Assista ao vídeo DicaLinx para saber mais sobre QR Linx em Tele-Entrega no Linx Softpharma


QR Linx em Tele-Entrega

A utilização de QR Linx para pagamentos em Tele-Entrega está disponível a partir da versão 216.000.

  •  Para ter acesso ao QR Linx é necessário realizar a liberação da funcionalidade. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com o setor Comercial e solicite a liberação do mesmo.
  • Para que este processo funcione corretamente, é necessário habilitar a opção de gerar Link de Pagamento no QR Linx. O cliente deve solicitar a liberação desse recurso com a equipe do QR Linx.

A funcionalidade QR Linx em Tele-Entrega só permite um tipo pagamento.

O QR Linx é um centralizador de pagamentos desenvolvido pela Linx Pay Hub, que viabiliza aos varejistas a aceitação das principais wallets (Ame, PicPay, Mercado Pago, Conta Linx, entre outras carteiras digitais) e o PIX como forma de pagamento através de um QR Code dinâmico que é gerado por transação e pode ser impresso no momento da venda.

Dessa forma, permite que o cliente possa realizar o pagamento de suas compras apenas por aproximação da câmera de seu smartphone que tenha o aplicativo de carteira digital instalado, gerando uma nova experiência de compra para os clientes da sua farmácia, tornando o processo de compra mais simples, rápido e seguro. 

A nova atualização permite a utilização do QR Linx para Tele-Entregas apenas para pré-vendas, possibilitando a realização do pagamento de forma on-line sem a necessidade de deslocar para um endereço específico, no caso de endereço de cobrança diferente de endereço de entrega.

Ao utilizar essa nova forma de pagamento, a farmácia enviará as mercadorias somente após a confirmação de pagamento, evitando o travamento do caixa.

Vendas com QR Linx - Tele-Entrega

Após realizar o processo de liberação e configuração para utilizar o QR Linx no Softpharma, realize uma pré-venda normalmente através da tela de Pré-Venda (menu Lançamentos > Faturamento > Pré-Venda), utilizando o ícone referente ao QR Linx ao lado do campo "Forma de Pagamento".


Figura 01 - Pré-Venda QR Linx


Ao  clicar no botão , caso o estabelecimento tenha o produto 129-QR Linx liberado, serão listadas as condições de pagamento que possuem a tecnologia de pagamento QR Linx habilitadas, conforme configuração realizada no programa "Condição de Pagamento", para que seja selecionado a que será utilizada na venda.


Só será permitido utilizar a condição de pagamento QR Linx em Tele-Entrega quando a modalidade da condição de pagamento for "Cartão".


Habilite o checkbox Tele-Entrega e informe a filial de destino.

Após esse processo, finalize a pré-venda com Tele-Entrega e QR Linx normalmente, para gerar o QR Code.


Figura 02 - QR Linx - Tele-entrega


Na tela serão mostradas as informações:

  • Valor a pagar;
  • Tempo restante para pagamento - Por padrão será 60 minutos (1 hora);
  • Pix + Wallets aceitas;
  • Telefone celular do consumidor - Por padrão será carregado o número de celular existente no cadastro de cliente, sendo permitido realizar alteração em tela;
  • Link de pagamento gerado;


Caso seja informado o número de telefone do cliente, ao clicar no botão , será aberto o Whatsapp Web com o link de pagamento gerado;

É possível copiar o link do pagamento através da opção .

Caso seja necessário cancelar a ordem de pagamento gerada impossibilitando o seu pagamento, clique em para cancelar a operação.

Ao utilizar o atalho ao pressionar a tecla "F4" ou clicar em , a pré-venda será finalizada aguardando o pagamento.


Não é possível editar uma pré-venda com Tele-Entrega e modalidade de pagamento QR Linx. Caso seja necessário realizar alguma edição, (alterar itens, alterar condição de pagamento ou outros), é preciso cancelar o QR Linx. Essa ação poderá ser realizada na tela de caixa on-line na opção de cancelar Qr Code.

Pagamento pelo Consumidor 

Quando o consumidor acessar o Link de pagamento gerado na venda, será aberta no navegador a seguinte tela para pagamento:


Figura 03 - Tela Web Para Pagamento da Venda Pelo Consumidor


Na tela gerada é mostrado o QR Code e a opção para copiar o código a ser pago no aplicativo do banco.

Também é possível visualizar o Resumo do pagamento e as Informações da loja.

Após efetuar o pagamento, a tela será atualizada conforme a imagem abaixo:


Figura 04 - Pagamento Realizado com Sucesso


 Caso seja acessado o Link de pagamento após a realização do mesmo, será exibido a mensagem de "pagamento já realizado", com isso, não há o risco do consumidor realizar o pagamento mais de uma vez.




Caixa On-Line 

Na tela de Caixa On-Line, acessada através do menu Lançamentos > Caixa > Caixa On-Line, serão listadas todas as pré-vendas ou orçamentos pendentes para que sejam faturadas em Notas Fiscais ou ECF.


Figura 05 - Caixa On-Line


Ao selecionar uma pré-venda que seja Tele-Entrega e condição de pagamento contenha QR Linx, serão exibidas no painel do QR Linx as seguintes informações:

Em Situação do pagamento, indica a situação do pagamento. Sendo possíveis entre:

  • Aguardando pagamento - Quando o QR Code foi gerado para a venda, porém ainda não foi pago;
  • Pago - A faturar  - Quando o QR Code foi pago e o pedido pode ser faturado (emitido a nota fiscal);
  • Cancelado - Quando o QR Code foi cancelado, não podendo mais ser pago;


Os botões de ações relacionados à situação de pagamento são:

  • (Atualizar) - Consulta o status do QR Linx, caso haja mudança de status atualizará a situação do pagamento. Este botão somente estará liberado quando a situação for "Aguardando pagamento"  ou "Pago - A faturar";
  • (Cancelar) - Cancelar o QR Code gerado para a venda. Este botão somente estará liberado quando a situação for "Aguardando pagamento"  ou "Pago - A faturar";
  • (Novo) - Gera um novo QR Code para a pré-venda. Estará habilitado somente quando o status for cancelado, sendo este utilizado para gerar um novo pagamento, por exemplo, para o caso de expiração do Link de pagamento;
  • (Trocar Condição de Pagamento) - Edita a pré-venda para a troca da condição de pagamento, assim como utilizado no CTRL+E. Estará habilitado se o status for "Cancelado;


O campo Link de pagamento está disponível para consulta com as opções:

  • (Copiar) - Estará habilitado se o status for "Aguardando Pagamento", houver link e o Link de pagamento não estiver expirado;
  • (Enviar por WhatsAPP) - Irá enviar o Link do QRLinx para o WhatsApp do telefone informado. Estará habilitado se o status for "Aguardando Pagamento", houver link e o Link de pagamento não estiver expirado.


Também é mostrada a validade da URL, exibindo o vencimento do link de pagamento. Se vencida, o texto será exibido com a fonte na cor vermelha.


Para cada venda QR Linx com Tele-Entrega em situação "Aguardando pagamento", o sistema irá realizar a consulta e alteração do status de pagamento do QR Linx automaticamente.

Também pode ser utilizado o botão  para atualizar o status de forma manual.

Não é permitido realizar Vendas diretas em Tele-Entrega para a modalidade de pagamento QR Linx.