Na aba Validar
clique no botão
e selecione o arquivo do mês correspondente gerado pelo Sintegra.exe anteriormente e em seguida no botão
.
Observe abaixo o arquivo aberto prestes a ser validado.

Figura 02 - Validação do Arquivo Sintegra
A seção Registro 10 é referente à identificação da loja e outras informações do arquivo. O conteúdo da seção poderá poderá variar de acordo com a geração efetuada e com os dados de cada loja.
Nessa tela também é possível Visualizar o conteúdo do arquivo antes ou depois de validá-lo, para isso
clique no botão
e o arquivo será aberto conforme abaixo:

Figura 03 - Visualizar Arquivo
Conforme pode-se notar no destaque da Figura 03 o arquivo é separado por linhas e colunas e cada linha representa um tipo de registro que contém várias informações do arquivo que podem ser identificadas no rodapé do visualizador, quando se
clicar em qualquer parte do arquivo, o que facilita a localização dos erros ou advertências depois do arquivo validado, o que será explicado mais adiante.
Se desejar visualizar os itens do arquivo separados por nota
clique no botão
e será exibida a tela abaixo:

Figura 04 - Consulta de Notas Fiscais
Nesta tela principal é possível ver o detalhamento de cada item pertencente à cada nota contida no arquivo gerado.
Com os botões
(Primeira / Anterior / Próxima / Última) é possível navegar entre as notas existentes.
Se
clicar no botão
, será direcionado para a mesma tela explicada acima (Figura 03).
Se desejar
os itens da nota selecione no botão correspondente.
Com o botão
é possível encontrar qualquer nota desejada bastando informar seu número no campo correspondente.
O botão
mostra os valores da nota totalizados por Registros.
Ainda na aba Validar após selecionar o arquivo
clique no botão
e será retornada uma mensagem de quanto tempo foi concluída a validação, confirme a mesma e será direcionado para a aba Resumo em que será mostrado se o arquivo foi rejeitado ou aceito pelo Validador.
Abaixo o exemplo de um Arquivo Rejeitado.

Figura 05 - Resumo Validação (Arquivo Rejeitado)
Para visualizar o (s) motivo (s) da rejeição
clique na aba Críticas, em que será (ão) mostrado (s) todos os erros do arquivo, conforme mostra o exemplo abaixo:

Figura 06 - Críticas do Arquivo Rejeitado
Verifique qual o erro e corrija-o pelo Linx Big, caso sejam erros relacionados às notas, acesse o menu Operacional > Notas Fiscais > Manutenção de Notas Fiscais. Se forem erros relacionados aos cadastros, acesse o que for correspondente ao erro e altere o que for necessário.
Após corrigir todos os erros, gere o arquivo principal e efetue a validação novamente se estiver tudo correto o Resumo poderá aparecer como ARQUIVO ACEITO ou ARQUIVO ACEITO COM ADVERTÊNCIAS.
Antes de enviar o arquivo pelo TED, é necessário
, que é um botão que só ficará habilitado quando o arquivo for aceito.

Figura 07 - Gerar Mídia
Ao
clicar no botão
será solicitado o diretório onde será salvo o arquivo para ser enviado pelo TED em formato ZIP.
Clique em
, após este processo será emitida a mensagem: "Mídia gerada com sucesso. Deseja transmitir agora?".
Como já foi efetuada a instalação do TED vá em
e o mesmo será aberto automaticamente.
Preencha o e-mail corretamente nos campos solicitados, pois, o recibo definitivo será enviado para o mesmo.

Figura 08 - Configuração E-mail TED
Clique na aba Enviar e será exibida uma tela conforme abaixo:

Figura 09 - Envio de Documentos Eletrônicos
Clique no botão
e selecione o arquivo ZIP gerado anteriormente (pelo botão
).
Após selecionar o arquivo, selecione o Destino que é definido pelo Estado da loja.
Após definir todos os dados corretamente o botão
ficará habilitado,
clique no mesmo para transmitir o arquivo.
Caso não tenha problema de comunicação o arquivo será transmitido com sucesso à SEFAZ competente ao seu Estado.
Os comprovantes de envio poderão ser reimpressos na aba Comprovantes .

Figura 10 - Comprovantes de Envio