Olá, seja bem-vindo ao guia da Jornada do Cliente no Portal Menew

NOSSO OBJETIVO
Contribuir para gestão da sua empresa de forma prática, organizada e objetiva, informando os pontos mais importantes a serem configurados, neste primeiro momento.

IMPORTÂNCIA
Com o apoio deste guia, você otimizará o tempo investido para ter o controle total da sua empresa, nesta fase muito importante.

O treinamento será dividido em 6 passos, considerando cadastros básicos e rotinas diárias, para o controle Operacional,  Estoque e Financeiro

Basta seguir este passo a passo, e ao final, você terá configurado o sistema de Retaguarda corretamente:

1.   Cadastro Operacional
Nesta sessão, você receberá todas as instruções necessárias para viabilizar o cadastro dos itens básicos do módulo Operacional, que é composto por:

  1. Tipo categoria - Define a classificação macro das categorias. Por exemplo, um estabelecimento que venda comida e bebidas, ele definirá os tipos ALIMENTOS e BEBIDAS.
  2. Categorias de venda e insumo - As categorias servem para separar os tipos de produtos. Para produtos de VENDA, poderíamos ter PRATO PRINCIPAL, SOBREMESA, etc. Para produtos de estoque, HORTI FRUTI, SECOS, LATICÍNIOS, etc.
  3. Produtos de venda - São os produtos que alimentam inicialmente o PDV. Todo cardápio é carregado como VENDA. E depois são feitos os ajustes e inclusão dos INSUMOS.
  4. Cadastro de impostos - São lançados os grupos de impostos que serão vinculados aos produtos de VENDA.
  5. Cadastro de cancelamento - São definidos os motivos de CANCELAMENTO. Aqui é importante revisar os motivos padrões, para ajustar a opção que permite ajuste de saldo do Estoque. 
  6. Cadastro de operador - São lançados os Operadores dos PDV, bem como, suas permissões.

2.   Cadastro Estoque
Nesta sessão, você recebera todas as instruções necessárias para viabilizar o cadastro dos itens básicos do módulo Estoque, que é composto por:

  1. Centro de custos - Permite o cadastro dos centros de custo ou estoques, utilizados para separação dos vários tipos de produtos.
  2. Categorias - Cadastro das categorias de estoque. Utiliza a mesma tela para categorias de VENDA e INSUMO. 
  3. Produtos/insumo - São lançados os produtos do tipo INSUMO, que permitirão a entrada das notas e cadastro das fichas técnicas.
  4. Produtos acabados/manipulados - São os produtos do tipo INSUMO, utilizados em fichas de produção ou manipulação. 
  5. Fichas de produção - Lançamentos das fichas do produtos produzidos internamente.
  6. Fichas de manipulação - Lançamentos das fichas do produtos manipulados internamente.
  7. Produtos venda/insumo - São os produtos de Venda Direta, produtos industrializados. Para estes produtos utilizamos os códigos de venda para dar entrada nas notas. Não é preciso ter um produto insumo equivalente. 
  8. Produtos venda/composição - Lançamento das fichas técnicas de venda, vinculando os produtos insumos ou acabados/manipulados que fazem parte da composição.

 3.   Rotinas Estoque
Nesta sessão, vamos entender todos os lançamentos que fazem parte da rotina de controle de estoque:

  1. Entrada avulsa - Permite o lançamento das notas de compras avulsas, sendo necessário o cadastro do fornecedor. 
  2. Entrada de nota fiscal eletrônica - Permite o lançamento das notas fiscais eletrônicas, neste caso, é necessária a instalação do certificado digital para importação do XML das notas via SEFAZ. 
  3. Transferência - Permite o registro de transferência de produtos entre centros de custo (estoques) para correto controle de saldo dos produtos. 
  4. Movimentação de produção - Representa o total de produtos gerados internamente. Para que seja feito controle de entrada e saída, corretamente, este lançamento deve ocorrer sempre que houver produção. SEM ESTE LANÇAMENTO NÃO HAVERÁ CONTROLE DE ESTOQUE CORRETO.
  5. Movimentação de manipulação - Representa o total de insumos manipulados. Para que seja feito controle de entrada e saída, corretamente, este lançamento deve ocorrer sempre que houver  manipulaçãoSEM ESTE LANÇAMENTO NÃO HAVERÁ CONTROLE DE ESTOQUE CORRETO.
  6. Balanço - Lançamento da contagem física dos produtos em estoque. Após lançamento, o SALDO ATUAL é ajustado. Todo balanço é considerado como "primeiro saldo do dia".
  7. Relatórios - Explicação dos principais relatórios:  Saldo, Lista de compras, Compras por produto, Fichas de produção, manipulação e técnica e CMV (Custo da Mercadoria Vendida).

4.   Cadastro Financeiro
Nesta sessão, você recebera todas as instruções necessárias para viabilizar os cadastros dos itens  básicos do módulo Financeiro, que é composto por:

  1. Plano de contas - Cadastro das classificações contábeis para contas de receita e despesa. Inclui os totalizadores de D.R.E (SEM ESTA INCLUSÃO NÃO É POSSÍVEL GERAR A DRE).
  2. Bancos - Cadastro das contas bancários utilizadas para pagamento e recebimento de contas. 
  3. Forma de pagamento - Cadastro das formas de pagamentos utilizadas para pagamento de contas.
  4. Clientes financeiro - Cadastro dos clientes financeiro, que representam as formas de pagamento utilizadas no PDV. 
  5. Opções de recebimento - Permite o lançamento das informações específicas, das formas de pagamentos utilizadas no PDV, e que são utilizadas no módulo financeiro para ajuste nos recebimentos, por exemplo TAXA DE CARTAO, PLANO DE CONTAS, etc. (SEM ESTA INCLUSÃO O VALOR LÍQUIDO CALCULADO NA RELAÇÃO DE CONTAS NÃO SERÁ REAL).

5.   Rotinas Financeiro
Nesta sessão, vamos entender todos os lançamentos que fazem parte da rotina do controle financeiro:

  1. Aprovação de conferência de caixa - A conferência de caixa é a ação que permite a entrada de recebimentos para o financeiro e atualização de saldos do produtos vendidos. 
  2. Controle de contas a pagar e receber  - Permite a atualização de pagamentos e recebimentos, lançamento de conta avulsa, e qualquer outro ajuste que se faça necessário.
  3. Controle de bancos - Consulta de saldo, extrato e transferência entre contas.
  4. Relatórios:
    1. D.R.E
    2. Balancete
    3. Conferência de caixa detalhado

6.   Rotinas Gerencial
Nesta sessão, vamos entender a visualização do Dashboard gerencial e os principais relatórios de Faturamento, Vendas, e Estatísticas.

  1. Dashboard gerencial - Exibe de forma resumida os lançamentos feitos no PDV. Permite acompanhamento remoto e on-line da vendas.
  2. Faturamento - Explica os relatórios de Faturamento geral, Taxa de serviço, Caixa detalhado.
  3. Vendas - Explica os relatórios de Vendas/Margem, Vendas por garçom, Vendas por modo.
  4. Estatísticas - Explica os relatórios de Curva ABC de Faturamento, Consumo de Produtos e Ticket Médio.

AO COMPLETAR TODAS AS VÍDEO AULAS
Você estará apto a controlar as funções iniciais do Portal Menew, podendo assim continuar o uso das demais funcionalidades do sistema apresentadas nos treinamentos seguintes, dispostos aqui na Central de Ajuda.

  • Sem rótulos