Fluxo Abertura de ISSUE - Degust PDV

Este documento foi criado para auxiliar abertura de bugs para o Time de Degust PDV.

Descrever um bug corretamente auxilia o time de desenvolvimento na resolução mais ágil do problema.

IMPORTANTE: Caso não sejam incluídas as análises efetuadas com as respectivas evidencias as issues serão devolvidas. Siga as recomendações abaixo.



O que devemos fazer antes de abrir uma Issue (bug) ?


  • Entender o problema:

Verificar junto ao cliente o real problema, muitas das vezes precisamos questionar o cliente para entender a situação, pois nem sempre o que ele diz é o que de fato acontece.

Entender se o cliente está solicitando uma melhoria do sistema ao invés de estar reportando um bug.


  • Reproduzir o problema:

Após entender o problema o máximo possível junto ao cliente precisamos tentar reproduzi-lo, pois se não conseguir reproduzir o bug dificulta muito para o desenvolvedor poder corrigi-lo.


  • Verifique se o problema relatado já foi mapeado em algum momento:

Verifique a versão do sistema instalada e se está atualizada com a versão mais recente, talvez o bug tenha sido concluído, é uma boa ideia tentar reproduzir numa versão mais recente.

Veja também com seu gestor e colegas de equipe se já existe uma issue aberta sobre o tema.

Sempre consultar o https://share.linx.com.br/ e verificar se já existe algum guia sobre como corrigir.

Consulte o release notes para verificar se existem correção para o bug: 2022 - Degust PDV


  • Coleta de logs e evidencias:

É necessário coletar o máximo de logs possíveis do dia em que ocorreu o problema.

Copie sempre o banco de dados no momento do erro, antes de tentar realizar qualquer ação corretiva.

Grave vídeos ou tire print screen do erro, quanto mais evidencias melhor!

Sempre coloque as evidencias (banco de dados, imagens, logs...) em nuvem, utilize seu One Drive, crie um link e compartilhe na Issue. 


  • Verificar a prioridade correta:

Defina corretamente a prioridade do bug, alguns problemas precisam ser corrigidos com máxima urgência, outros não, na dúvida sempre consulte seu gestor.

Template para abertura da Issue:

SOLICITANTE: (Nome do colaborador que abriu a issue)


CNPJ: 04933951000174
Franqueador: 240 - Suporte Linx
Loja: 030- Suporte
Versão Web: 0.0.0.0
Versão PDV: 0.0.0.0

--------------------------------------------------------------

PROBLEMA => EX: PDV4 trava no momento da emissão do cupom fiscal.

ESPERADO=> EX: Que o PDV4 emita o cupom fiscal ao realizar uma venda.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Passo para reprodução: EX: Realizar uma venda no PDV4 e emitir o cupom fiscal, vai ocorrer o travamento do sistema.

----------------------------------------------------------
EVIDÊNCIAS (Coletado Banco de Dados? Logs? Imagens dos erros? Vídeos dos erros? Qual o Caminho dos arquivos?):

Data e hora que o problema ocorreu?

EX: Ocorreu o erro dia 14/10/2022 as 15:35, ou se não conseguir informar com precisão estime o horário, como por exemplo entre as 15:20 e 15:35. 

O que foi configurado (paliativo)?

EX: Foi direcionado a impressão do cupom fiscal do PDV4 para o PDV3.

Ou que foi feito para normalizar?

EX: Feito tentativa de reinstalação da impressora, e trocado os parâmetros de impressão do PDV.

Como simular a situação?

EX: Basta tentar realizar uma venda utilizando o PDV4, situação ocorre apenas no 4, caso configurar como 2 funcionará normalmente.


Caso a issue for aberta pelo Salesforce se perde a formatação do texto, se possível editar a issue ou incluir as informações formatadas no comentário da issue.


Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.

  • Sem rótulos