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 QUESTÕES SOLUCIONADAS NESTE GUIA
  • Como gerar o Sintegra?
  • Onde faço a geração do Sintegra?

Gerando o arquivo Sintegra

Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA) é o sistema que foi implantado no Brasil com a finalidade de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas administrações tributárias e entre as mesmas.

O SINTEGRA permite o controle informatizado das operações de entradas e saídas interestaduais realizadas pelos contribuintes de ICMS. Ele segue o modelo de informações sobre o Imposto sobre o valor agregado (IVA) da União Europeia, porém adaptado às características do Brasil, ele também permite o intercâmbio de informações entre os fiscos estaduais e a Receita Federal.

As suas principais diretrizes são: resguardar os princípios constitucionais do federalismo, receber informações com qualidade, facilitar ao contribuinte a prestação das informações requeridas e preservar o sigilo fiscal. Suas principais metas são: Informatizar a relação fisco e contribuinte, verificar e acompanhar as operações realizadas por contribuintes de ICMS, apurar comportamento anômalo e disponibilizar informações à fiscalização.

Importante

Todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais através de sistema eletrônico de processamento de dados, ainda que através de terceiros (escritório de contabilidade, CPD externo, etc), estão obrigados a enviar as informações para o SINTEGRA.

Esta obrigatoriedade para a entrega de um arquivo magnético foi estabelecida pelo Decreto 4.204, de 16 de agosto de 2000.

Para o envio das informações é necessário um programa validador, que é um "software" disponibilizado pelas Secretarias de Fazenda para consistir as informações prestadas para o SINTEGRA em meio magnético pelos contribuintes, ou seja, esse programa verifica se o arquivo a ser entregue á Secretaria está de acordo com as regras estabelecidas no Convênio ICMS 57/95/2010. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Integrado_de_Informa%C3%A7%C3%B5es_sobre_Opera%C3%A7%C3%B5es_Interestaduais_com_Mercadorias_e_Servi%C3%A7os

Para geração do Sintegra será necessário acessar o EMSys Fiscal. Acesse no EMsys3,  o menu Gerencial > Seleciona Módulo > EMSysFiscal



Para clientes que utilizam impressora fiscal, será necessário verificar o relatório de análise de redução z x cupom fiscal para validar se a quantidade de vendas da redução z, bate com o valor dos cupons fiscais. Caso utilize NFCe não será necessário efetuar esta validação, pular esta etapa e ir para geração dos livros fiscais.

No módulo fiscal acesse o menu: "Cupom fiscal>análise de redução z x Cupom  Fiscal" 

Informe o período e clique em gerar relatório:

Após a abertura do relatório, conferir os  totais de Venda líquida da redução z e Venda líquida cupom fiscal, que devem estar iguais conforme exemplo abaixo:


Caso os valores apresentem divergências, será necessário efetuar a correção, antes de prosseguir com a geração do Sintegra. Provavelmente, foi alguma redução Z que não foi importada.

Para efetuar a correção acesse: Diferença de valores no relatório de análise de redução x cupom fiscal

Após a análise do relatório, gerar os livros fiscais. Acesse: Livros fiscais > Livros fiscais 

Em seguida o sistema irá exibir a tela para geração dos livros fiscais, solicitados pela contabilidade:

  1. Informar o mês e o ano da geração do Sintegra
  2. Selecionar os livros desejados para geração, conforme solicitação da contabilidade. Normalmente são os livros que já estão marcados. 
  3. Clicar em Incluir livro

Próximo passo é a geração do Sintegra. Acesse: Arquivos Fiscais > Sintegra

O sistema irá exibir a seguinte tela:

  1. Marcar os registros solicitados pela contabilidade; (Normalmente são os livros que já estão marcados.).
  2. Informar o período para geração do Sintegra;
  3. Informar o nome do contato responsável;
  4. Telefone para contato;
  5. Marcar as duas primeiras opções conforme a imagem;
  6. Clicar em processar.

O sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Clicar em SIM.

Será solicitado um local para salvar o arquivo Sintegra. Digite o nome do arquivo e clique em salvar na pasta desejada.

Pronto! Arquivo gerado com sucesso

Antes de enviar a contabilidade é importante fazer a validação do arquivo passando o mesmo pelo Validador Sintegra.

Importante

Caso não tenha o validador Sintegra baixe o mesmo no site: http://www.sintegra.gov.br/download.html#validador

Execute o arquivo Validador Sintegra que será disponibilizado na área de trabalho após a instalação.

Clique na aba Validar. Clique em  para buscar o arquivo gerado e clique em abrir e VALIDAR.

Arquivo validado. 

Importante: Observe que o arquivo foi aceito sem crítica. Nenhum arquivo rejeitado.

Nota

Após validação do arquivo Sintegra, basta enviar o mesmo para sua contabilidade.

Observação: Caso seu arquivo apresente alguma rejeição, retorne aos livros fiscais. Pode ser, que o mesmo não tenha sido gerado.

Caso tenha dúvidas sobre como gerar os livros fiscais acesse: Livros Ficais EMSys - Sped Fiscal / Sintegra


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