Neste guia iremos demonstrar como estar habilitando a loja para poder gerar o arquivo de LAYOUT SPED FISCAL!


IMPORTANTE!

  • O sistema DEGUST não gera o arquivo SPED FISCAL completo, ele apenas gera um arquivo de LAYOUT que serve como referência para a contabilidade conseguir gerar o arquivo completo com as informações e enviar a SEFAZ!
  • Nesse processo a loja deve estar ciente que não se trata apenas de uma simples exportação (geração de arquivo), pois todos os lançamentos devem ser parametrizados, como lançamentos detalhados de nota fiscal de entrada, saída (devolução, transferência, etc.) que até então não eram informados.

  • Após realizar toda a configuração para geração do arquivo de exportação de dados o layout da tela de nota fiscal de entrada mudará e será apresentado vários campos a mais para inclusão correta de uma nota fiscal.

  • Para GERAR BLOCO H, é necessário que a loja alimente a contagem de estoque mensamente, guia de auxilio ➡ mensal de estoque"!!

IMPORTANTE!

  • Para que o sistema gere o arquivo SPED FISCAL, é essencial que o cliente possua as seguintes informações:
    1 - Contagem mensal de estoque.
    2 - Notas de entrada e saídas efetivadas.
    3 - Configurações tributárias dos produtos.
    4 - Configuração tributária dos itens de estoque.
    5 - Conversão de unidade de medida.
  • As pessoas que realizarão os lançamentos no sistema Degust One deverão ser capacitadas pelo responsável contábil e fiscal da empresa, pois novos dados serão solicitados.

  • Para que a base de calculo ICMS seja destacada nas notas fiscais do cliente o regime da loja precisa ser CRT = 2 "simples nacional - excesso de sublimite de receita" ou CRT=3 "Regime Normal"

HABILITANDO A EXPORTAÇÃO DE DADOS NO DEGUST ONE
_____________________________________________________________________

Importante!

Para habilitar a "EXPORTAÇÃO DE DADOS COMPLETA" no seu DEGUST ONE é necessário que o perfil esteja como FRANQUEADOR OU GERAL, contudo, se a loja não possuir esse perfil poderá seguir o "Exemplo de solicitação" para a franquia, como demonstramos logo abaixo, logo após a habilitação podemos prosseguir com a configuração do SPED FISCAL 

Exemplo de solicitação

"Caro franqueador,
Minha loja irá iniciar as atividades com o arquivo de Exportação de Dados (Sped) e preciso que a configuração da minha loja seja efetuada.
Por favor, marque a opção "Utilizar a exportação de dados completa" no cadastro da loja (Cadastro>Loja>Loja).

Aguardo essa configuração para iniciar minhas atividades.


Atenciosamente".

CONFGURANDO O SPED FISCAL NO DEGUST ONE
____________________________________________________________________________________________________

1

Cadastro > Loja > Configuração de Loja.

image2021-4-6_9-36-15.png


2
Nesta tela na guia "Geral" verifique se o dados cadastrais da empresa estão todos atualizados.



3
Na guia "Configurações Fiscais" será necessário definir alguns campos como o Perfil de exportação e principalmente quais dados serão gerados entrada, inventário e saída.

image2021-4-6_9-46-28.png




CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UM SPED SEM ERROS!

 CONFIGURAÇÃO DE ADMINISTRADORA


Importante!

O SPED pede obrigatoriamente que todas as administradoras da loja estejam cadastradas e posteriormente lançadas os seus movimentos mensais, constando todas as informações de vendas que passaram por elas no mês!


Para cadastrar uma administradora vá em Cadastro > Financeiro > Administradora, na tela que será aberta clique em "+Novo Cadastro" e preencha as informações solicitadas.


IMPORTANTE!

É essencial que todas as informações sejam preenchidas dentro do "CADASTRO DE ADMINISTRADORA" senão dará erro dentro do SPED solicitando o COD_PAIS e COD_MUNICIPIO


Exemplo de administradoras já cadastradas:


 CONFIGURAÇÃO LANÇAMENTO DE MOV. DE CARTÃO POR ADMINISTRADORA


Importante!

A loja pode somar todo o faturamento efetuado no mês por aquela administradora e lançar todo de uma vez para a contabilização geral.

Para o "Lançamento de Mov. Cartão por Administradora" será necessário acessar:
Financeiro > Lançamento de Mov. Cartão p/ Administradora, na tela selecione "+Novo Cadastro" e preencha as informações das vendas do dia selecionado.
Nesse exemplo já existe uma administradora cadastrada com o nome Linxpay

Exemplo de uma loja que lança as informações corretamente:


 CONFIGURAÇÃO DE ITENS DE ESTOQUE PARA O SPED FISCAL

Tributação dos itens de estoque

  • Para a geração do inventário (BLOCO H) é necessário que os itens de estoque estejam devidamente tributados no DEGUST ONE, caso não estejam, o SPED FISCAL devolverá os erros com base na falta da identificação das tributações classe A ou B!

TRIBUTAÇÃO DOS ITENS DE ESTOQUE



Vá para Cadastro > Estoque >Item de Estoque > Configuração de Item de Estoque.


image2021-4-7_9-56-0.png

Será exibido a tela a seguir:

Como usar?

  • Estas informações são fornecidas pela contabilidade da loja
  • Está loja mostrada é um exemplo de como ficarão as informações tributárias depois da configuração efetuada pela loja!
  • Para efetuar a edição em massa, pode clicar na caixa de seleção na barra vermelha e depois em "AVANAÇADO" e editar todos os itens de uma vez:
  • Após clicar, irá aparecer essas informações para serem preenchidas:

 CONFIGURAÇÃO DE UNIDADE DE MEDIDA!

A próxima configuração precisa ser feita para as unidades de medidas dos itens, "Cadastro > Estoque > Item de Estoque > Unidade de Medida".

image2021-4-7_10-3-48.png

Neste local serão configuradas as unidades de medida que serão utilizadas no processo de lançamento de nota fiscal.


 CONFIGURAÇÃO DE CONVERSÃO DE UNIDADE DE MEDIDA!

Após fazer a inclusão das unidades de medidas, devem ser configuradas as conversões de unidade de medida em "Cadastro > Estoque > Item de Estoque > Conversão Unidade de Medida". Isso será necessário na hora do lançamento da nota fiscal.

image2021-4-7_10-16-24.png

Será utilizado quando houver uma entrada de item de estoque onde a compra é feita em Caixa (CX), porém no sistema o controle desse item de estoque é em Quilos (KG).

image2021-4-7_10-17-53.png



Gerando o arquivo de Exportação de Dados SPED

Para gerar o arquivos de vá ao menu Sincronização > Exportação de Dados - SPED

image2021-4-7_11-8-59.png


Nesta tela é possível realizar consulta de arquivos gerados em datas anteriores.

Para gerar um novo, clique no botão "+ Novo cadastro"

image2021-4-7_11-10-46.png


Abrirá a tela solicitando a data do período do período desejado e o mês de referencia do inventário. Em seguida clique no botão Salvar".


O sistema retornará a tela anterior de consulta, clique no botão "Consultar" para trazer a solicitação de arquivo que o sistema esta gerando.

Nesta tela também é possível visualizar o tempo estimado de geração.

Quando o arquivo estiver pronto, na coluna de Download apresentará uma marcação verde indicando que o arquivo pode ser baixado.

Agora o arquivo pode ser enviado a contabilidade e ser importado ao sistema do contador.



CORRIGINDO ERROS NO SPED FISCAL!

Identificando erros no SPED FISCAL

Quando for abrir o SPED pela primeira vez, apresentará as seguintes informações de erros, para verifica-los é bem simples, basta clicar em "Erros" e depois em "Exibir"


Logo após ele irá trazer todos os erros do SPED, como mostra na imagem a seguir


Após clicar uma vez em cima da mensagem em "azul" o SPED abrirá na página do erro correspondente!

Exemplo:






Esse erro se refere ao CEST que não é válido.

image2022-2-23_13-32-14.png
Para a corrigir é necessário acessar o Degust One e cadastrar o CEST no item.
Para saber qual é o item basta olhar no retorno do SPED o "Código do item", nesse caso o item é o I357, conforme imagem abaixo.




Para corrigir no Degust One acesse: Cadastro >Estoque > Item de Estoque > Item de estoque

Na tela de item de estoque na aba código insira o código do item para facilitar a consulta.

Clique na edição do item para ter acesso ao cadastro e campo CEST.




Insira o CEST válido e salve.

Feito a correções em todos os itens que apresentam esse erro basta gerar novamente o SPED.


Esse erro se trata da unidade de medida que não foi cadastrada no Degust one.

A unidade de medida que precisa ser cadastrada é a "UM" para o item de código I1292 RED BULL TROPICAL, como demonstra na imagem.



Para cadastra-las é necessário acessar: Cadastro > Estoque > Item de estoque > Unidade de Medida

Verifique se realmente a unidade de medida "UM" não está cadastrada , caso não esteja, selecione "+Novo cadastro" e insira a unidade igual ao solicitado no retorno do erro.


Também será necessário cadastrar a conversão de unidade de medida do item, para isso acesse: Cadastro > Estoque > Item de estoque > Conversão Unidade de Medida

Selecione "+Novo", será exibido a tela ao lado do Menu. Selecione o item, informe a unidade que foi cadastrada, informe os fatores de multiplicação e conversão e clique em adicionar.



Esse erro se trata de configuração tributária no item de nota fiscal de entrada:



Para correção será necessário acessar as notas fiscais no sistema Degust One em Estoque > Notas Fiscais, identificar qual é a nota, no SPED informa o número da nota e data de entrada.
Nesse exemplo o número da nota é 17930 e a data de emissão 01/11/2021.

Na nota, clique em estornar, depois editar, na aba TOTAIS insira as informações tributárias para que seja feito os cálculos e pronto, erro corrigido!



Esse erro se refere a configuração de a falta de lançamento da movimentação de cartão por administradora.




Para corrigir esse erro é preciso lançar as movimentações de cartões diariamente. Para realizar o procedimento é necessário cadastrar as administradoras, caso não estejam cadastras, cadastrar em:
Cadastro > Financeiro > Administradora, na tela que será aberta clique em "+Novo Cadastro" e preencha as informações solicitadas.

Para o "Lançamento de Mov. Cartão por Administradora" será necessário acessar:
Financeiro > Lançamento de Mov. Cartão p/ Administradora, na tela selecione "+Novo Cadastro" e preencha as informações das vendas do dia selecionado.
Nesse exemplo já existe uma administradora cadastrada com o nome Linxpay

Faça os lançamentos corretamente e gere o SPED novamente, verificará que não dará mais erros



Esses erros se referem ao cadastro da contabilidade no sistema Degust One.



Para esses retornos de erros no SPED é preciso configurar no cadastro de loja em: Cadastro > Configuração de loja, as informações do Contador da Loja.



Esse erro ocorre devido a data de entrada da nota fiscal ser menor que a data de emissão da nota.


Será necessário acessar o Degust One, no menu acessar: Estoque > Notas Fiscais, identificar a nota, realizar o estorno da nota, alterar a data de entrada para a data correta (igual ou superior a data de emissão) e efetivar a nota novamente.





O ERRO OCORRE POIS AS INFORMAÇÕES DE CST/IPI DENTRO DO ITEM ESTÁ ERRADO!




IMPORTANTE!

O erro ocorre pois para itens com CFOP que começam com 1,2 ou 3 deve ter o CST/IPI menor que 50, porém na NOTA FISCAL DE ENTRADA está constando um número superior, neste caso '52'

A primeira coisa que precisa fazer é já ter em mãos a informação do CST/IPI e ENQUADRAMENTRO correto que deverão ser substituídos dentro dos itens na nota fiscal!

Logo após é necessário estar verificando qual item que está com o erro, neste caso é o item I1001368


Logo após é preciso estar verificando em qual NOTA FISCAL este item esta sendo informado, para isso basta fechar esta tela e irá aparecer a tela da nota, onde constará as informações da nota fiscal e na parte debaixo, todos os itens que a compõem.
 

Pode verificar que a nota em questão é a de numeração 958901, com isso basta apenas ir no Degust one em NOTAS FISCAIS encontrar a nota correspondente e estorna-la, logo após clique em EDITAR(canetinha) e vá em ITENS.


Já em ITENS procure pelo código  que esta mostrando no SPED FISCAL e clique em editar novamente!


Vá em IPI e altere o CST_IPI e ENQUADRAMENTO de acordo com a informação tributária que fora informada pela sua contabilidade, salve e gere o SPED novamente!


ERRO OCORRE POIS AS NOTAS DENEGADAS E INUTILIZADAS NÃO DEVEM MAIS SER JUSTIFICADAS NO SPED FISCAL!



As notas de saída que entram como denegadas ou inutilizadas no SPED FISCAL vem com o código de situação 4/5, entretanto esses campos foram banidos do SPED FISCAL e não possuem mais, por isso aparece o erro em questão!


Para corrigir, deverá efetuar a exclusão manual das notas dentro do arquivo e depois validar a escrituração novamente.

Faça isso da seguinte forma, feche a tela em questão e identifique a nota de saída com problema e exclua clicando no e pronto, a exclusão da nota será efetuada com sucesso!


MARCHIORO