Disponibilizamos o programa Linx Backupatravés dele são realizadas cópias da base de dados do sistema e a restauração de eventuais perdas de dados do Linx Farma Softpharma. Neste informativo vamos abordar as configurações necessárias e o funcionamento a ferramenta.

Linx Backup é executado automaticamente ao iniciar o terminal, e os backups ocorrerão conforme as configurações efetuadas na tela Configurações Linx Backup, localizado no menu Ajuda.

O processo de backup é exclusivo para lojas individuais, as farmácias que possuírem o produto 5 - Soft Shadow o Linx Backup não estará disponível, para mais informações sobre backup em Redes clique aqui.

Configurações

Na tela de configurações do Linx Backup há duas opções de intervalo de atualização:

  • Nunca atualizar: através dessa opção não são realizados backups automáticos e permite ao usuário executar o backup e a restauração manual através do botão
  • Selecionar dias da semana: permite configurar data e hora da execução do backup automático e também definir os caminhos para compartilhamento do arquivo em rede. 

Figura 01 – Opções de configuração de backup

Para agendar os backups selecione a opção selecionar dias da semana, e na sequência informe o melhor horário e marque os dias da semana que serão executados os backups automáticos.


Figura 02 – Configuração Linx Backup

Recomendamos que seja configurado o horário que houver menor movimento na loja.

Através do botão o usuário deve selecionar os locais onde serão salvos os arquivos dos backups gerados, podendo ser uma pasta local compartilhada ou pen-drive. Lembrando que os diretórios onde serão armazenados os backups devem ser criados de forma manual e antes do processo inclusão do compartilhamento. Caso seja necessário remover um ou mais compartilhamentos selecione a opção desejada na tabela e clique em .  

Os arquivos de backups gerados são nomeados por padrão “backup_ddmmaaaa.sql”, e permanecerão armazenados por 30 dias. 

Caso não possuam as configurações de agendamento backup, o sistema apresentará uma mensagem que o mesmo não foi executado a pelo menos x dias.

Backup manual

Para realizar o backup manual na tela de configurações  clique em , então o sistema acessa a tela de Backup de Dados onde estão disponíveis as opções de backup e restauração, então  em .

Figura 03– Backup e Restaurar

Sempre que houver a necessidade de executar um backup em horários de expediente na farmácia será apresentada uma mensagem de alerta informando sobre os riscos de realizar o processo, conforme imagem abaixo:

 

Figura 04 - Mensagem de aviso

Na sequência informe o local e nome do arquivo a ser gerado e ao final do processo será apresentada uma mensagem que o Linx Backup gerou o dump com sucesso, junto ao arquivo de backup será criado um log referente aos processos que ocorreram durante a execução, e o mesmo estará acessível na pasta compartilhamento.

Restauração

A restauração do backup somente poderá ser executada pela equipe do Suporte Linx Softpharma. São restaurados os backups gerados de forma manual e automática.

Ao clicar em abrirá a tela abaixo, e através da opção Restaurar é efetuado o processo de restauração de backup. 


Figura 05 - Senha do dia

Quando o processo de restauração iniciar será aberta uma tela similar a imagem abaixo.

Figura 06 – processo de Restauração

Para que não ocorram falhas durante a restauração essa tela deve permanecer aberta até a conclusão.

Na conclusão do processo será gerada a mensagem informando a conclusão da restauração.

Figura 07 – Finalizando restauração

Redes: Backup

O backup não será gerado de forma automática, pois quando a base de dados possui mais de uma loja (redes), e as mesmas estão interligadas pelo SoftShadow, uma filial passa a ser a cópia de dados da outra.

Outro quesito é o tempo de geração de backup possivelmente será maior que as lojas individuais, com isso enquanto o backup for executado será notado que os processos do sistema  apresentaram uma lentidão.

Outro grande fator para a não geração automática se refere ao espaço de armazenamento que seria necessário. O sistema armazena 30 backups por máquina que executar, sendo para cada dia do mês, com isso quanto maior for o histórico de dados ocupará grande espaço no HD (disco) do terminal.

Além disso, mesmo que o backup fosse gerado diariamente a possibilidade de utilizá-lo em uma restauração de servidor será quase nula,  por exemplo se o último backup gerado foi às 09h, o problema com servidor ocorreu às 12h, se for realizada a cópia do servidor da outra filial as informações até o meio dia foram replicadas, se o backup for restaurado este terá apenas os dados ate às 09h.

Para que o backup seja realizado é necessário que a máquina esteja ligado.


Uma das alternativas utilizada por clientes que possuem o SoftShadow (Replicação de Dados), trata-se do espelho de informações em outros servidores, que servem como cópia de dados em casos de problema com algum servidor.

Outra alternativa que pode ser utilizada é a implementação de um servidor de contingência (reserva), este também terá os dados alimentados através do SoftShadow e caso ocorra problema com um dos servidores da loja, este será utilizado como substituto, esta substituição leva um tempo inferior a restauração do servidor da loja.

 





4 Comentários

  1. Anônimo

    O backup é feito com a maquina desligada?


    1. Não, para que o backup seja realizado é necessário que tanto o terminal configurado para executar quanto o servidor estejam ligados

  2. Anônimo

    BOA TARDE É UM PRODUTO A PARTE QUE TEMOS QUE PAGAR?


    1. Bom dia, não é um produto liberado para todos os clientes sem custos adicionais.