de Venda do cadastro do produto, onde o sistema irá aplicar o Valor c/ Desconto cadastrado na lista ao realizar a venda. 
  • Através da opção Filtro por é possível inserir o Produto individual ou um Agrupamento.
    • Quando selecionada a opção Agrupamento, será inserido em tela o produto principal do agrupamento e a promoção será aplicada em todos os produtos pertencentes ao agrupamento.
  • Informe o Produto (ou Produto Principal), a Quantidade necessária na venda e o Desconto(%).
    • É possível editar o item selecionando-o e pressionando Enter ou excluir através do Delete.


  • Em seguida pressione Finalizar ou Salvar para incluir a nova promoção em tela com a situação Em Manutenção.


Para formar um Kit de produtos é necessário o cadastro de pelo menos um produto com quantidade maior que 1 ou dois produtos.



Venda Agregada

Permite criar uma promoção onde é possível conceder descontos em produtos definidos, somente após inserir determinados produtos na venda. Ex: Compre X e ganhe 10% em Y.

Quando selecionado o Tipo de Promoção Venda Agregada, serão demonstradas em tela as abas Dados/Vigência, Ativar e Benefício.

  • Em Dados/Vigência informe uma descrição para a promoção, selecione para quais filiais, período de vigência e os dias da semana em que a promoção será aplicada.
  • Após, pressione Próximo ou selecione a aba Ativar.


  • Na aba Ativar, serão inseridos os produtos necessários na venda para liberar desconto em outros produtos.

  • Através da opção Filtro por é possível inserir o Produto individual ou um Agrupamento.
    • Quando selecionada a opção Agrupamento, será inserido em tela o produto principal do agrupamento e a promoção será aplicada em todos os produtos pertencentes ao agrupamento.
  • Também é possível utilizar como filtro Tipo de Produto e Laboratório.
  • Após selecionar o(s) produto(s) informe a Quantidade necessária dele na venda para ativar a promoção.
  • A opção Regra de Produto possui duas opções, sendo necessário selecionar uma delas:
    • E - São necessários todos os produtos: quando selecionada essa opção, é necessário inserir todos os produtos e suas quantidades cadastrados na aba Ativar para só então poder receber os descontos nos produtos cadastrados na aba Benefício.
    • OU - Um dos produtos ativa a promoção: quando selecionada essa opção, é necessário inserir na venda pelo menos um dos produtos da aba Ativar para liberar os descontos nos produtos da aba Benefício.


  • Após cadastrar os produtos que irão ativar a promoção, pressione Próximo ou selecione a aba Benefício.


  • Na aba Benefício serão inseridos os produtos que receberão o desconto/benefício se inseridos na venda, além do(s) produto(s) da aba ativar

  • É necessário selecionar o campo Opção de valor a ser utilizado na venda com uma das opções:
    • Utilizar o % de Desconto sobre o Preço de Venda do cadastro do produto, onde na venda o sistema irá aplicar o % cadastrado na lista em cima do preço de venda atual do produto.
    • Utilizar o Valor c/ Desconto independente do Preço de Venda do cadastro do produto, onde o sistema irá aplicar o Valor c/ Desconto cadastrado na lista ao realizar a venda. 
  • Através da opção Filtro por é possível inserir o Produto individual ou um Agrupamento.
    • Quando selecionada a opção Agrupamento, será inserido em tela o produto principal do agrupamento e a promoção será aplicada em todos os produtos pertencentes ao agrupamento.
    • Quando selecionar o filtro por Produto, também é possível utilizar os filtros de Tipo de Produto e Laboratório.
  • Após selecionar os filtros de produtos, Informe o Desconto(%).
    • É possível editar o item selecionando-o e pressionando Enter ou excluir através do Delete.


  • Em seguida pressione Finalizar ou Salvar para incluir a nova promoção em tela com a situação Em Manutenção.

O desconto será aplicado em todas as unidades do produto, não havendo a possibilidade de limitar uma determinada quantidade para receber o benefício. 



Liberando uma promoção

Para liberar uma promoção com a situação Em Manutenção, Vencida ou Encerrada é necessário selecioná-la e pressionar Liberar.

  • Não é possível liberar uma lista Kit de Produtos se um dos produtos já estiver cadastrado em um outro Kit de Produtos liberado para a filial e para a mesma vigência (período e dias da semana) da lista que está sendo liberada.
  • Não é possível liberar uma lista Venda Agregada se um dos produtos da aba Benefício já estiver em outra lista do tipo Venda Agregada como Benefício e essa estiver liberada para a filial e para a mesma vigência (período e dias da semana).


  • É possível ter um mesmo produto cadastrado como benefício em um lista do tipo Venda Agregada e também estar em uma lista do tipo Kit de Produtos, ambas liberadas para a filial e em vigência.
    • Quando isso ocorrer o sistema irá levar em consideração uma hierarquia, onde o Kit de Produtos sempre vem primeiro.
    • Ex:  o produto X está com 10% de desconto em uma lista de Venda Agregada e está com 15% de desconto em um Kit de Produtos se incluído também o produto Y. Ao realizar a venda, caso seja ativada a promoção de Venda Agregada o sistema irá inserir para o produto X em tela 10% de desconto, porém se inserido na venda também o produto Y, ajustará o desconto do produto X para 15% de desconto.



Encerrando / Excluindo uma promoção

Ao Excluir uma promoção cadastrada que se encontra Liberada ou Vencida, o sistema irá apenas ajustá-la para a situação Encerrada, sendo possível visualizá-la ou editá-la posteriormente. Ao Excluir uma promoção que ainda encontra-se Em Manutenção, será excluída definitivamente do sistema.


Duplicando uma promoção

É possível duplicar uma lista de promoção existente. Para isso, selecione a promoção e visualize suas informações através do Enter, após pressione Duplicar Promoção, será criada uma nova lista com todas as informações contidas na lista selecionada, em seguida realize as alterações necessárias e pressione Salvar.


Configurações por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o programa Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Kit Produtos/Venda Agregada - EST410" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

  • Guias

    • Desmarque a Guia 1 para que o usuário não tenha acesso a cadastrar novas promoções a partir da opção 'Novo'.

    • Desmarque a Guia 2 para que o usuário não tenha acesso a editar promoções já existentes e utilizar a opção 'Salvar'.

    • Desmarque a Guia 3 para que o usuário não tenha acesso a 'Liberar' uma lista promoção.

    • Desmarque a Guia 4 para que o usuário não tenha acesso à 'Excluir/Encerrar' uma lista de promoção.



Funcionamento na Venda

Nas telas de venda o sistema passará a validar a cada produto inserido em tela se possui alguma lista de promoção Kit de Produtos ou Venda Agregada cadastrada, liberada e em vigência para a filial.


Hierarquia Geral de Descontos 

O sistema possui uma hierarquia geral para todos os descontos existentes no sistema. Dessa forma, esse novo tipo de promoção foi incluído nela conforme demonstrado abaixo:


Observação: A imagem acima demonstra parte da hierarquia geral de descontos do Linx Softpharma. Para saber mais sobre ela acesse: https://share.linx.com.br/x/0eN7AQ


  • Quando um produto for inserido na venda será consultado pelo sistema se ele está cadastrado em um Kit de Produtos ou uma Venda Agregada que se encontra em vigência.
  • Caso o produto esteja em uma lista, o sistema irá validar se todos os produtos necessários para aquela promoção ser atingida também se encontram na venda.
  • Se todos os produtos necessários estiverem na venda, irá aplicar os descontos nos produtos conforme promoção cadastrada.
  • Caso o produto esteja em uma lista, porém ainda não estão presentes todos os produtos necessários para a promoção, o sistema irá prosseguir com a hierarquia validando e aplicando os demais descontos normalmente.
    • Dessa forma, o cliente continua se beneficiando de promoções individuais dos produtos, porém se quiser pode se beneficiar com os descontos do Kit de Produtos ou da Venda Agregada.


Importante:

  • As vendas iniciadas como PBM's são desconsideradas, visto que fazem parte do 1º nível da hierarquia de descontos.
  • É possível aplicar Cobertura de Ofertas sobre os produtos que tiveram descontos vindos de promoções do tipo Kit de Produtos ou Venda Agregada normalmente.
  • O parâmetro Aplicar menor preço existente nas configurações do Cadastro de Convênios não é considerado quando utilizado promoções do tipo Kit de Produtos e Venda Agregada.



Hierarquia entre Kit de Produtos e Venda Agregada

  • Além da hierarquia geral de descontos, conforme mencionado nesse documento, há também uma hierarquia entre as listas de Kit de Produtos e Venda Agregada.
  • É possível ter um mesmo produto cadastrado como benefício em um lista do tipo Venda Agregada e também estar em uma lista do tipo Kit de Produtos, ambas liberadas para a filial e em vigência.
    • Quando isso ocorrer o sistema irá levar em consideração uma hierarquia, onde o Kit de Produtos sempre vem primeiro.
    • Ex:  o produto X está com 10% de desconto em uma lista de Venda Agregada e está com 15% de desconto em um Kit de Produtos se incluído também o produto Y. Ao realizar a venda, caso seja ativada a promoção de Venda Agregada o sistema irá inserir para o produto X em tela 10% de desconto, porém se inserido na venda também o produto Y, ajustará o desconto do produto X para 15% de desconto.



Ao inserir um produto pertencente à uma promoção cadastrada e em vigência o sistema irá sinalizar em tela, através do botão


Ao pressionar o botão, será possível visualizar as promoções disponíveis ao cliente através dos itens que ele já adquiriu e inseriu na venda.

Caso hajam mais de uma promoção atingida, o sistema irá demonstrar em tela, sendo possível visualizar as listas separadamente.

Será apresentada uma tela com os dados semelhantes ao cadastrado da promoção, porém sendo sinalizado os itens já adquiridos porém que ainda não tiveram promoção aplicada, os que não ainda não foram adquiridos e também os itens que já tiveram a promoção aplicada na tela de vendas.

Essa tela serve apenas para visualizar as promoções e poder informar ao cliente que ele recebeu descontos ou pode adquirir outros produtos com descontos em sua venda.


O desconto é aplicado somente quando os itens necessários para a promoção já constarem na venda. Caso um dos produtos necessários para formar a promoção seja excluído da venda, os descontos são reajustados automaticamente.



  • Não é possível utilizar as promoções de Kit de produtos ou Venda Agregada direto na tela de Cupom Fiscal. Caso o cliente que utiliza Cupom Fiscal queira utilizar as promoções, terá que realizar o processo na tela de Pré-vendas para poder utilizar as regras de promoções. Isso ocorre devido a necessidade de impressão em concomitância. 
  • Da mesma forma, não é possível finalizar a pré-venda em Cupom Fiscal e excluir um dos produtos que possui promoção Kit de Produtos ou Venda Agregada aplicada, sendo necessário editar a pré-venda para realizar esse processo.



Captação de receitas e envio ao Plugpharma

A partir do release 211.100 o sistema Linx Softpharma disponibiliza a possibilidade de captação de receitas sem a necessidade da venda realizada, para posterior envio ao Plugpharma.

Na tela de Integração PlugPharma - IMP312, acessada através do menu Importação/Exportação > PlugPharma, foi inserido o parâmetro Informar/Enviar receita sem venda vinculada, o qual permite informar dados da receita sem a necessidade de uma venda, para posterior envio ao PlugPharma.


Quando a filial for gerenciada pelo PlugPharma ( em Parâmetros > Filiais) e também possuir configuração determinada pela Franquia de que deve captar as receitas independente de venda, o sistema enviará o parâmetro marcado e sem a possibilidade de alteração. Quando a filial não possuir configuração que determine essa captação, o parâmetro estará liberado e disponível para uso.

Essa configuração que determina se deve ou não ser captado e enviado os dados de receita pela filial, é realizada no Tiamat e sua consulta é realizada diariamente pelo Linx Softpharma.

Ao marcar o parâmetro Informar/enviar receita sem venda vinculada será disponibilizado nas telas de Pré-Venda / Venda um novo ícone para informar os dados de receita.

Ou ainda, a tela de lançamentos dos dados da receita pode ser acessada pelo atalho Ctrl+O > Prescrição I.P. / Plugpharma.

Através da tela Prescrição médica para Instituto de Pesquisa/ Plugpharma é possível inserir as seguintes informações:

  • Vendedor: para que seja informado o vendedor que irá lançar as informações. Quando o vendedor é pré-selecionado na tela de vendas, essa informação já vem preenchida.
  • Produto vendido e Qtde: essas informações vem preenchidas automaticamente apenas se há item(s) inserido(s) na tela de vendas, não havendo como inserir essas informações manualmente.
  • Produto Prescrito e Qtde: campo para inserir o produto prescrito na receita e sua quantidade. Para inserir essa informação é necessário pressionar F2 e consultar o produto.
  • CR, CR/UF e Nome do Prescritor: campo para escolher o CR e inserir o número do Conselho Regional do Médico prescritor. O médico deve estar cadastrado no sistema, caso contrário o sistema solicitará se deseja cadastrá-lo. 
  • UF / Receita: campo para preencher a UF e o número da receita. Quando a receita não possui numeração é necessário passar o campo com Enter, para que seja preenchido com uma sequência automática pelo sistema.
  • Data da receita: para inserir a data em que a receita foi prescrita.


  • Ao marcar o parâmetro Inserir na Venda, o Produto Prescrito será inserido automaticamente na tela de vendas.
  • É possível inserir informações de mais produtos através do ícone .
  • Ao pressionar F4 as informações serão gravadas em banco de dados para posterior envio ao sistema PlugPharma, e o sistema retornará para a tela de vendas.
    • Dessa forma, é possível coletar os dados da receita mesmo que a venda não seja realizada.


Informações:


  • Quando iniciada uma venda e inseridos produtos, ao acessar a tela de Prescrição médica para Instituto de Pesquisa/ Plugpharma, os produtos serão preenchidos em tela automaticamente nos campos Produto Vendido / Qtde para que seja possível vincular informações de Produto Prescrito à eles, se necessário. 


  • Sempre que inseridas informações que possuem Produto Vendido vinculado ao Produto Prescrito, ao prosseguir com a venda, caso haja a necessidade do preenchimento dos dados na tela de posologia (ex: produtos controlados), o sistema irá inserir os dados de Prescritos e Receita já informados, automaticamente, a fim de agilizar o processo de venda, porém poderão ser editados normalmente.


  • Após inserir e gravar (F4) as informações de Produto Prescrito que não esteja vinculado à um Produto Vendido, ao retornar para a tela de vendas, caso seja acessada novamente a tela de Prescrição médica para Instituto de Pesquisa/ Plugpharma, as informações antes inseridas não aparecerão em tela, porém já foram salvas em banco de dados e serão enviadas ao PlugPharma posteriormente. 


  • Importante: Somente serão coletadas/exportadas as informações da Receita através dessa tela. Os dados inseridos apenas na tela de Informações de CR/Posologia que abre em venda de controlados, por exemplo, não serão exportados nesse tópico, pois não possui local para inserir informações de produto prescrito.


  • Os dados serão exportados diariamente ao sistema Plugpharma com o layout versão 2.5.