Com o intuito de apresentar inovações e melhorias para um melhor desempenho das atividades das farmácias, através deste informativo apresentamos melhorias em relatórios de Entrada, Vendas e Lucratividade inovações em emissão de notas de Devolução de Venda, Devolução de Compras e Perda e Vencimento, na parte Fiscal na Inutilização de Notas, Gerar XML, Integração com o Plugpharma e o Cadastro de Tabloide (Caderno de Ofertas). no release 1.12 do sistema Linx Farma Cloud - Retaguarda.

Relatórios

Com o objetivo de agilizar o processo de emissão de relatório no sistema, efetuamos a inclusão de filtros avançados nos relatórios abaixo, ao  clicar em  poderá visualizar os novos campos:

  • Entrada: foram inseridos os campos fornecedor, número, série e data de emissão da nota
  • Relação de vendas: os novos campos foram incluídos por aba:
    • Por nota: poderá filtrar também por número de nota, cliente, série e PBM.
    • Por item: disponibilizamos os campos número de nota,sérieclientelinhacategoria.
    • Por PBM: poderá listar por PBM, Número da nota, série, cliente, linha, categoria e fabricante 
    • Por recebimento: os campos são número de nota, série, cliente e recebimentos (dinheiro, cartão, crediário, convênio e/ou PBM).
  • Lucratividade:  foram inclusos os campos linha, categoria e fabricante em todas as abas

Para mais informações sobre os relatórios clique nos links abaixo:

Movimentação 

Para facilitar o processo de emissão de notas de devolução de compras, devolução de vendas e perdas e vencimento, essas funcionalidades foram desmembradas da tela Movimentação > Digitação e foram criadas novas telas conforme poderão observar abaixo.

Devolução de Compras

Através da funcionalidade Devolução de Compras, localizada no menu Movimentação, o usuário poderá pequisar pelas notas de entrada lançadas no sistema e na sequência selecionar a nota desejada para realizar a devolução total ou parcial da mesma. 

No menu Fiscal, disponibilizamos também a tela Regras Devolução de Compras, onde há algumas regras padrão já cadastradas, podendo ser criadas novas regras ou alguma regra específica para um determinado fornecedor. 

Acesse os manuais abaixo, onde abordamos o passo a passo do funcionamento das telas:

Devolução de Venda

Na tela Devolução de Vendas, localizada no menu Movimentação, o usuário poderá pequisar pelas notas de vendas lançadas no sistema e na sequência selecionar a nota desejada para realizar a devolução total ou parcial da mesma.

Os tipos de vendas que poderão ser selecionados são:

  • Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica - NFC-e.
  • Cupom Fiscal Eletrônico - CF-e SAT.

Para mais informações sobre Devolução de Vendas, clique aqui.

Perda e Vencimento

O programa Perda e Vencimento, localizado no menu Movimentação, possibilita ao usuário a emissão de notas de perdas dos produtos da loja.

Para as notas de produto controlados pelo SNGPC será necessário informar o lote e o motivo da perda, observamos que nesses casos será gerado um lançamento na tela SNGPC > Conferência > Perdas, onde deverá ser concluído o processo de conferência para que o mesmo seja enviado para ANVISA e também atualizado o saldo do lote no cadastro do produto. 

Para mais informações sobre Perda e Vencimento, clique aqui.

Após a emissão das notas de Devolução de Venda, Devolução de Compra e Perda e Vencimento, o usuário poderá acompanhar o processo de emissão e impressão do DANFE através da tela Movimentação > Saída.

Fiscal

Gerar xml

Todos os meses os contadores solicitam os XMLs das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas no período para fins de apuração Contábil e Fiscal, para facilitar a geração desses arquivos disponiblizamos a funcionalidade Gerar XML, localizada no menu Fiscal, onde será possível gerar os arquivos por filial das NF-e com as situações abaixo: <INCLUIR LINK>

  • Todos: quando selecionada essa opção serão gerados os arquivos XMLS das notas autorizadas, canceladas e inutilizadas.
  • Autorizada: somente serão gerados os arquivos XMLs das notas autorizadas.
  • Cancelada: somente serão gerados os arquivos XMLs das notas que foram canceladas no período.
  • Inutilizada: somente serão gerados os arquivos XMLs das notas que foram inutilizadas no período.

Para mais informações sobre como Gerar XML, clique aqui.

Inutilizar NF-e

Através da funcionalidade Inutilizar NF-e, localizada no menu Fiscal, é possível efetuar a inutilização de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) que por algum motivo ocorreram furos de sequenciamento e precisam ser regularizadas junto a Contabilidade.

Para mais informações sobre como Inutilizar NF-e, clique aqui.

Natureza da movimentação

Através da funcionalidade Natureza da Movimentação, localizada no menu Fiscal, é possível incluir e/ou manter regras fiscais que serão utilizadas para movimentação de notas fiscais de entradas e saídas.

Existem dois tipos de regras: 

  • Padrão: são regras de natureza da movimentação previamente cadastradas no sistema, e não poderão ser alteradas pelo usuário.
  • Personalizada: são regras criadas pelo usuário ou copiadas a partir de uma regra padrão e alteradas conforme a necessidade da loja.

Para mais informações sobre como Natureza da Movimentação, clique aqui.

SNGPC

A partir desta versão disponibilizamos a venda NF-e através da tela Movimentação > Saída de produtos controlados e também a conferência das mesmas em SNGPC > Conferência > Vendas.

Integração Plugpharma

Realizamos a integração entre o Linx Farma Cloud e o Plugpharma, para envio das movimentações:

  • Carga Inicial: é a primeira movimentação enviada ao Plugpharma, quando recebida com sucesso a filial está apta a enviar os arquivos com movimentação diárias.
  • Movimentação diária: refere-se ao envio diário de um arquivo com as movimentações de entradas e saídas do dia anterior:
    • Vendas (a vista, a prazo, cartão, com e sem produtos controlados).
    • Vendas canceladas.
    • Devolução de vendas (parcial/total).
    • Compras.
    • Devolução de compras (parcial/total).
  • Sem movimentação: refere-se ao envio de um arquivo somente com o cabeçalho e o fechamento que é enviado nos dias que a farmácia não teve movimentações.

Essas comunicações serão realizadas em segundo plano (background) para as lojas que possuírem as configurações entre os dois sistemas.

Cadastro de Tabloides (Caderno de Ofertas) 

Disponibilizamos nessa versão o Cadastro de Tabloides (Caderno de Ofertas), que permite que o varejista realize a criação e/ou manutenção de lista de tabloides próprios e importados do Plugpharma.

Para mais informações sobre como realizar o Cadastro de Tabloides (Caderno de Ofertas), clique aqui.

Outras Alterações

  • FARMACLOUD-8314 - Ao efetuar uma venda no crediário ocorria uma divergência nas datas de vencimento apresentadas no reconhecimento de dívidas e as datas de vencimento apresentadas na tela de Contas a Receber, localizada no menu Financeiro. Foi realizado um ajuste para que as informações sejam apresentadas corretamente.
  • FARMACLOUD-8509 - Ao emitir uma nota de devolução ao fornecedor o sistema estava apresentando uma rejeição na validação com o SEFAZ, foi identificado que no cliente algumas informações no banco de dados estavam divergentes. Foram realizados ajustes e a nota foi autorizada.
  • FARMACLOUD-8767 - Em Extrato do Produto, localizado no menu Relatórios, as informações referente o valor do item e o valor total não estavam apresentando as informações corretamente. Foram realizados ajustes para que as informações sejam apresentadas corretamente.
  • FARMACLOUD-8909 - Ao efetuar entrada de produtos não estava gerando estoque, validado que o cliente estava com o balanço em aberto. Foram realizados ajustes para que a movimentação seja feita.
  • FARMACLOUD-9172 - No cadastro de usuário foi ajustado o limite do campo de nome para aceitar mais que 25 caracteres.