Emissão nota fiscal de saída

Para emitir uma nota de saída acesse (Estoque > Notas fiscais) no menu principal do Degust One Retaguarda.

Após, pressione o botão de "Novo cadastro"

Preencha obrigatórios os campos:

  • Tipo de Nota: Pressione o botão "saída"
  • Modelo: Selecione o modelo que você precisa, neste caso vamos utilizar "55" (Nota Fiscal Eletrônica)
  • Fornecedor: Selecione seu fornecedor. Ele precisa estar cadastrado no sistema, caso não esteja, na tela de fornecedor (Cadastro >Estoque > Fornecedor>Fornecedor)
  • Nota Fiscal: No primeiro preenchimento digite um número aleatório, após isso o sistema iniciará a contagem a partir deste número
  • Série: Na nota de saída este campo é obrigatório, geralmente o número utilizado é o 1, porém a informação pode ser confirmada com o escritório de contabilidade.

Após preenchidos pressionar o botão "Prosseguir"




Observação

Quando é efetuado um lançamento de NF-e de Venda de Produto de Venda, onde não exista referência de uma venda realizada no sistema Linx Degust PDV, é necessário que a opção "Baixa de Estoque" fique selecionada.

Na aba "Dados fiscais" preencha os campos 

Tipo de Pagamento: Selecione qual será a modalidade que seu cliente pagará a nota fiscal (à visita, a prazo ou outros);

Situação de Documento: Selecione qual será a situação do documento, geralmente utilizado é o Documento Regular, caso tenha dúvidas, a loja precisa entrar em contato com sua contabilidade;

Modalidade do Frete: Selecione qual será o tipo do frete;

Natureza da operação: Selecione "Venda". Caso não tenha cadastrado no sistema use o botão (adicione um "código" e no campo "Natureza da Operação" digite: "Venda" e para finalizar "salvar");

Indicador de Presença: Selecione se o cliente estava presente ou não na emissão da nota fiscal;

Cód. Atenc. Tributária: 

1 - Pagamento de substituição efetuada pelo destinatário, quando não efetuada ou efetuada a menor pelo substituto.

2 - Antecipação tributária efetuada pelo destinatário apenas com complementação do diferencial de alíquota.

3 - Antecipação tributária com MVA (Margem de Valor Agregado), efetuada pelo destinatário sem encerrar a fase de tributação.

4 - Antecipação tributária com MVA (Margem de Valor Agregado), efetuada pelo destinatário encerrando a fase de tributação.

5 - Substituição tributária interna motivada por regime especial de tributação.

6 - ICMS pago na importação.

(branco) - Substituição Tributária informada pelo substituto ou pelo substituído que não incorra em nenhuma das situações anteriores.

Chave da NF-e: Caso a nota for de devolução de venda colocar a chave da nota fiscal emitida pelo fornecedor;

Destino da operação: Selecione uma das opções de operação entre você e seu fornecedor

  • Operação Interna = Ambos do mesmo estados (Emitente/Destinatário)
  • Operação Interestadual = De estados diferentes
  • Operação Exterior = Caso seja de outro país

Finalidade da emissão: Procure por "Venda/Normal"

Pressionar o botão "Prosseguir", após será aberta a modal para incluir um produto/item:

 

O campo CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal.

Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco. Os diferentes tipos de CFOP separam as notas fiscais por tipo (nota de entrada ou saída), por região e por natureza da operação. Quando iniciados com:


Saídas

5.000 - Saídas ou Prestações de Serviços para o Estado.
6.000 - Saídas ou Prestações de Serviços para outros Estados.
7.000 - Saídas ou Prestações de Serviços para o Exterior.


Preenchas as informações, selecione o CFOP que se encaixa com a operação.

O primeiro dígito do CFOP indica a região, os outros indicam o tipo de operação, exemplo:

CFOP 5102 - O primeiro número indica que é uma saída para um destinatário do mesmo estado, o resto da composição indica o tipo de operação, no caso é uma "VENDA DE MERCADORIA ADQUIRIDA OU RECEBIDA DE TERCEIROS" para o mesmo estado.


Clique nas abas acima para continuar preenchendo as informações fiscais.

Observações para IPI e valores referente a Importação e IOF

  • Para cada tipo de CST/IPI serão abertos campos específicos para a apuração do IPI do lançamento do Item de Estoque ou Produto de Venda.
  • Os campos Valor BC Imp. de Import., Valor BC Imp. de Import., Valor Desp. Aduaneiras, Valor Imp. de Import. e Valor do IOF são referente a valores de importação de produtos. Dificilmente lojas realizam lançamentos sobre importação, aduaneiras e IOF, porém, caso exista, orienta-se verificar junto com o responsável fiscal/contábil da loja.


CST IPI: Código de situação tributária. Estes códigos foram instituídos para identificar o regime de cálculo da tributação a que está sujeita a mercadoria e na operação praticada. O campo não é obrigatório. 



CST/CSOSN: Esta informação será exibida pelo sistema conforme o regime tributário da loja (Simples nacional, Regime Normal, Simples - sublimite de receita bruta).



Observações sobre PIS e COFINS

Para cada tipo de CST/PIS e CST/COFINS serão abertos campos específicos para a apuração do lançamento do Item de Estoque ou Produto de Venda.

CST PIS/ COFINS: Devem ser preenchidos os tipos de operação e os respectivos valores de tributação.


Após preenchido salve as informações. O sistema abre automaticamente a modal para adicionar um novo produto, caso não queira clique em "Cancelar". Adicionado o produto, clique em "prosseguir"


Confira os valores e pressione o botão "salvar" ou "salvar e efetivar".



Optei por efetivar minha nota, confirmo a efetivação e pronto a nota já consta no sistema, faltando apenas a selecionas e transmiti-la.



OBS: O guia serve também para a emissão de notas de "devolução" e "transferência", porém devem ser alteradas as seguintes informações no lançamento: 

  • Finalidade emissão (no cabeçalho, em dados fiscais) - Transferência/Devolução.
  • CFOP - Varia de acordo para emissão.

Todas as informações de preenchimento (CST/ICMS, CFOP, PIS, COFINS) devem ser confirmadas com a contabilidade, elas mudam conforme o regime tributário da loja, finalidade de emissão, etc.


Lançamento de Parcelas

O lançamento de parcelas é realizado após Salvar e Efetivar. Nessa tela é necessário o preenchimento de um Grupo de Receita Operacional, o número de parcelas que será dividido o pagamento para o cliente.

Também é possível realizar a baixa antecipada das parcelas e onde é necessária a inserção da data da efetivação do pagamento, o Tipo de Receita / Destino (Cofre ou Depósito) e a Conta Destino.


Após o preenchimento dos campos e ao pressionando o botão Salvar Parcelas, o sistema realizará um lançamento no módulo Receita Extra Venda (Financeiro >>> Receita Extra Venda).