• Como o sistema gera o custo do item de estoque?
  • Como o sistema gera o custo do Produto?
  • Como visualizar o custo do item?
  • Como identificar o custo do Produto?

Custo de item de estoque 

Em diversos relatórios do Degust Web podemos encontrar o custo do item de estoque, telas como o consumo de funcionário,  perda de estoque, relatório de apuração de inventário e contagem mensal ou parcial.

Outros relatórios de controle de estoque e movimentação venda também podemos encontrar o custo dos itens e custo dos produtos de venda, dentre eles os principais são apuração de inventário, posição atual de estoque, Mov. diária de item de estoque - kardex, ficha técnica de produtos e movimentação de produto por lucratividade.

Devemos prestar atenção também nos tipos de custo que o sistema exibe no relatórios que são: Custo Médio e Ultimo Custo ou Custo Atual

Como o sistema gera o custo dos itens de estoque 

O custo dos itens é calculo através das entradas de notas fiscais no estoque. Conforme o sistema é alimentado com as notas, o custo dos itens é atualizado gerando o custo médio ou exibindo apenas o ultimo custo.

  • Custo Médio: Para calcular o custo médio o relatório de Notas Fiscais de Itens pode nos ajudar, Relatório>Estoque>Notas fiscais de itens. Selecione o período de entrada das notas e clique no botão "Exportar". Se desejar pesquisar apenas um item, informe o campo "Item" selecionando o item desejado.


O relatório como o exemplo abaixo será gerado com os dados do item como data, quantidade, custo unitário, total do custo, fornecedor e numero da nota.

Para encontrarmos o custo médio precisamos realizar o seguinte calculo a partir deste relatório utilizando o total das colunas "Total Custo" e "Qtde. Est. Un.".

Total Custo / Qtde. Est. Un. = Custo Médio

179,9988 / 120,00  = 1,4999


  • Custo atual ou Ultimo Custo: Outros relatórios do sistema exibem apenas o custo unitário da ultima entrada da nota fiscal, como por exemplo o relatório de "Ficha Técnica de Produtos". Como podem ver no exemplo abaixo, o custo considerado é apenas o valor da entrada da ultima nota que podemos ver o exemplo acima.

Como o sistema calcula o custo do produto de venda 

Para o sistema calcular o custo do produto de venda, primeiro é necessário realizar o cadastro deste produto em uma "Ficha Técnica de Produtos". Desta forma o o sistema relaciona o itens de estoque que fazem parte do produto de venda e assim é possível determinar um "Custo Total" para esse produto. Veja no exemplo da imagem abaixo como esses produtos são relacionados, utilizando o custo atual do itens de estoque a partir das entradas de notas fiscais, quantidade dos itens utilizada no produto e por fim determinando o custo final do produto.

Todos os produtos vendidos no Degust PDV são enviados ao Degust Web após o encerramento do dia, Neste momento o sistema realiza a movimentação dos produtos vendidos no PDV e a baixa dos itens de estoque relacionados a cada produto.


Entendendo o custo do produto de venda - Lucratividade 

O melhor relatório para entendermos o custo dos produtos e realizar uma comparação simples para saber se esta tendo lucro nas vendas, é analisando o relatório de "Movimentação de Produto - Lucratividade", Relatório>Produto de Venda>Mov.Produtos/Lucratividade.

Para gerar o relatório informe o período desejado e clique no botão "Exportar", o relatório gerado será baseado na movimentação dos produtos enviada pelo PDV e com o custo médio gerado no Degust Web a partir das notas fiscais de entrada, conforme já falamos acima.

No exemplos que utilizamos abaixo pode identificar a porcentagem de custo e a porcentagem de lucro nos produtos vendidos, nas colunas "%Custo" e "%Lucro".


  • %Custo: Para encontrar a porcentagem de custo do produto vamos fazer o seguinte calculo, "Custo Unit." / "Valor Unit." * 100 = %Custo. Como destacado em verde, 1,25 / 2,50 = 0,50 * 100 = 50,00.
  • %Lucro: Para calcular o lucro da venda do produto vamos fazer o seguinte calculo, "Lucro Bruto" / "Subtotal venda" * 100 = %Lucro. Como destacado em azul, 8,75 / 17,50 = 0,50 * 100 = 50,00.

3 Comentários

  1. Anônimo

    Qual o período inicial em que o sistema calcula o custo médio? Com o lançamento das notas dentro do mês atual? Com o lançamento das notas no período de 3 meses? Ou desde o primeiro lançamento de notas até a data atual?

  2. Anônimo

    Como faço para corrigir o custo medio ou o preço ?

  3. Anônimo

    Também queria saber como atualizar o custo do item de uma ficha tecnica