A funcionalidade Faturamento, localizada no menu e-Commerce, tem como objetivo gerenciar o processo de faturamento dos pedidos efetuados no Linx Commerce.
Pedidos
Através da aba Pedidos é possível visualizar os pedidos realizados através do Linx Commerce, as opções de filtros são por descrição, data inicial e data final.
Localize o pedido desejado e clique em para:
- Separar Pedido: essa opção altera o status para Em separação e movimenta o pedido para a aba Em Separação/Conferência.
- Visualizar Pedido: possibilita aos usuários visualizar as informações do pedido.
- Cancelar Pedido: permite o cancelamento do pedido e move o mesmo para aba Cancelado.
- Conferir Pedido: essa opção abrirá a tela de Conferir Pedido, altera o status para Em conferência e movimenta o pedido para a aba Em Separação/Conferência.
Os status do pedido serão atualizados no Linx Commerce para que o cliente possa ter ciência do andamento da compra realizada.
Em separação/Conferência
Nesta aba ocorre processo de separação e conferência dos itens:
Figura 02 - Em separação/Conferência
Ao clicar em Conferir pedido é direcionado para tela abaixo para informar os dados da embalagem que serão inseridos os itens para despacho.
Após inserir as informações do volume e quantidade de itens que a ela pertencem e clique em .
Figura 03 - Conferir pedido
Após informar todos os dados referente a volumetria do pedido, clique em o status será alterado para Conferido.
Faturamento e despacho
Para emissão da nota clique na opção Emitir nota, então o pedido será direcionado para a aba Faturado com os status da nota Em processamento e a situação do pedido Aguardando Faturamento.
Figura 04 - Faturamento
A emissão da nota também pode ser acompanhada através da funcionalidade Gestão NF-e, e após concluída com sucesso os status serão atualizados conforme imagem abaixo:
Figura 05 - Faturamento
Ao clicar em Enviado, o status do pedido será atualizado para a caminho, e será direcionado para tela Dados de envio, para que caso a mercadoria seja enviada por Correios ou transportadora possibilita o usuário informar o código do rastreio.
Figura 06 - Código de rastreio
O código de rastreio não é obrigatório, no entanto essa informação é enviada para Linx Commerce para que o cliente possa acompanhar a entrega da mercadoria.
Na aba A caminho é possível realizar a impressão da etiqueta que será fixada na embalagem, para isso clique em Imprimir etiqueta.
Figura 07 - Impressão de etiqueta
Entrega
Após a transportadora/correios sinalizar a mercadoria como entregue ao consumidor, atualize o status do pedido através da aba A caminho clicando na opção Entregue.
Figura 08 - Entrega
Cancelamento
O cancelamento de um pedido pode ocorrer de duas formas, o primeiro através do administrativo do Linx Commerce, e a segunda forma ocorre no Linx Farma Cloud, em pedidos novos ou em separação, ao clicar em Cancelar pedido. Em ambas as situações o pedido será atualizado para Cancelado e direcionado para aba de mesmo nome.
Figura 09 - Cancelamento
Figura 09 - Cancelado