A partir dessa versão, dentro do menu Configurações > Filiais na aba Limpeza de Arquivos ocorreram algumas mudanças como: um novo campo Intervalo de Dias para Rodar a Limpeza e a coluna Manter Dados (Dias) que serão explicados mais abaixo.


Figura 01 - Limpeza de Arquivos


Como exemplo, a figura mostra a tabela Logs configurada com o número 0 (zero) na coluna Manter Dados (Dias), com essa configuração a tabela não será limpa em nenhum momento.

Ao colocar qualquer número maior que zero então o sistema "entenderá" que é para manter salvos os registros de X dias, então serão limpas do banco todas as informações que forem anteriores à esses X dias.

Por exemplo, a tabela Entrada está configurada com 45 dias, então serão mantidos os registros de até 45 dias a contar da data do backup, o que tiver antes desse número será apagado.

O campo Intervalo de Dias para Rodar Limpeza indica de quanto em quanto tempo será efetuada a limpeza das tabelas, e será realizada assim que for efetuado o login no sistema.

Mantenha esse parâmetro igual a zero e execute a limpeza manualmente, após o fechamento da loja no menu Utilitários > Ferramenta BIG > Executar Limpeza Agora.


Esse campo é diferente da coluna Manter Dados (Dias), pois, conta o intervalo para efetuar a limpeza, já a coluna, marca quantos dias será mantida a movimentação.

Nesta nova versão do Linx Farma Big não estará disponível a opção Limpar Movimentação Psicotrópicos? pois, não é recomendado que esses dados sejam apagados. 


O aviso Atenção! Para configurar sua Limpeza de Arquivos entre em contato com o suporte técnico, pois esta operação pode ocorrer na perda de dados se não for configurada corretamente! é importante ressaltar, pois, as configurações implicam em eliminar dados de tabelas a fim de diminuir o fluxo de dados no momento de efetuar operações e principalmente consultas.

Um exemplo do que acontecerá ao apagar os dados da tabela Movimentação, serão deletadas todas as operações de: Entrada de Mercadorias, Venda à vista, Venda a prazo, Despesas, Lançamentos de Perda, Inventário, Devolução de Mercadorias, Sangria / Suprimento, entre outras.

Por esse motivo entre em contato com o nosso suporte técnico para que eles possam configurar da melhor maneira sem haver prejuízos para a loja.

Mantenha seu backup sempre atualizado! E nos casos de limpeza, efetue um backup antes de cada limpeza, guardando os mesmos caso seja necessário no futuro.