Este programa gera o arquivo magnético para a Receita Estadual com toda as movimentações de compras e vendas ocorrida no período selecionado. É de responsabilidade da farmácia gerar os arquivos, validar e enviar para a receita ou contabilidade.

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Importação/Exportação >  Fiscal > Sintegra

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F7:Informação mapa ECF
F8:Relatório simples nacional
ALT+P:Processar
ALT+F:Fechar

F7 - Info. Mapa ECF - ao pressionar F7 o sistema solicitará a senha/biometria do supervisor. Após a identificação do usuário supervisor, abrirá o programa Redução Z em Lançamento > Faturamento.

Sintegra

Informe o intervalo da data dos lançamentos que serão gerados no arquivo, e também o contato da farmácia, essa informação é obrigatória para o Sintegra.

No campo tipo de arquivo o usuário deverá informar de que forma o arquivo será gerado para  envio, existem 03 (três) formas: normal quando o arquivo é gerado e enviado pela primeira vez no mês. Ratificação total arquivo de ratificação completa, ou seja, enviando todas as informações ao fisco. Retificação aditiva geralmente selecionado quando for necessário corrigir  ou adicionar algumas informações faltantes em um relatório enviado  anteriormente .

Em tipo de operação o usuário deverá informar qual(is) tipos de operações deseja gerar e enviar para o fisco, neste campo as opções disponíveis são: saídas ECF e saídas M quando marcadas o sistema gerara  as informações referentes  para cada tipo de notas, em  saídas D/NFC-e o sistema exportadas todas as notas fiscais de venda em formulário D1 e também NFC-e, quando selecionado serão gerados os registros 61 e 61R, para Notas de entradas o sistema vai gerar todas as entradas de mercadorias do período selecionado, e ao marcar NF-e de emissão própria o sistema filtra as NF-e's emitidas pelo Linx Softpharma de todas as operações, gerando estas notas nos registros 50, 53 e 54.  A única diferença para as notas fiscais modelo único refere-se ao modelo: "01"  notas fiscais modelo único e "55"  notas fiscais eletrônicas.

  • Registros tipo 60: Selecione quais registros do tipo 60 deseja que sejam exportados para o Sintegra:
    • Registro 60A: É o registro analítico. Exporta as informações agrupadas por tributação de ICMS, ou seja, para cada alíquota, mostra o valor contábil de venda.

    • Registro 60D: Exporta todos os itens comercializados, por dia. Dependendo da UF, esta informação é exigida ou não. Geralmente, quando se exporta os registros 60D não é solicitada a geração do 60R, e vice-versa.

    • Registro 60I: Este registro refere-se aos itens do cupom fiscal ECF. Em alguns estados é exigido que sejam enviados os itens que foram vendidos em cada cupom fiscal. Para exportar tal informação, marque essa opção.

    • Registro 60M: Registro do Mestre, exporta as informações principais da Redução Z, por exemplo, contador inicial de COO, contador final, totalizadores, etc.

    • Registro 60R: Exporta todos os itens comercializados, por mês.

Observação


Para o estado de Minas Gerais, a exportação dos registros 60 D, 60 A e 60 M é obrigatória, portanto, se não marcadas para geração, exibe mensagem não permitindo prosseguir a geração do arquivo. Ainda para este Estado, a transmissão do registro 60 I somente é obrigatória mediante intimação específica do “fisco”.

O campo gerar inventário É exigência de alguns Estados gerar o inventário do estoque no arquivo do Sintegra. Se este for o seu caso, selecione essa opção para a geração do Sintegra. Quando esse campo for marcado, à direita desse campo abrirá um novo menu contendo as opções para que o registro 74 seja calculado de acordo com preço de custo, custo médio, custo contábil ou custo médio contábil.

Quando marcada a opção gerar inventário  ano anterior são gerados os registros 74 dos itens com relação ao último dia do ano anterior à data final do intervalo informado. Ex.: informado no intervalo "01/03/2009" a "31/03/2009", o ano anterior será 2008, portanto a data do inventário do ano anterior será "31/12/2008".Essa opção sempre gerará o registro de acordo com o custo médio, uma vez que não é armazenado o histórico do preço de custo, somente o custo médio.

Quando marcada a opção gerar registros 88 (Contador e Software) são exportadas informações referentes ao contador da farmácia e à software house desenvolvedora do Aplicativo Fiscal. Esta opção somente fica habilitada no Estado do MS, onde é obrigatória a geração de tal informação.

Os dados do contador são obtidos a partir do programa Cadastro de Responsável  em (Cadastros > Responsáveis), onde deve ser cadastrado o contador da empresa. Caso o mesmo não esteja cadastrado, ao gerar o Sintegra o sistema exibe uma mensagem solicitando o cadastro do mesmo e abre automaticamente o programa "Cadastro de Responsável", verificando se o usuário logado tem acesso ao mesmo.

O campo Zerar BC ICMS Dev. Compra (Simples Nacional) somente estará disponível para as filiais que estejam enquadradas no Simples Nacional, e quando estiver marcado, ao apurar os valores de devoluções de compras, serão zerados os valores de BC ICMS, alíquota e valor ICMS nos registros 50 e 54.

Importante


Os lançamentos de transporte serão gerados no registro 70 no Sintegra. Já os demais lançamentos de despesas serão lançados no registro 50.

Conforme a regulamentação do Estado do Paraná, quando a empresa trabalha com cupom fiscal e utiliza a nota Modelo 2 séries D para vendas, o usuário deve emitir a nota manual e depois deve convertê-la em cupom fiscal. Essas notas deverão ser enviadas para o Sintegra zeradas, pois o imposto será recolhido através do cupom fiscal, sendo a nota necessária simplesmente para fins de controle. Então, ao acessar o programa '‘gera arquivo Sintegra’', deve ser marcar '‘saídas D' no menu '‘tipo de operação’'. As notas D com CFOP X529 terão seu número considerado no intervalo selecionado, exceto seu valor.

Quando o Estado do cliente for Minas Gerais, no arquivo Sintegra são exportados também os seguintes registros:

  • Registro 88SME (Informação sobre mês sem movimento de entradas);
  • Registro 88SMS (Informação sobre mês sem movimento de saídas);
  • Registro 88EAN (Informação do número do código de barras do produto).


Observação


Registro 50: na geração dos valores de frete, seguro, despesa e repasse serão verificados esses valores lançados por item para compor os demais valores nos registros do arquivo Sintegra. Como não haverá mais notas com valor somente na capa, a partir do release 143.0 foi desativado o atual rateio feito para F/S/D/R.

Registro 54 FSD: a nota terá valor de F/S/D/R por item, então os registros serão agrupados e vão gerar o valor de F/S/D conforme o total informado nos itens para cada CFOP (991 para frete, 992 para seguro e 999 para despesas);

Registro 54 Repasse Item: a nota terá valor de F/S/D/R por item, então os registros serão agrupados e vão gerar o valor de repasse descontando o  valor correspondente já gravado.

  • Será gerada no Registro 54 informações de frete, seguro e despesas quando o lançamento for referente a aquisição de combustível.
  • E para “aquisição de Serviços” e o modelo da nota for 01 ou 55 gerará informação para o Registro 54 do item serviço utilizando a sequência 998 contemplando a somatória de todos os serviços lançados.

Gerando  Arquivo No Sintegra

No Cadastro de Fornecedores em (Cadastro > Fornecedores), acertar todos os campos referentes ao endereço, o CNPJ e Inscrição estadual dos fornecedores;

Nas farmácias que emitem nota fiscal M1, os clientes devem estar com o endereço completo e principalmente os campos de CPF e RG. Para impressão de notas para pessoas jurídicas, informar no campo CPF o CNPJ da empresa e no campo RG informar a inscrição estadual da empresa;

Para o Estado do MS ou os clientes que são obrigados a gerar o SPED-EFD, é obrigatório ter o contador da empresa cadastrado pelo programa Cadastro Responsável  (Cadastros > Responsáveis).

Para as farmácias que tem ECF (impressora fiscal), essas devem ser bloqueadas a emissão automática da redução Z, e a partir do momento que a farmácia for obrigada a gerar o Sintegra, deve ser emitido pelo sistema a redução Z das Impressoras Fiscais em (Parâmetros > ).

Este arquivo deve ser gerado de acordo com orientação da receita estadual ou da contabilidade. Vale lembrar que todas as vendas e compras quando são geradas, essas também geram com os produtos e quantidade de entrada ou saída.

Importante


Para os clientes de Minas Gerais, o SAPI (Sistema de Apuração e Pagamento Informatizados do ICMS) é destinado a contribuintes de ICMS enquadrados no regime “Simples Minas” e tem a função de apurar o imposto a pagar e gerar a respectiva declaração mensal (DAPI Simples).

Agrupar outros arquivos ao menu Sintegra

Nesta tela o sistema traz a opção de associar um arquivo de Sintegra do Linx Softpharma com arquivos Sintegra de terceiros, como de manipulação. Esta associação de arquivos somente é permitida quando o registro 10 contiver as mesmas informações (o registro 10 refere-se ao cabeçalho do arquivo, onde constam informações como CNPJ da empresa).

Para fazer a associação dos arquivos é necessário selecionar cada um dos arquivos e clicar no botão Processar, que gerará um terceiro arquivo com as informações dos dois anteriores.