Este programa tem o objetivo de recuperar do banco de dados todas as vendas efetuadas com receitas sejam de produtos controlados ou não, a fim de enviar essas informações por meio de acesso via FTP à IQVIA que tomará as providências necessárias após receber os arquivos.

O executável Vendas_Receitas.exe é baixado no pacote da versão.

A partir da versão 3.0.18.0 - 27/10/2023 está disponível a nova aplicação para geração dos arquivos IQVIA, agora não mais através do vendas receita mas um novo executável, mais intuitivo e exclusivo para esse fim. 

Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.22.0.0.

O objetivo desse artigo é mostrar o novo executável que realiza a criação dos arquivos para serem enviados ao IQVIA, onde é possível selecionar os layouts disponíveis para a geração, além da possibilidade de acesso à Integração através do Linx Big Farma.

Os layouts disponíveis nessa versão são:

  • Demanda (universal);
  • Estoque - Supply Chain (Estabelecimentos e Centro de Distribuição);

  • PPP (Estabelecimentos e Centro de Distribuição);
  • Prescrição (RX);

Permissão

Para habilitar essa funcionalidade, é necessário liberar a permissão de usuário.

Para isso, vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários,  clique na aba "Módulos", selecione a categoria "Utilitários" e localize a opção "Integração IQVIA".


Figura 01 - Permissão de Usuário


Troque o "N" pelo "S" para habilitar a permissão e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.


Aplicação IQVIA

O executável criado (Aplicação IQVIA), tem a função de gerar arquivos de acordo com layout selecionado, possibilitando o envio automático através do FTP configurado.

Após a liberação do serviço e da permissão no grupo de usuários, a integração deve ser habilitada no Integrações.exe, conforme a imagem abaixo:


Figura 02 - Integrações.exe


Para que ocorra o envio automático, é necessário habilitar a Integração através do Integrações.exe. Os envios automáticos acontecem às 00h referente ao dia anterior.

Depois de habilitada, a integração poderá ser acessada de 2 formas.

→ A primeira delas é no próprio Integrações Big (Figura 02),  clicando no botão acima destacado.

→ Ou então pelo retaguarda através do menu Utilitários > Integrações > Integração IQVIA.

 

Figura 03 - Aplicação IQVIA


Esse executável é composto por três abas, sendo elas:

  • Arquivos/Layouts;
  • Filiais;
  • Configuração de Envio;
  • - Arquivos/Layout - Nesse campo são definidos os Layout que são atendidos para cada cliente.


Figura 04 - Flags

Dentro da opção Demanda tem as Flags, que são as opções de envio:

  •        Flag 1 - CNPJ - São as vendas realizadas no balcão, nesse envio não são informados os dados do cliente, somente o CNPJ da loja que realizou a venda;
  •        Flag 3 - Vendas para pessoa fisica, realizadas através do Ecommerce, televendas ou qualquer outro canal digital, sem receita médica - Nessa opção são enviadas as vendas realizadas por meio digital;
  •       Flag 3 - Profissionais de Saúde prescrito identificado na receita do paciente e venda pessoa física(vendas online, como televendas, site e etc...) - Nessa opção são enviada para as vendas com receita. 

Na seção Status/Layout são exibidos todos os arquivos gerados automaticamente.


Não são todos os layouts que são contemplados pela aplicação.


  • - Filiais - Nessa aba são exibidas todas as filiais, onde é possível ativar e desativar as filiais que deseja fazer o envio:


Figura 05 - Filiais


Nessa tela são exibidos o Código IQVIA, o Nome da Filial, o CNPJ as opções de assinalar a Matriz e se a loja está ativa para receber o envio ou não.


Para ativar a loja basta trocar o 'N' por 'S' e apertar e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.

Se a loja estiver como ativa, mas não tiver o código IQVIA, não será realizada a coleta de informações dessa loja. O código IQVIA é obrigatório.


- Configurações de envio - São as configurações de FTP, para onde serão enviados os arquivos.


Figura 06 - Configurações de Envio


As informações do IQVIA serão geradas no servidor Central, para garantir e resgatar todas as informações de todas as lojas de uma forma mais prática.

Na primeiro aba ainda contém as opções de  e .

Figura 07 - Opções

Clicando na opção  são exibidos todos os grupos de produtos, podendo escolher para quais grupos deseja realizar o envio.

Figura 08 - Grupos de Produtos

Para selecionar os grupos basta usar as teclas do teclado (F5) para marcar ou desmarcar algum grupo, (F6) para marcar todos ou (F7) para desmarcar todos.

Por padrão todos os grupos vem marcados.

A opção (Figura 06) exibe os layouts disponíveis para download.


Configurações no Linx Big Farma

No Linx Big Farma as seguintes opções devem estar habilitadas para que as receitas possam ser captadas:

Cadastro de Produtos

No menu Cadastros > Produtos > Produtos, a opção Pedir Dados da Receita na Venda localizada na aba Inf. Medicamentos > Dados do Medicamento deve estar marcada.



Figura 01 - Cadastro de Produtos


Configurações Filiais

No caso de entregas com produtos controlados, menu Configurações > Filiais > Entregas > Digitar Receita SNGPC qualquer uma das opções pode ser selecionada.


Figura 02 - Opções Configurações > Filiais > Entregas


Ao realizar a venda utilize o atalho Ctrl + F1 na tela de Vendas antes de finalizar o processo.

Vendas Receita

O executável Vendas_Receitas.exe é baixado automaticamente no pacote da versão.

 Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Executar como Administrador para executá-lo.

Para que o executável realize a geração do arquivo automaticamente é necessário fazer a primeira geração.

Somente a partir dessa primeira geração o arquivo passará a ser gerado automaticamente a cada 7 dias.

Assim que o programa for executado pela primeira vez, ficará armazenado na bandeja de ícones próximo ao relógio e será executado automaticamente a cada 7 dias que serão contados por meio da data registrada no arquivo de configuração, a partir da última execução.



Figura 03 - Ícone Vendas_Receita.exe


Com o botão direito do mouse  clique na opção Abrir para efetuar as configurações necessárias e gerar os arquivos.


Figura 04 - Tela Principal


Alguns campos já estarão preenchidos por padrão.

Selecione a Filial .

Selecione o layout IQVIA  e se enviará apenas produtos com a marcação no cadastro, em seguida defina o local onde será salvo o arquivo .

Os campos data inicial e final somente serão utilizados se for necessário realizar a geração manualmente.

Se for necessário definir os grupos desejados basta  clicar no botão   e selecioná-los, se não houver seleção indica que todos os grupos estão selecionados.

O mesmo ocorre para os laboratórios .

Para definir o código da farmácia no IQVIA acesse o botão da marcação .


Figura 05 - Código IQVIA


Salve no botão ou pela tecla de atalho F3.

No botão caracterizado por três catracas localizado no canto inferior direito da tela principal  não será necessário realizar nenhuma configuração.

 Clique no botão e depois no botão  em seguida e a tela será minimizada.

Todos os dias o programa Vendas_Receitas.exe será iniciado com o Windows e será verificada no arquivo de configuração a última data de atualização, então o programa efetuará os cálculos necessários para enviar os arquivos ou aguardar mais alguns dias.


Geração Manual

Se for necessário é possível efetuar a geração manual do arquivo.

Para efetuar essa geração com o botão direito do mouse clique na opção Abrir e com o programa aberto digite a data inicial e data final do período desejado, e em seguida  clique no botão .

O arquivo será gerado na pasta destino definida no campo "Destino do Arquivo".


Somente execute o programa manualmente caso tenha acontecido algum erro e/ou for necessário gerar novamente.