• Como usar o relatório gerencial de Mark up?
  • O que é Mark up?
  • Como analisar o Mark up no EMSys?

Conceito

Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

O EMSys efetua o cálculo através da configuração do percentual desejado do mark up nos parâmetros do sistema.

Gerencial - Mark up

Para configurar o percentual  de mark up no EMSys, acesse: Sistema > Parâmetros do sistema 

O sistema irá abrir a tela para informar a senha do seu login do EMSys: 

Após a informação da senha de usuário do EMSys o sistema irá exibir a tela para inserir a Senha Mestra:


A Senha Mestra é de inteira responsabilidade do Franqueado e o uso da mesma é somente para pessoas autorizadas.

Após informar a Senha Mestra, a tela dos parâmetros do sistema será exibida para a seleção da opção desejada, conforme abaixo:

Clique no ( + ) em "Sistema"  para expandir a seleção;


  1. Clique em Geral;
  2. Informar o Mark up para o cálculo de Custo;
  3. Clique em confirmar para salvar alterações.


Para visualizar o relatório de  mark up da sua loja no EMSys, acesse o menu: Gerencial > Gerencial > Mark up 

Será exibido a seguinte tela:

  1. Informar a "Data Base";
  2. Informar qual a "Base do Custo" se é pelo custo unitário  ou custo médio;
  3. Caso deseje poderá "Filtrar Itens", para que o relatório traga somente as informações filtradas;
  4. Caso deseje saber o mark up por categoria, selecionar a "Sub-categoria". 
  5. Clicar em "Confirma" para gerar o relatório.

O sistema irá exibir o relatório conforme abaixo:

Conforme você pode observar o relatório traz o cálculo do mark up de 40% (margem para obtenção de lucro) aplicado ao custo dos itens que como resultado traz o preço de venda na coluna Ideal para alcance da margem de lucro.

Dica

Qual a diferença entre Mark-up e margem de lucro?
markup é um índice usado na formação de preço de venda. Este índice é aplicado ao custo do produto e o resultado determina o preço de venda ideal para atingir uma determinada margem de lucro. A margem de lucro é uma representação percentual do lucro líquido em relação ao preço de venda.


Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.