Este programa permite o gerenciamento de duplicatas do Contas a Pagar em lotes, visando à agilidade no processo financeiro.

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Contas a Pagar > Lotes de Contas a Pagar

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultas
F5:Acesso ao programa Duplicatas por Fornecedor
F8:Selecionar

F9:

Gerar Arquivo Remessa
F10:Importar Retorno Remessa
ALT + P:Procurar
ALT + N:Novo Lote
ALT + A:Alteração
ALT + X:Excluir
ALT + T:Pagamentos
ALT + E:Estornar
ALT + F:Fechar


Para fazer o gerenciamento de duplicatas, selecione a filial, informe a previsão de pagamento, os lotes serão filtradas de acordo com a data informada, os que não apresentarem data de previsão para o pagamento, não serão listadas quando este campo for informado. 

Importante


Essa data não influencia em nenhum relatório de previsão de contas a pagar, nem no fluxo de caixa, serve apenas como informação adicional para o lote. Relatórios e outros recursos do sistema continuarão interpretando a data de vencimento da duplicata como base para cálculo.


No campo situação, informe as opções disponíveis, se: Geral, Pagos ou Ativos, um lote na situação ativo pode ser excluído, também será possível estornar o pagamento de um lote e consequentemente, todas as duplicatas relacionadas a este serão estornadas.

Selecione se deseja lançar pagamento em: Cheque, Caixa Financeiro, Débito Direto em Conta, para as filiais que possuírem o produto "Pag-For Bradesco" liberado, terá a opção Arquivo Remessa, que liberará o campo Remessa ao lado, podendo especificar a busca por: Remessa Gerada, Remessa não Geradas ou Ambas.

Cada lote terá um código interno (de seis dígitos), que deverá ser sequencial, por filial e será gerenciado pelo sistema, não sendo possível alteração pelo usuário. A descrição do lote deverá ser informada pelo usuário. 

Informações Importantes

  • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:
    • Não será permitido realizar Pagamento ou Estorno de uma duplicata quando a data informada estiver dentro do período de um lote na contabilidade que esteja fechado/exportado, Se sim será informada a seguinte mensagem: "O dia xx/xx/xxxx está com o movimento contábil fechado para a filial xx. Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".
    • O valor do saldo do lote será contemplado através da seguinte fórmula. 
  • Na coluna "Desconto Financeiro", somente serão apresentados os valores que esteja dentro do prazo de validade, por exemplo, um desconto de R$ 5,00 (cinco reais) é válido até o dia 20/01/2014, até esse dia o valor será apresentado na coluna, e posteriormente será zerado. Observamos também que se o lote pesquisado já estiver pago, o valor apresentado é o do momento do pagamento.

Está disponível alguns sinalizadores que auxiliarão visualmente na conferência e no processo de controle de lotes de pagamentos:

  • Verde: são os lotes ativos.
  • Preta: são os lotes pagos.
  • Amarela: representam os lotes com previsão de pagamento para o dia atual.
  • Vermelha: para os lotes com previsão de pagamento vencidos.

Novo lote

Para gerar um novo lote, o usuário deve informar nesta tela, a filial, que tem como objetivo apenas determinar para qual filial o lote está cadastrado e por qual está sendo utilizado, o código do lado é sequencial por filial e é informado automaticamente, informe uma descriçãoprev. pagamento, em lançar pagamento em, informe o local onde serão lançadas as duplicatas pertencentes ao lote no momento da baixa, se: Com depósito em cheque, Caixa financeiro, Débito direto em conta, Arquivo remessa. Selecionando o Arquivo Remessa, será necessário informar a modalidade de pagamento e data de pagamento. Também é necessário informar a ContaBancoAgência e Titular (exceto para a opção caixa financeiro). Apenas estará disponível selecionar a conta bancária do banco 237-Bradesco.

Modalidade de Pagamento

  • Crédito em Conta Corrente ou Poupança – Seus pagamentos são liquidados através da transferência de recursos financeiros, para a conta corrente ou conta poupança de seus fornecedores. O crédito referente ao pagamento agendado é disponibilizado na conta do fornecedor no período noturno do dia indicado para pagamento.
  • Crédito em Conta Corrente ou Poupança Real Time – Seus pagamentos são liquidados através da transferência de recursos financeiros, para a conta corrente ou conta poupança de seus fornecedores. O crédito é disponibilizado na conta do fornecedor, no instante do processamento do arquivo remessa, desde que a transmissão do arquivo seja em D+0 (na data do pagamento). Caso o arquivo seja transmitido com antecedência, o crédito é disponibilizado ao fornecedor, no primeiro processamento do dia do pagamento.
  • DOC – O crédito é disponibilizado na conta do fornecedor, no instante do processamento do arquivo remessa, desde que a transmissão do arquivo seja em D+0 (na data do pagamento). Caso o arquivo seja transmitido com antecedência, o crédito é disponibilizado ao fornecedor, no primeiro processamento do dia do pagamento.
  • TED – A TED propicia a transferência de recursos financeiros entre contas correntes mantidas em diferentes bancos, em real time.
  • Títulos de Terceiros – Para o pagamento de títulos de outros bancos ou da Cobrança Bradesco Sem Registro, é necessário apenas a captura dos dados através da leitura do código de barras ou da menção dos números constantes da linha digitável localizada na parte superior das papeletas.

Data de Pagamento

Selecione qual será a data de pagamento das duplicatas do lote. As opções serão disponibilizadas conforme a modalidade de pagamento selecionada, podendo ser:

  • Previsão de Pagamento Lote (Agendamento Bancário) – As duplicatas serão pagas na data inserida no campo "Prev. Pagamento".
  • Vencimento do Título (Agendamento Bancário) – As duplicatas serão pagas na data de vencimento de cada duplicata. Ou seja, se houver três duplicatas com vencimentos 09/05, 10/05 e 11/05, o lote será considerado pago a partir do dia 11/05, data de pagamento da última duplicata.
  • Data do Envio (Imediato).

Alteração

Nesta tela estarão presentes os mesmos campos da tela de Novo Lote

Poderão ser feitas alterações em lotes na situação Ativo. As informações do lote a ser alterado são carregadas em tela imediatamente após selecionar o lote e clicar em Alteração. As informações que permitem alteração são: "Descrição", "Previsão de Pagamento" e "Lançar Pagamento Em". Apenas um lote por vez pode ser alterado.

Para o campo "Lançar Pagamento em": seguirá as regras abaixo:

  • Ao alterar o local de lançamento do pagamento de Controle bancário para Caixa financeiro:
    • As informações de saque e caixa financeiro de crédito serão removidas assim que a alteração for gravada.
    • Se o usuário trocar a Filial e a conta atual selecionada não pertencer à filial selecionada ou para Todas, as informações da conta serão limpas automaticamente.
  • Ao alterar o local de lançamento do pagamento de Caixa financeiro para Controle bancário:
    • Ao realizar essa alteração o usuário deverá informar a conta bancária de saque e a filial de crédito.

Para remover uma duplicata do lote, selecione-a no quadro e pressione Delete. Para visualizar as informações da duplicata, dê um duplo clique sobre a duplicata, com isso abrirá a tela de "Alteração de Lançamentos" com as informações da mesma. 

Excluir

Deve-se selecionar apenas um lote por vez para fazer a exclusão. Não será permitida a exclusão de lotes na situação "Pago", a menos que o pagamento seja estornado. Lotes "Ativos" com ou sem duplicatas vinculadas podem ser excluídas, mas caso haja duplicatas vinculadas ao lote, estas ficarão sem lote. Essa exclusão é definitiva, nenhuma informação do lote excluído ficará em banco, pois se compreende que o fluxo do "Contas a Pagar" é muito grande e a utilização de lotes é rápida, por isso seria inviável acumular informações desnecessárias no banco de dados.

Quando se tratar de lote de remessa, a exclusão será possível desde que o mesmo esteja "Ativo" e a remessa não tenha sido enviada para o banco.

Pagamentos

Utilize para realizar o pagamento de lotes cujo local de pagamento seja diferente de "Arquivo de Remessa". Quando se tratar de lote com pagamento em "Arquivo de remessa", utilize a opção "F9 - Gerar Remessa".

Será verificado se no Lote a títulos com data de desconto financeiro. Se sim, será aplicado o desconto do título. Agora se não, o sistema considerará o desconto financeiro que for informado pelo usuário. Tendo como base a data de pagamento, será verificado qual duplicata possuirá o desconto. 

  • Se a data de pagamento for posterior a data de desconto financeiro, não será considerado o desconto.
  • Já se a data de pagamento for igual ou anterior a data do desconto financeiro, então será considerado o desconto financeiro.

Para realizar o pagamento as duplicadas deverão estar previamente vinculadas ao Lote criado através do programa "Caixa Financeiro", após deve-se selecionar pelo menos um lote na situação Ativo. Poderá ser processado o pagamento de mais de um lote simultaneamente. O processo de pagamento se dará da seguinte forma:

  • Local de pagamento Caixa financeiro:
    • deverá ser respeitada a configuração dos parâmetros de "Controle de filial", onde o caixa financeiro da filial logada será movimentado somente se marcada a opção "Lançar CPA na filial logada?". Se esse campo estiver desmarcado, o caixa financeiro a ser movimentado será o das filiais de origem de cada duplicata.
    • as duplicatas serão pagas exatamente como é feito no movimento de contas a pagar quando lançados os valores para o "Caixa financeiro".
    • assim que o pagamento for concluído, a situação do lote passará para "Pago".
  • Local de pagamento Com depósito em cheque:
    • o valor total das duplicatas deverá ser debitado da conta bancária selecionada e creditado no "Caixa Financeiro" da filial selecionada no lote. Esse processo é semelhante à operação de "Transferência para caixa financeiro (débito)" do programa "SCB120".
    • para o controle bancário será lançado automaticamente o histórico desta operação como "Transferência para pagamento do lote X – CPA".
    • após a transferência as duplicatas deverão ser pagas no caixa financeiro selecionado para o lote, individualmente, portanto, cada duplicata deverá ser baixada. Neste caso, a configuração do parâmetro "Lançar CPA na filial logada?" será desconsiderado.
    • o Plano de Contas do pagamento é aquele informado para a duplicata. Demais informações referentes ao pagamento devem ser buscadas na duplicata.
    • assim que o pagamento for concluído, a situação do lote passará para "Pago", assim como as duplicatas.
  • Local de pagamento "Débito em conta":
    • O pagamento ocorrerá direto na conta bancária, e cada duplicata vinculada ao lote terá um registro de pagamento na conta.

Observação


  • Independente do local de pagamento, será solicitada a data de pagamento, por padrão o sistema apresentará a data atual.
  • Quanto ao pagamento dos mesmos:
    • Em dinheiro: validará a data de consolidação do caixa, liberando somente o pagamento caso a data informada no pagamento for maior que data de consolidação de caixa.
    • Em banco: verificará a data de consolidação do banco correspondente, somente será liberado o pagamento quando a data informada for maior que a data de consolidação do banco selecionado.
    • Em cheque: nesse caso será validada a data de consolidação do banco correspondente e caixa financeiro, liberando o pagamento somente se data informada for maior que a data de consolidação do banco e do caixa financeiro.

PAG-FOR Bradesco

Funcionalidades que serão utilizadas por filiais possuem integração com o Pag-For Bradesco

Gerar arquivo de remessa - F9

Utilizado na geração dos arquivos para o Pag-For Bradesco. Selecione o lote configurado com local de pagamento "Arquivo de Remessa" e pressione F9. O arquivo será gerado e salvo no diretório informado nas configurações de integração Pag-For Bradesco. Ao finalizar a geração, o sistema apresentará uma mensagem com a identificação do arquivo gerado. Sempre será gerado o log da geração da remessa. 

Para que o lote seja gerado, é necessário que algumas configurações estejam da seguinte maneira:

  • A conta a ser utilizada deverá possuir o código de identificação do banco, caso não tenha, apresentará uma mensagem informativa e o processo será abortado.
  • Se a modalidade de pagamento do lote for "Crédito em Conta Corrente ou Poupança", "Crédito em Conta Corrente ou Poupança Real Time", "DOC" ou "TED", o cadastro do fornecedor deverá ter as informações bancárias totalmente preenchidas. Se algum fornecedor não possuir estas informações, apresentará uma mensagem informativa e o processo será abortado.
  • Para a modalidade "Pagamento Títulos de Terceiros", as duplicatas devem possuir código de barras vinculado.
  • Será verificado se as duplicatas das filiais que serão pagas têm permissão de acesso à conta bancária selecionada.
  • A data de vencimento do título também será verificada, e quando a data da previsão do pagamento for superior à data de vencimento de alguma duplicata o processo será abortado. O vencimento da duplicata deverá ser igual ou superior a data de envio da remessa.

O usuário terá acesso a gerar arquivo de remessa, quando a tabulação 8 deste programa estiver marcada.

Importar retorno de remessa - F10

Utilizado para importar o retorno do Banco Bradesco. Pressione o botão "Abrir" e selecione o arquivo de retorno para que o mesmo seja importados. Após a importação, o sistema identificará os títulos e procederá com a alteração da situação de cada duplicata. Poderá alterar para:

  • Pago - quando o pagamento tiver sido efetuado.
  • Ativo - quando o pagamento foi agendado ou recusado. Consecutivamente alterará a classificação para: Agendado ou Recusado.

Na sequência, as duplicatas contidas no lote serão apresentadas em tela com suas respectivas situações e classificações. As duplicatas que retornarem com a situação "Recusada" serão listadas separadamente, apresentando o motivo da recusa e serão removidas do lote. Ficará a cargo da farmácia, incluir a duplicata em um outro lote.     

Para cada duplicata retornada como "Paga", será realizado um movimento bancário correspondente, utilizando a conta bancaria do lote de contas a pagar.     

O retorno poderá conter duplicatas de outros lotes. Isso porque, ao enviar para o banco, pode acontecer de algumas duplicatas serem pagas de imediato e outras serem agendadas, outras ainda poderão ser recusadas, inclusive após o agendamento. Por estas situações poderão ter duplicatas com situação e classificação diferentes no mesmo arquivo.     

O arquivo inteiro também pode ser recusado pelo banco, quando isso acontecer, será apresentado a justificativa da recusa e ficará a cargo do usuário, gerar a remessa para o Pag-For novamente ou excluí-lo.     

O estorno de pagamento, será possíveis somente para duplicatas que não utilizarem a forma de pagamento "Arquivo de Remessa".

Estorno

  • Somente lotes na situação "Pagos" poderão ser estornados. Quando é realizado o estorno, os lotes voltam a estar na situação "Ativos".
  • Quando o pagamento foi realizado por meio do "Controle bancário", o estorno também é feito no caixa financeiro, pois foi neste local em que a duplicata foi paga.
  • O lançamento de estorno de pagamento sempre será feito para o caixa financeiro da filial que está cadastrada no lote, independente de qual filial está logada no momento do estorno e independente da configuração do parâmetro "Lançar CPA na fillial logada".
  • Quanto ao lançamento inverso, do caixa financeiro para a conta bancária, não será feito automaticamente, ficará a cargo de o usuário decidir se esse dinheiro deverá voltar para a conta bancária ou permanecer no caixa financeiro da loja e realizar este processo.
  • Ao realizar um estorno de um lote pago direto em débito bancário, permitirá o estorno normalmente e realizará o mesmo procedimento que é feito ao estornar duplicata que é paga direto em banco.

Observações gerais

  • Quando houver desconto financeiro, e a data do mesmo for igual ou inferior a data de pagamento o desconto será aplicado.
  • Quando o cliente tiver o produto "38 – SPED/ECD – Escrita Contábil" liberado:
  • Ao tentar realizar algum lançamento/movimentação em data que já possua lotes fechados nas situações (em processamento, fechado, exportado ou sem movimento), não será possível realizar o lançamento e apresentará uma mensagem informativa "Para a data dd/mm/aaaa existe lote de movimentação contábil ativo".
  • Ao tentar realizar algum lançamento/movimentação em data de consolidação posterior, quando os lotes não estão fechados, se há lotes válidos, validará se dentre estes lotes algum deles está com inconsistência ou cancelados, caso contrário não será possível efetuar o lançamento, apresentando a seguinte mensagem: "Para a data dd/mm/aaaa existe lote de movimentação contábil ativo" e apresentará no máximo até 03 lotes nesta condição.


Lotes de Contas a Pagar: Mais Informações