A partir da versão 211.002 foi implementada a Inserção de Imagens no Cadastro de Produto. As imagens são um elemento fundamental para os produtos vendidos na loja.

Para uma melhor exibição, o tamanho sugerido de imagem é 110px x 110px.


A tela é acessada através do menu Cadastros > ProdutosVá para a aba Produtos e acesse a subaba 3. Demanda.

3 - Demanda

Esta tabulação é utilizada para o lançamento das informações referentes à demanda e giro do produto.


Figura 01 - Cadastros de Produtos - Produtos - Demanda


O campo Curva ABCD indica a classificação do produto de acordo com a curva ABC, ou seja, A - alto giro, B - médio giro, C - baixo giro e D - sem giro.

O valor desse campo é atualizado sempre que for executado o programa Curva ABC de produtos.

Além disso, quando processada a curva ABC de produtos, o sistema atualiza automaticamente a quantidade de giro médio diário do produto com base no período escolhido para a geração do relatório.


Observe como esta quantidade é definida:


Na curva ABC de produtos é extraído a quantidade de vendas para o produto no período informado, e validado a quantidade de dias que tiveram vendas (venda de todos os itens da loja e não apenas dos produtos que fazem parte do filtro especificado).

Com estas informações é dividido a quantidade de venda pela quantidade de dias. 

Por exemplo: Se na curva ABC foi selecionado um período de 120 dias, porém destes apenas 100 tiveram vendas na loja, e para um determinado item houve venda de 50 unidades, o cálculo para o giro diário deste produto será: 50/100 = 0,50.


O campo Quantidade Pedido Base permite que seja informada a quantidade de produtos que deseja manter em estoque, seja na frente de loja (apresentação) ou mínimo de receita. 


A informação deste campo será por filial. Ao alterá-lo, será ajustado somente na filial logada.

Quando o produto for duplicado através do (F11), este campo será carregado com a informação zerada.


Em Estoque Mínimo é informado o estoque de segurança da farmácia, ou seja, a quantidade mínima que a farmácia deve ter para atender aos seus clientes.

Através do campo Estoque de Demanda é indicada a quantidade que a farmácia precisa ter em estoque para atender aos seus clientes, garantindo que não vai faltar medicamentos em estoque.

Logo à frente da quantidade, o sistema informa para quantos dias esta quantidade é suficiente para atender a demanda.

Ao marcar o campo Demanda Fixada, o valor referente a demanda somente será alterado manualmente pelo cadastro de produtos, e não mais pelo programa de geração da curva ABC.

O sistema dispõe de um relatório para listar os produtos com compra bloqueada, o Estoque mínimo e demanda.

Em Compra dever sinalizar como serão caracterizadas as compras do produto, podendo ser: 

  • Liberada: Será inserido normalmente nos filtros de compra da farmácia;
  • Bloqueada: Ao fazer o pedido de compras este produto não será adicionado automaticamente no filtro. Esta inserção deverá ser feita manualmente ou via Encomendas. O sistema dispõe de um relatório para listar os produtos com compra bloqueada, o Estoque mínimo e demanda;
  • Negociada: Será inserido no pedido de compras somente quando utilizado o filtro específico para compras negociadas;


Ao marcar ou desmarcar a opção "Compra Bloqueada" de algum produto pertencente ao agrupamento, o sistema abre opção para alterar somente o item da tela ou todos os produtos do agrupamento.


Produtos sazonais apresentam um ciclo bem definido de produção, preços e consumo, dentro desta opção estão definidas as Sazonalidades como 'Anual', 'Verão' e 'Inverno'.

Ao marcar o produto como Mix indica que o mesmo pertence a linha de produtos com que a farmácia comercializa e suas divisões, ou seja, essa opção deve ser marcada para os itens que não podem faltar no estoque.

E a Falta Crônica é utilizada pelo programa "Encomendas e Falteiro" identificando que o produto está nessa condição, ou seja, quando não está sendo encontrando em nenhum laboratório ou distribuidor, lembrando que esta informação é gerenciada por produto e não por filial.