Este relatório apresenta a lucratividade bruta que a farmácia obteve por produtos, tipos de produtos, laboratórios, vendedores ou convênios.

Esta informação está baseada nas vendas emitidas e ordenada por lucratividade. 


A partir da versão 212.100  foram incluídas no relatório de Lucratividade (FAT215) as novas Opções de Filtro: Kit de Prod/Venda Agregada Vigente e Kit de Prod/Venda Agregada Vencida.

Lucratividade 

Para acessar o relatório de lucratividade, acesse o menu Relatórios > Faturamento > Lucratividade.


Figura 01 - Relatório de Lucratividade


Selecione uma ou mais filiais para emissão do relatório, selecione se deseja analisar a lucratividade por: Produto, Tipo de produto, Laboratório, Colaborador, Convênio ou por Grupo principal. 

Dependendo da opção selecionada será habilitado o campo para consulta de intervalo ou seleção.


Exemplo:

Lucratividade por Produto habilitará o campo "Intervalo de Produtos".


Na sequência, poderá selecionar a opção de Linx Promo, se o usuário desejar listar apenas Vendas com/sem Linx Promo ou Geral

Selecione a opção de filtro desejada podendo ser: Venda completa, Somente tele entrega, Somente vendas, Tabloide, etc...

Quando selecionadas as opções Por lista promoção/tabloide vigente Por lista promoção/tabloide vencida, serão considerados tabloides e listas Softpharma e Plugpharma. 

Quando selecionadas as opções Kit de Prod/Venda Agregada Vigente e Kit de Prod/Venda Agregada Vencida serão consideradas as listas de promoções criadas a partir do programa EST410 - Kit Produtos / Venda Agregada.

Serão filtrados no relatório somente os produtos que tiveram o desconto concedido por essa promoção, ou seja, se um produto consta na lista, porém não concedeu ao cliente o desconto na venda, essa venda não será incluída.

É necessário informar o intervalo de data de emissão, caso o usuário desejar emitir um relatório "geral", o mesmo poderá clicar no botão .

Selecione se deseja que no relatório seja apresentado o custo médio ou o custo médio contábil.

Além disso, poderá ordenar o relatório pelo percentual de custo da mercadoria vendida (CMV), no campo ordenar por %CMV, através das opções: nenhuma, crescente ou decrescente, permite ao usuário identificar de uma forma mais ágil onde a loja está obtendo maior ou menor lucratividade, auxiliando em tomadas de decisão.

O usuário pode se desejar, listar somente produtos com regras por quantidadeagrupar por filialnão considerar vendas entre filiais (desconsiderar vendas realizadas para cliente, onde seu cadastro tenha um CNPJ igual a uma das filiais cadastradas em Parâmetros > Filiais), marcando seus respectivos campos.

Caso selecionada a opção Agrupar por Vendedor (somente ao exportar), serão exportadas as informações agrupadas por vendedor, no arquivo.csv.


Kit de Prod/Venda Agregada Vigente e Kit de Prod/Venda Agregada Vencida 

Foram incluídas no relatório de Lucratividade (FAT215) novas Opções de Filtro: Kit de Prod/Venda Agregada Vigente e Kit de Prod/Venda Agregada Vencida.

Ao selecionar uma lista de Kit de Produtos/Venda Agregada, serão filtrados no relatório somente os produtos que tiveram o desconto concedido por essa promoção, ou seja, se um produto consta na lista, porém não concedeu ao cliente o desconto na venda, essa venda não será incluída.


Figura 02 - Opção de Filtro


Observações

  • Quando o relatório informar um percentual de C.M.V. "negativo", indica que a farmácia teve prejuízo na venda do produto. Na versão anterior o sistema informava um percentual acima de 100%, agora o sistema indica o percentual de prejuízo que houve.
  • Quando a farmácia utilizar o "Integração Plugpharma" e pertencer à Rede Associativa Ultra Popular, os grupos principais serão alterados  para a descrição auxiliar inserida pelo usuário, através do programa Plugpharma, mas, se por ventura esse campo estiver em branco, listará o grupo principal Padrão do Softpharma.