Através do processo de Entrada / Compra no leiaute 4.00 o sistema vai recuperar os dados do lote do grupo de Rastreabilidade de produto ao processar um XML.

Os dados a serem recuperados para cada lote presente em um XML da versão 4.00 são:

  • Número do Lote do produto
  • Quantidade de produto no Lote
  • Data de fabricação/produção
  • Data de validade
  • Código de Agregação

Apenas os documentos XML obtidos diretamente do Emitente, da SEFAZ ou do Silo Digital terão as informações de rastreabilidade de produto recuperados no sistema.


Resumindo, a operação poderá ser realizada da maneira como sempre foi feita, sem nenhuma alteração operacional para o usuário do sistema.

É importante ressaltar que, de acordo com Nota Técnica 2016.002 Versão 1.42 de Dezembro de 2017, o preenchimento dos dados de rastreabilidade é obrigatório para medicamentos e produtos farmacêuticos.


Figura 01 - Nota Técnica Rastreabilidade de Produto, Página 17


Fonte: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=uvfnqOj%20spg=


Apesar da Nota Técnica destacar a obrigatoriedade das informações de rastreio para medicamentos e produtos farmacêuticos, não existe nenhum tipo de regra de validação que impeça, neste momento, a emissão de um NF-e no leiaute 4.0 sem essas informações.

Contudo é sempre bom se manter informado sobre esse assunto (piscar o olho).

Se eventualmente for necessário ou desejado fazer esse tipo de controle para atender a rastreabilidade, siga os procedimentos abaixo:

O tratamento de lotes para um produto no Linx Big é habilitado através do campo Controle Especial do cadastro de Produtos (Cadastros > Produtos > Produtos) e/ou do campo Controlado do cadastro de Grupos (Cadastros > Produtos > Grupos).


Figura 02 - Cadastro de Produtos


Os medicamentos ou produtos farmacêuticos associados a um grupo definido como Controlados, ou que possuam o campo Controle Especial definido como Controlar Lote / Validade  ou Antimicrobiano (SNGPC)   já possuem suas informações de lotes mantidas e utilizadas nas operações que fazem a emissão de um documento fiscal eletrônico.

Nos restaria então habilitar o Controle especial para aqueles medicamentos e produtos farmacêuticos que não estão classificados como controlado ou cujo Controle Especial não esteja definido como Antimicrobiano (SNGPC) ou Controlar Lote / Validade.