Neste programa o usuário pode emitir a nota fiscal de devolução de produtos vendidos ao consumidor, informando os produtos que estão sendo devolvidos pelo cliente. Ao final do lançamento, pode ser emitida uma Nota Fiscal M1 caracterizando o Retorno de Cliente.
Acesso rápido
Retorno de clientes
Para efetuar a nota de Retorno de Clientes, deverá selecionar o tipo de nota fiscal de venda que pertence a nota fiscal da qual está sendo feita a devolução (Nota Manuscrita Série D, Cupom Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica ou Venda M1), na sequencia informar o número da nota, série e o cliente. Os demais campos trazem as informações referentes à nota fiscal selecionada.
A nota fiscal de retorno de cliente deve ser feita informando um cliente que possua CPF cadastrado no sistema. Caso a devolução esteja sendo feita por um cliente Balcão, o mesmo deve ser cadastrado no sistema com seu CPF para que a nota possa ser lançada. Se o cliente está cadastrado porém sem CPF, deve ser informado o número do documento do mesmo no cadastro para que seja finalizada a nota fiscal.
Para informar a quantidade a ser devolvida deverá pressionar ENTER sobre o produto desejado, abrirá uma nova tela que possibilitará ao usuário informar a quantidade.
Na tela de Retorno de Cliente todos os campos relacionados ao produto e ao cliente, bem como as regras já vêm preenchidas e somente leitura, precisando informar a série da nota que será lançada no retorno.
Caso a farmácia utilize o processo de múltiplos vendedores na venda, sempre que adicionar os itens na tela de retorno é necessário informar o vendedor que o está lançando. Somente assim é possível efetuar corretamente os retornos de mercadorias de acordo com o vendedor que fez a venda de cada item. Dessa forma é permitido que para a mesma nota de retorno de cliente seja possível efetuar a devolução de itens vendidos por vendedores distintos. Neste caso, o sistema utilizará o processo de "Repetir itens ao processar venda" ainda que o referido parâmetro esteja desmarcado, essa configuração poderá ser observada em Parâmetros > Parâmetros > aba Vendas.
Ao realizar um retorno de cliente de um produto que esteja vinculado ao um Instituto de Pesquisa, não será mais solicitado o CRM e número da receita, uma vez que essas informações são capturadas na venda.