Neste programa o usuário pode emitir a nota fiscal de devolução de produtos vendidos ao consumidor, informando os produtos que estão sendo devolvidos pelo cliente. Ao final do lançamento, pode ser emitida uma Nota Fiscal M1 caracterizando o Retorno de Cliente.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Retorno de cliente

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta itens da nota fiscal
F3:Nova devolução
F4 ou ALT+G:Finalizar nota
F11:Calculadora
ALT+C:Cadastro de clientes
ALT+G:Controle de Tele-entregas
ALT+MCompras por cliente
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+OGrava informações
ALT+TMovimento de clientes
ALT+F:Sair do programa

Retorno de clientes

Para efetuar a nota de Retorno de Clientes, deverá selecionar o tipo de nota fiscal de venda que pertence a nota fiscal da qual está sendo feita a devolução (Nota Manuscrita Série D, Cupom Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica ou Venda M1), na sequencia informar o número da nota,  série e o cliente. Os demais campos trazem as informações referentes à nota fiscal selecionada.

A nota fiscal de retorno de cliente deve ser feita informando um cliente que possua CPF cadastrado no sistema. Caso a devolução esteja sendo feita por um cliente Balcão, o mesmo deve ser cadastrado no sistema com seu CPF para que a nota possa ser lançada. Se o cliente está cadastrado porém sem CPF, deve ser informado o número do documento do mesmo no cadastro para que seja finalizada a nota fiscal.

Para informar a quantidade a ser devolvida deverá pressionar ENTER sobre o produto desejado, abrirá uma nova tela que possibilitará ao usuário informar a quantidade.

Na tela de Retorno de Cliente todos os campos relacionados ao produto e ao cliente, bem como as regras já vêm preenchidas e somente leitura, precisando informar a série da nota que será lançada no retorno.


Caso a farmácia utilize o processo de múltiplos vendedores na venda, sempre que adicionar os itens na tela de retorno é necessário informar o vendedor que o está lançando. Somente assim é possível efetuar corretamente os retornos de mercadorias de acordo com o vendedor que fez a venda de cada item. Dessa forma é permitido que para a mesma nota de retorno de cliente seja possível efetuar a devolução de itens vendidos por vendedores distintos. Neste caso, o sistema utilizará o processo de "Repetir itens ao processar venda" ainda que o referido parâmetro esteja desmarcado, essa configuração poderá ser observada em Parâmetros > Parâmetros > aba Vendas.


Ao realizar um retorno de cliente de um produto que esteja vinculado ao um Instituto de Pesquisa, não será mais solicitado o CRM e número da receita, uma vez que essas informações são capturadas na venda.