Iniciando o Sistema Linx Big será exibida a tela principal.
Figura 01 - Tela Principal Sistema Linx Big
A tela inicial do Sistema Linx Big suporta um acervo de menus como: Cadastros, Operacional, Financeiro, Fiscal, Relatórios, Meus Relatórios, Gerencial, Utilitários, Configurações e Ajuda.
Segue abaixo uma breve apresentação de cada menu:
- Cadastros: Este menu comporta todos os cadastros disponíveis, por exemplo: Empresas, Médicos, Clientes, Fornecedores, Produtos, Usuários, Fiscais, Financeiro entre outros.
- Operacional: O menu em questão comporta as operações da farmácia como: Lançamento de Despesas, Ponto do Funcionário, Cotação do Fornecedor, Troca de Prêmios por Pontuação, Cancelamento de Operações, juntamente com as operações relacionadas aos produtos, por exemplo: Lançamento de Perda, Entrada/Compra, Devolução para Fornecedor, Transferência e Recebimento de Transferência, Controle de Entregas, Sugestão de Contagem, Inventário entre outras operações.
- Financeiro: Cabe a este menu trazer ao usuário todas as movimentações efetuadas envolvendo valores, exemplificando: Contas a Receber, Contas a Pagar, Baixa por Empresa, Baixa por Administradora, Cheques Recebidos e Emitidos, Relatórios Financeiros, entre outros submenus.
- Fiscal: Este menu contém as operações fiscais, como apurações Sintegra, SPED, EFD Contribuições, Apuração ICMS, Atualização Cadastro IMendes, dentre outros.
- Relatórios: A função do menu Relatórios é exibir ao usuário todos os relatórios que o sistema disponibiliza para a maioria das operações existentes nos outros menus como: Controle de Vendas, Lista de Faltas, Devoluções, Resultado de Cotação, Inventário, Cancelamentos, Entradas, Transferências, Livros para Vigilância Sanitária, entre vários outros.
- Meus Relatórios: O mesmo consiste em relatórios específicos e mais robustos que poderão ser instalados para atender as necessidades e à realidade dos usuários.
- Gerencial: Neste menu encontra-se o setor administrativo da farmácia como: Conferência de Caixa, Fechamento de Caixa, Comissões, Conferência de Entradas, Supervisor Bom Dia, entre outros.
- Utilitários: Este menu tem como objetivo exibir outras funcionalidades/ferramentas do sistema como: Atualização de Preço, Backup do Sistema, Limpeza do Banco, Geração dos Arquivos Sintegra e SNGPC, Troca de Usuário, Atualização do sistema entre outras funções.
- Configurações: Este menu possui configurações de Impressão, Diretórios, Nota Fiscal, Leitor de Barras Serial entre outras.
- Ajuda: Este é um menu simples com operações para auxiliar o usuário, com funções como: Qual é o meu IP?, Suporte online - Chat e Suporte técnico - Telefones.
Observe no destaque os atalhos disponíveis de cada operação principal que tem como objetivo encurtar o caminho para executar uma determinada função.
Lembrando que os atalhos só estarão disponíveis de acordo com a permissão do usuário, bem como os menus correspondentes aos atalhos.
Seção Cadastros: deixa disponível ao usuário os principais cadastros utilizados:
- Cadastro de Produtos,
- Cadastro de Empresas,
- Cadastro de Clientes e
- Cadastro de Fornecedores.
Seção Operacional deixa disponível as operações de:
- Entrada/Compra,
- Consultas/Cancelamentos e
- Inventário.
Seção Financeiro deixa disponível as operações:
- Contas a Pagar,
- Contas a Receber,
- Cheques Emitidos e
- Cadastro de Cheques.
Seção Gerencial deixa disponível as operações:
- Sugestão Compras / Remanejamento de Estoque,
- A opção Sugestão de Compras oferece ao usuário, uma forma mais prática e segura de efetuar os pedidos necessários, permitindo ao usuário fazer filtros da maneira como desejar para que os pedidos não sejam incorretos, já sugerindo ao comprador o fornecedor com melhor preço, cotação online, envio de pedido eletrônico, entre outras funções.
- Supervisor - Bom dia!
- O relatório Supervisor - Bom dia!, registra todas as funções que exigem a senha de supervisor, informando ao Supervisor quais ações foram tomadas com sua permissão.
- Conferência de Notas Fiscais de Entrada.
- A opção Coferência de Nota Fiscal de Entrada, é importante para a certificação do acerto das notas de Entrada, pois, permite a correção das mesmas em caso de algum eventual erro na Entrada.
Seção Utilitários deixa disponível as operações:
- Enviar Mensagens, Mensagens Recebidas,
- Trocar de Usuário e
- Seleção de Filial.
O destaque exibe a Data e a Hora atuais.
Essas informações são captadas diretamente das configurações do Windows, portanto, se a data ou a hora do mesmo estiverem incorretas, no sistema não será diferente.
Nesse destaque existe também a Lista de Atualizações do Sistema, que tem a função de mostrar, resumidamente, aos usuários as novidades e correções de cada versão disponibilizada do sistema.
Mantenha-se informado sobre essas novidades lendo essa lista e os artigos que regularmente são postados na Central de Relacionamentos.
Lembrando que é aconselhável manter o seu Sistema Linx Big sempre atualizado para estar de acordo com as normas fiscais e aproveitar ao máximo todas as funções disponíveis do mesmo.
O destaque é uma identificação de qual usuário está logado no sistema no momento, contendo o nome e código do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, desde que não esteja sendo feita nenhuma operação, bastando selecionar na opção Logoff ou conforme destaque , opção Trocar de Usuário.
Por fim no destaque encontram-se os alertas do Sistema Linx Big, onde clicando no botão abre-se a tela abaixo:
Figura 02 - Alertas do SistemaBIG
Nota
Para saber mais sobre a central de notificações verifique o artigo Central de Notificações.