Neste programa o usuário pode emitir a nota fiscal de devolução de produtos vendidos ao consumidor, informando os produtos que estão sendo devolvidos pelo cliente. Ao final do lançamento, pode ser emitida uma nota fiscal M1 de retorno de cliente.

Importante


Não pode ser emitida Nota Fiscal para cliente Balcão e para clientes sem CPF cadastrado. 

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Retorno do Cliente

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar produtos e clientes
F3:Lançar um novo Retorno de Cliente
F4:Finalizar e imprimir o Retorno de Cliente
F11:Chama a Calculadora do Windows
ALT + N:Acesso ao Consulta rápida de notas
ALT + M:Acesso ao Compras por Cliente
ALT + G:Acesso ao Controle de Tele-entregas
ALT + C:Acesso ao Cadastro de Clientes
ALT + T:Acesso ao Movimento de Clientes
ALT + P:Acesso ao Cadastro de Produtos
ALT + F:Fecha a tela de Retorno de Cliente

Retorno de cliente

Ao acessar o programa Retorno de Cliente o sistema automaticamente abrir a tela de Itens para devolução SCC127-e, que por sua vez permite que o usuário selecione o tipo de nota de venda que seria o tipo de nota fiscal que pertence a nota fiscal da qual está sendo feita a devolução, se: (Nota Manuscrita Série D, Cupom Fiscal, Venda M1, Venda NF-e, Venda NFC-e ou Venda S@T). Em seguida, no campo nota, informe o número da nota fiscal que está sendo feita a devolução das mercadorias, informe a série da mesma, todos os demais campos trazem as informações referentes a nota fiscal selecionada. É necessário também informar o cliente que está fazendo a devolução da mercadoria, deve ser um cliente que possua CPF cadastrado no sistema. Caso a devolução esteja sendo feita por um cliente Balcão, o mesmo deve ser cadastrado no sistema com seu CPF para que a nota possa ser lançada. Se o cliente está cadastrado porém sem CPF, deve ser informado o número do documento do mesmo no cadastro para que seja finalizada a nota fiscal. Pressionando a tecla ENTER sobre os itens, será possível informar a quantidade a devolver de cada produto, abaixo o sistema mostra uma tela com as quantidades vendidas, devolvidas e a devolver, no rodapé da tela é mostrado o valor total da devolução. Após o preenchimento de todas as informações necessárias, clique em OK para que os dados sejam enviados para a ela de retorno de cliente para finalização da nota fiscal.

No programa Retorno de cliente, todos os campos relacionados ao produto e ao cliente, já vem preenchidos, sem a possibilidade de alteração, informe a série da nota fiscal que será lançada para a nota fiscal de retorno de cliente, podendo finalizada em NF-e e NFS-e.

Importante


Ao realizar um retorno de cliente a partir de uma venda, aplica os mesmos percentuais de descontos concedidos na venda.

NF-e

Se configurada como ambiente de Homologação, quando a série M1 estiver configurada para emissão de NF-e o sistema segue os mesmos passos da emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

NFS-e

Pelo fato de a legislação entender que não há como o cliente devolver um serviço já prestado pela empresa, a emissão de retorno de cliente fica bloqueada para itens relacionados aos tipos de produtos de serviços e manipulados.

Quando o documento fiscal selecionado para realizar o retorno de cliente contiver apenas itens relacionados a serviços, é exibida a mensagem: "O documento fiscal somente possui itens pertencente ao grupo principal Manipulados ou Serviços, não sendo possível sua devolução".

Quando o documento possuir itens relacionados a serviços e também produtos é permitido realizar o retorno de cliente dos produtos, não sendo permitido para os relacionados a serviços e manipulados.