O que é o PIX?

  • PIX é o novo meio de pagamento estabelecido pelo Banco Central que entrará em vigência a partir do dia 16/11/2020 e permitirá realizar e receber transferências e pagamentos entre diferentes instituições financeiras em tempo real.

Benefícios:

Figura 01 - Benefícios PIX.


O PIX estará disponível no Softpharma a partir da Release 198.0, totalmente integrado a solução QR Linx.

Para utilizar o PIX no Softpharma, o estabelecimento deverá possuir o Produto 129 - QR Linx liberado, caso ainda não tenha o produto e possua interesse em adquirir , entre em contato com o setor Comercial e solicite a liberação do produto.

Para saber mais sobre o QR Linx e seu funcionamento no Softpharma, Clique aqui.

Como funcionará o PIX no QR Linx?

O PIX será um meio de pagamento dentro da solução QR Linx, desta forma será tratado como mais uma wallet, assim como as demais carteiras digitais do QR linx, exemplo: AME, PicPay, Mercado Pago, e outras, e para receber os pagamentos realizado pelo PIX através do QR Linx, é necesário que:

  1. O estabelecimento tenha contratado o Produto 129 - QR Linx e tenha habilitado junto ao comercial o PIX como meio de pagamento.

  2. Tenha vinculado no mínimo uma chave PIX na Conta Linx.

  3. Tenha realizado a configuração da modalidade de pagamento QR Linx e ativado os terminais.

    O cadastro de uma Conta Bancária é necessário para que na funcionalidade Gerenciador QR Linx seja indicado uma conta para que todos os recebíveis das vendas realizadas via QR Linx seja concentrada em uma única conta. Para realizar este cadastro, caso seja necessário acesse o menu Cadastros > Conta Bancária.


    Figura 01 - Conta Bancária.

    Atenção!

    Para as vendas feitas em Wallets como Ame, PicPay, Mercado Pago, e outras, poderá ser utilizada qualquer conta bancária, para o recebimento das vendas. Porém para as vendas realizadas através do PIX, o estabelecimento deverá cadastrar uma conta do tipo Linx Alias Bank na Linx Pay. Isso se deve ao fato, de que para realizar transações com PIX são necessárias algumas informações da conta, qual somente o banco titular da conta possui acesso, ou seja, o QR Linx não tem acesso a contas de outros bancos para realizar a transação do tipo PIX.

    Acesse o Menu Lançamentos > Contas a Receber > Gerenciador QR Linx.

    Neste módulo será realizada a configuração de bandeiras a serem cadastradas automaticamente para cada wallet (carteira digital), a configuração de acesso dos terminais, e realizar o gerenciamento das transações que foram realizadas via QR Linx.

    O processo de atualização de wallets (carteira digital) será realizado automaticamente uma vez ao dia, neste processo o Softpharma irá consultar quais as wallets estão habilitadas para a filial e caso tenha atualização de uma ou mais wallet, a mesma será cadastrada no cadastro de bandeiras, porém este processo poderá ser realizada de forma manual, outras vezes ao dia, através do botão .

    1. Na Aba "Configuração", deverá ser informado os dados a serem utilizados para que o sistema realize o cadatro automático de bandeiras para cada wallet e quanto as impressões a serem geradas para as vendas que ocorrerem através do QR Linx.

      • No Filtro "Filial", serão listadas as lojas que possuem o produto 129 - QR Linx liberado. Selecione a Filial que deseja configurar.

      • Marque/Desmarque as opções de Impressão de cupom gerencial.
        • Imprimir cupom gerencial para vendas QR Linx.
        • Imprimir cupom gerencial para consumidor ao confirmar pagamento QR Linx.
        • Imprimir cupom gerencial para consumidor ao estornar pagamento QR Linx.

      • Informe nos campos a configuração de bandeiras a ser cadastrada automaticamente para cada nova wallet (carteira digital) retornada pelo QR Linx para o estabelecimento.
        • Código credenciado – código da filial utilizada no credenciamento na Linx Pay.
        • Dados da conta bancária de retorno, neste caso deverá ser selecionada a conta da Linx Pay cadastrada anteriormente no menu Cadastros > Conta Bancária.
        • Dados para lançamento do movimento QR Linx no DRE (Fornecedor, Plano de contas, Local de Pagamento, Tipo de Documento e Observação).

    Figura 03 - aba "Configuração".


    2. Na Aba "Terminais", será necessário ativar os terminais que estarão aptos a realizar transações com o QR Linx.

      • No Filtro "Filial", serão listadas as lojas que possuem o produto 129 - QR Linx liberado. Selecione a Filial que deseja configurar.

      • No campo "Terminal", ao clicar na imagem  será exibido automaticamente o nome do terminal onde esta sendo executado.

      • No filtro "Modo de Ativação", deverá ser selecionado uma entre as opções:
        • Ativação Rápida - Neste modo de ativação será gerado automaticamente o campo Descrição do QR Linx.
        • Ativação Manual - Neste modo de ativação o usuário deverá informar manualmente o campo de Descrição do QR Linx. Este valor será passado pela Linx Pay durante a aquisição do produto.

      • Ao no botão o terminal será listado na grid abaixo e estará ativo para realizar vendas através do QR Linx.


    Figura 04 - aba "Terminais".

      • Ao realizar o processo de Adicionar Filais, serão consultados as wallet (carteira digital) disponíveis para a filial, sendo as retornadas cadastradas automaticamente como bandeiras no sistema.

    3. Na Aba "Movimentos", será possível visualizar as transações que foram realizadas com a modalidade de pagamento QR Linx. Será possível realizar o preenchimento dos filtros Filiais, Terminais, Situação, Wallet e Periodo para refinar a pesquisa.

      • Filiais: Serão listados as filiais que possuem o produto liberado e é permitido a seleção de uma ou mais filiais, incluido a opção "Geral" onde todas as filiais com produto liberado serçao selecionadas.
      • Terminais: Serão listados todos os terminais que já foram cadastrados na aba "Terminais".
      • Situação do Pagamento: Será exibido a opção "Geral", "Aguardando pagamento", "Aguardando confirmação de pagamento", "Pago" e "Cancelado".
      • Wallet: Serão listados as carteiras digitais que estão liberadas para a(s) filial(ais) selecionada(s).
      • Periodo, por padrão carregará a data atual da pesquisa, permitindo a alteração.


    Figura 05 - aba "Movimentos".

    Ao no botão , localizado na lateral direita da tela, serão carregadas as transações que foram transacionadas de acordo com os filtros aplicados. Será possível realizado o cancelamento de uma transação, caso a mesma esteja com a situação "Aguardando Pagamento", para isso selecione a transação e no botão .


    A tela "Condição de Pagamento" acessada através do menu Parâmetros > Condição de Pagamento recebeu um novo formato e para cada modalidade de pagamento selecionada será exibido as abas com a configuração detalhada. Acesse esta funcionalidade para cadastrar no mínimo uma condição de pagamento para o QR Linx ou informe uma condição de pagamento já existente e edite, incluindo a tecnologia "QR Linx".

    Para habilitar o QR Linx é necessário selecionar o parâmetro QR Linx no campo “Tecnologia de pagamento”. Esta opção estará habilitada para as modalidades de pagamento:

    • A vista - QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
    • A prazo – o QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
    • Cheque pré-datado – O QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
    • Cartão – poderá ser utilizado como entrada na venda ou somente para o QR Linx.


    Figura 06 - Condição de Pagamento.

    Ao utilizar a tecnologia de pagamento QR Linx, será habilitado uma guia/aba “QR Linx”, esta exibirá as wallet (carteira digital) liberadas, como pode ser visto na imagem abaixo.


    Figura 07- Wallets QR Linx.

    Não é permitido o uso da Tecnologia de pagamento QR Linx junto ao Link de pagamento.


    Após cadastrar a(s) condição(ões) de pagamento, é necessário realizar a liberação destas nos convênios, através do menu Cadastros > Convênios. Poderá ser realizado individualmente por convênio ou em lote.

    • Ajuste individualmente, incluir a nova condição de pagamento na guia/aba 3 - Condição de Pagamento, conforme imagem abaixo.

    Figura 08 - Ajuste individual por convênio.

    • Ajuste em lote – acessar neste programa a guia/aba Alteração especial > Condição de pagamento.


    Figura 09 - Ajuste em lote.


    Os convênios que não possuírem nenhuma condição de pagamento associado, aceitam todas as condições, sendo assim estes não é necessário a liberação.

  4. Na venda, é inserido a forma de pagamento que tenha vinculo com o QR Linx.

    Após realizar o processo de configuração para utilizar o QR Linx no Softpharma, ao abrir a tela de Pré-Venda ou Venda Direta, será exibido um icone referente ao QR Linx ao lado do campo "Forma de Pagamento".


    Figura 10 - icone QR Linx.

    Ao clicar no botão , caso o estabelecimento tenha o produto 129-QR Linx liberado será listado as condições de pagamento que possuem habilitado a tecnologia de pagamento QR Linx, conforme configuração realizada no programa "Condição de Pagamento", para que seja selecionado a que será utilizada na venda.

    Figura 11- Condições de Pagamento com QR Linx.

    Caso a loja ainda não tenha o produto QR linx contratado, será exibido uma tela contendo a oferta da nova solução.


    Figura 12 - Oferta QR Linx.

    Na tela de Caixa On-Line, ao selecionar uma transação que utilize o QR Linx, o Softpharma irá realizar a validação quanto ao status do terminal referente a configuração no QR Linx, e irá exibir o mesmo, que poderá ser:

    • Terminal Ativo:

    Figura 13 - Terminal Ativo.

    • Terminal Inativo:

    Figura 14 - Terminal Inativo.

    • Terminal Não Configurado:

    Figura 15 - Terminal Não Configurado.

    Caso o terminal esteja desabilitado para realizar transações com o QR Linx, a configuração do terminal poderá ser realizada ao selecionar o botão , onde será exibido a tela Gerenciador QR Linx, selecione a aba "Terminais" e realize a ativação/configuração do terminal.

    Na finalização da venda que possua uma condição de pagamento que utilize o QR Linx, será exibido a tela de pagamento onde deverá ser informado o valor que o cliente deseja pagar através de sua wallet (carteira digital), conforme imagem abaixo:

    Figura 16 - Tela QR Linx.

    Após informar o valor que será pago através da wallet (carteira digital) e clicar no botão , será apresentado o QR Code correspondente a venda na tela, a ser disponibilizado ao cliente para que realize a leitura e pagamento através do aplicativo da wallet (carteira digital) que utiliza.

    Ao lado do QR Code gerado serão exibidas as imagens das wallet (carteira digital) que estão liberadas para o estabelecimento.


    Figura 17 - QR Code gerado.

    Assim que o cliente efetuar o pagamento e o mesmo ser reconhecido pela wallet (carteira digital) em poucos instantes, será apresentada a mensagem com o status da transação, bem como o nome da carteira digital que foi realizado o pagamento. Abaixo o exemplo que um pagamento realizado com sucesso:

    Figura 18 - Status de pagamento.


    Caso a venda tenha um valor restante a pagar o cliente poderá:

      • realizar um novo pagamento, utilizando outra carteira digital, para isso utilize o botão e refaça o processo de informar o valor a pagar;
      • finalizar o pagamento através do botão e realizar o pagamento utilizando as outras formas de pagamento, conforme configuração realizada na funcionalidade Condição de Pagamento. Então a tela de desdobramento será exibida para que seja cobrado o valor restante numa outra forma de pagamento.

    Figura 19 - Tela de Desdobramento.


    A venda será finalizada normalmente, o documento fiscal da operaçãos erá emitido juntamente com o cupom gerencial, conforme parametrização realizada no Gerenciador QR Linx >Aba Configuração.

  5. Dentre as opções o cliente seleciona a modalidade PIX e realiza o pagamento.

  6. O estabelecimento recebe o valor do pagamento PIX instantâneamente em sua Conta Linx.
  • Sem rótulos