Neste relatório o sistema mostra todas as vendas a vista, a prazo, CMV, número de clientes atendidos, média de itens vendido por venda, per capita, descontos promoção, convênios e descontos cedidos pelo vendedor no balcão, sendo que estes totais estão sendo mostrados por tipo de produtos e grupo principal, com totalização no final por vendedor, filial e geral.
Acesso Rápido
Vendas por Tipo de Produto
Neste programa, o usuário deve selecionar uma ou mais filiais que deseja emitir no relatório, em sequência, selecionar a opção de vendas por: vendedor (são listadas todas vendas de vendedores e gerentes efetuadas diretamente para o cliente) por gerente (todas as vendas feitas na farmácia em que o gerente estava "ativo" em seu turno, para que esse relatório saia de forma correta, é necessário que a farmácia utilize a troca de turno de gerentes informando sempre qual gerente esta ativo no momento das vendas) por cliente (emite nome do cliente e todos os produtos comprados por este) por convênio (permite ao usuário analisar quais os tipos de produtos mais comprados por tal convênio).
Em seguida, informe os intervalos de vendedor/gerente, tipo de produtos, convênios, horas (intervalo de horário para emitir o relatório de vendas). Caso o usuário desejar emitir de todos em algum desses intervalos, deixe em branco. Pressione "F2" para consultar no sistema.
O usuário deve selecionar qual impressão do relatório deseja imprimir, se por: (tipo de produtos, grupo principal e/ou vendedor). Quando selecionado vendedor, mostra todas as informações de venda, média de descontos, quantidade de clientes atendidos, % de representatividade, etc. O sistema imprime ao final do relatório, um totalizador de agrupamento das filiais, quer permite uma visão geral das vendas de todas as filiais da rede.
Logo abaixo, selecione a opção de filtro desejada: (venda completa, somente tele entrega... Etc).
- Somente produtos cesta básica: ao selecionar esta opção é possível filtrar especificamente as vendas em que foi concedido desconto cesta básica, a fim de analisar informações como lucratividade, CMV entre outras, uma vez que estas vendas têm uma representatividade alta para a farmácia.
- Por lista promoção/tabloide (vencida ou vigente): permite filtrar as vendas promoção que tiveram regras diferenciadas nas quantidades vendidas (como promoção do tipo 'leve 2, pague 1').
- Quando selecionado as opções "por lista promoção/tabloide vigente" e "por lista promoção/tabloide vencida", será considerado tabloides e listas Linx Softpharma e Plugpharma.
Informe o intervalo de data de emissão, que deseja emitir o relatório, clique no botão para abrir um calendário e selecionar os dias desejados.
A opção somente produtos com regras por quantidade, filtra somente os produtos que tiveram as vendas por regra de quantidade (do tipo "leve 2 pague 1", opção disponível apenas para opção de filtro "por lista de promoção/tabloide vencida ou vigente").
Caso o usuário desejar emitir o relatório resumido, ou seja, acumulando os dados de vendas de todos os vendedores selecionados no intervalo de vendedor, marque o campo somente resumo mostrado em tela, poderá quebrar página por vendedor, onde os dados de cada vendedor vem separados, cada um em uma folha de relatório. Caso houver mais de uma filial marcada no intervalo de filiais, o usuário pode agrupar as filiais, é possível apenas se a opção "somente resumo" não tiver sido marcada.
A marcar a opção gerar arquivo folha pagamento, o sistema gerará um arquivo na pasta "C:\Arquivos de Programa\softpharma\exportacao". Esse arquivo terá as bases de informação para pagamento das comissões dos colaboradores.
Quando o relatório informar um percentual de C.M.V. "negativo", indica que a farmácia teve prejuízo na venda do produto. Na versão anterior o sistema informava um percentual acima de 100%, agora o sistema indica o percentual de prejuízo que houve.
Informações contidas no(s) relatório(s):
É informado no relatório as informações: Resumo por vendedor, filial/geral, clientes atendidos, média de produtos por nota, média de descontos promoção (percentual médio de descontos de produtos em promoção. Este percentual está sendo calculado pelo faturamento total do vendedor, filial ou farmácia. Esse calculo é pelo total de vendas devido que a promoção pode ser liberada para vendas a vista e vendas a prazo (convênio). média de descontos convênios (percentual médio de descontos a prazo cedido na venda, valor calculado somente pelo valor faturado a prazo e inclui o particular), média de descontos PBMs, média de descontos geral.
Nos relatórios de vendas por vendedor, gerente, cliente e/ou convênio quando o tipo de impressão for do tipo por vendedor, cliente e/ou convênio há a informação de ticket médio das vendas (TM) e o número de clientes atendidos (CLI. ATEN).
Quantidade de clientes atendidos
Ao listar a quantidade de clientes atendidos por vendedor, a soma da quantidade de cliente por vendedor pode ser maior que o totalizador do relatório por filial e geral.
Isso pode ocorrer para alguns cenários:
- Quando cliente fez mais de uma compra em um período, sendo atendido por vendedores diferentes. Neste caso, o cliente será contado como cliente atendido para cada vendedor, porém para a filial será contado somente uma vez, gerando assim divergência nos totalizadores.
- Por exemplo, cliente realizou 3 compras no período; todas as vendas com vendedores diferentes. No relatório os 3 vendedores contarão o atendimento deste cliente, porém para filial o cliente foi atendido somente uma vez.
- Quando utiliza-se vendas com múltiplos vendedor, onde o cliente é contato para cada vendedor que o atendeu, porém cliente é contado somente uma vez por filial e geral