NOVAS ALTERAÇÕES NO SISTEMA

LEIA COM ATENÇÃO O CONTEÚDO ABAIXO, POIS O MESMO IMPACTARÁ DIRETAMENTE NO PROCESSO DE VENDA


A legislação SINIEF 12/16 exige que na emissão de notas em contingência seja utilizada uma série especifica. Para se adequar a legislação foram realizadas algumas alterações no sistema Linx Softpharma.

Na versão 181 ou superior tivemos alterações no processo de vendas e controle das notas no gerenciador de NFC-e.

A partir desta versão, caso ocorra qualquer tipo de rejeição durante o processo de venda as notas não serão geradas e enviadas para o gerenciador de NFC-e, será necessário ajuste no momento da venda para que ela seja emitida.

Não houve alteração do processo de vendas em modo de contingência, poderá entrar e sair normalmente e quando a comunicação voltar, basta transmitir as notas que estarão como "Pendentes de envio".

O que mudou?

Em ambos processos de venda caso ocorra rejeição de nota pela SEFAZ, a venda não será finalizada e permanecerá na tela impossibilitando que o operador de caixa prossiga com suas atividades até que a rejeição seja devidamente tratada.

Para facilitar a resolução das rejeições o sistema apresentará as opções para corrigir, cancelar ou tentar novamente. Para que de forma simples e fácil o usuário corrija o erro e finalize a nota com apenas alguns cliques.

Veja a seguir o que ocorre na resolução de cada tratativa:

Baixando Pré-venda

Nesta modalidade, quando for realizar a baixa de uma pré-venda e ocorrer uma rejeição, o sistema apresentará uma mensagem para corrigir (quando possível), cancelar ou transmitir novamente, conforme exemplo abaixo:

Figura 01 - Cancelamento de requisição

No caso do exemplo acima onde ocorreu rejeição por NCM, se o usuário optar por cancelar a operação o ajuste do NCM deverá ser feito diretamente no Cadastro do Produto >Configuração Tributária, e depois finalizar a pré-venda novamente.

Caso a venda seja originada através da Pré-venda, e o usuário decidir CANCELAR a venda após a rejeição da SEFAZ. a venda será desfeita e a pré-venda retornará ao Caixa Online e será mantida como aberta para que possa ser faturada novamente.

Para facilitar a correção do problema citado o sistema apresentará um atalho na tela com a opção F8 - Atualizar o NCM do produto, onde ao ser selecionada direcionará o usuário diretamente para a tela de Configuração tributária por item do produto o qual causou a rejeição, onde será possível realizar os ajustes necessários no NCM de acordo com o repassado pelo contador, ou utilizar o gestor tributário caso possua o produto liberado.

Após a realização da correção o sistema voltará para a tela de rejeição onde o usuário deverá clicar na opção TRANSMITIR NOVAMENTE para que a venda seja finalizada.

Figura 02 - Atualizar NCM do produto

Vendas direto no caixa

Quando for realizar a venda direto no caixa e ocorrer uma rejeição, o sistema apresentará uma mensagem para corrigir (quando possível), cancelar ou tentar novamente, conforme exemplo abaixo:

Neste exemplo, o sistema mostrará de forma interativa o motivo da rejeição juntamente com a solução do problema.

Figura 03 - Ajustar hora do terminal

Caso o usuário decidir CANCELAR a venda após a rejeição da SEFAZ. a venda não será concretizada e retornará para tela inicial de vendas.

Caso o usuário decidir por finalizar a venda, ele deverá corrigir o problema de acordo com informação apresentada no campo "COMO CORRIGIR NO SISTEMA".

Após a correção basta clicar em TRANSMITIR NOVAMENTE para que a venda seja finalizada.

Gerenciador NFC-e

O Gerenciador de NFC-e também apresentará mudanças, ele continuará com os filtros de situação de nota, como: Todas, Pendentes de envio(notas emitidas em contingência), Pendentes de inutilização, Autorizados pela Sefaz, Canceladas, Inutilizadas e Denegadas.

Foi adicionado o filtro "Todas", neste filtro o sistema traz todas as notas em sequencia numérica independente de sua situação no gerenciador.

Onde será diferenciada a situação da nota de acordo com a legenda:

Para facilitar a localização das notas também foi inserido o filtro de "Nota e Série" onde será possível localizar a nota no gerenciado pela sua numeração.

Figura 04 - Filtro de nota e série

Durante o processo de vendas NFC-e online, quando houver rejeições por parte da SEFAZ, o usuário poderá realizar as devidas correções e reenviar a nota. Neste momento o sistema inutilizará a mesma e emitirá uma nova nota NFC-e.  Desta forma, no Gerenciador de NFC-e serão relacionadas as duas notas sendo uma a inutilizada e a outra autorizada o uso.

Observamos também, que no gerenciador de notas não terá mais a opção de notas rejeitadas, pois todas as notas emitidas online e com retorno igual a rejeitada, o sistema cancelará a numeração e será destacada com o sinalizador preto (cancelamento já efetivado) ou ficará pendente de inutilização (cor laranja).

Monitoramento do Gerenciador NFC-e

O sistema passará a apresentar alertas, na tela principal do sistema, quando o Gerenciador NFC-e possuir notas nos status Pendentes de Envio ou Pendentes de Inutilização com emissão superior a 24 horas.

Estes alertas serão apresentados aos usuários que possuem acesso ao programa Gerenciador NFC-e.

Ao clicar sobre a mensagem apresentada, o sistema direcionará ao gerenciador com as notas pendentes já selecionadas, para que as mesmas possam ser transmitidas ou canceladas, conforme necessidade.

Este alerta será apresentado com o intuito de solução mais rápida destas notas, evitando que notas sejam acumuladas nestes status por um longo período de tempo, apresentando maior assertividade nas informações fiscais geradas mensalmente pela farmácia.

Figura 05 - Alerta de notas com divergência

Como prevenir Rejeições

Siga as sugestões abaixo para evitar transtornos e travamentos no caixa no momento da venda.

Como evitar rejeição por divergências tributárias

Para evitar o transtorno de rejeições relacionadas a divergências tributárias no cadastro de produtos, foi desenvolvido para o sistema uma medida preventiva a qual deve ser acompanhada com atenção todos os dias ao iniciar as operações do sistema.

Ao acessar o sistema no canto esquerdo será apresentado alertas informando algumas divergências que possam travar o processo de venda, conforme mostra a imagem abaixo:

Figura 06 - Produtos com divergência tributária

A mensagem de alerta indicada acima deve ser verificada e corrigida sempre que for apresentada. 

Ao clicar na mensagem o sistema direcionará para a tela onde informará quais os produtos que estão com divergências e qual a divergência apresentada para cada item, como na imagem abaixo: 

Figura 07 - Tela de produtos com divergência

Ao selecionar um dos produtos apresentados com duplo clique ou Enter, o sistema abrirá a tela Configuração Tributária Item, o qual foi selecionado habilitando os campos que devem ser ajustado. 

O processo deve ser efetuado com todos os produtos apresentados na tela de divergências tributárias para evitar que ocorra rejeição na venda destes produtos. 


Figura 08 - Gerenciador de NFC-e

Conheça o documento completo referente as alterações apresentadas para o release 181, ou ainda, você poderá ter acesso a este conteúdo com alguns vídeos rápidos, clicando aqui.

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