Skip to end of metadata
Go to start of metadata
 QUESTÕES SOLUCIONADAS NESTE GUIA
  • Como configurar um terminal com MFE compartilhado?
  • Terminal MFE?
  • Como configurar mid-e terminal MFE?


Como realizar a configuração do terminal compartilhado MFE

  • Anteriormente a configuração era realizada pelo integrador do MFE, onde o integrador do terminal realizava a comunicação com o integrador do servidor, a partir da versão 1.0.45.8 do MID-e client essa configuração pode ser feita pelo MID-e.
  • A partir dessa versão a comunicação com o aparelho MFE é realizada através de DLL, sendo necessário atualizar a versão do driver MFE para a versão 1.05.06 ou superior. Mais informações estão disponíveis no portal da SEFAZ CE http://cfe.sefaz.ce.gov.br/mfe#/
  • Mesmo com a comunicação direta, é necessário realizar a instalação do integrador da Sefaz CE para realização do envio das informações dos pagamentos realizados através de cartão.


  • A nova versão oferece o suporte a comunicação via rede, permitindo a configurar vários terminais para acessar um único aparelho MFE, para isso será necessário realizar a configuração abaixo nos terminais que irão utilizar o MFE via rede. Para os terminais que possuem o aparelho MFE conectado, deve ser mantida a configuração com o nome do fabricante e modelo de aparelho.


Configuração no MID-e

  1. Acessar a pagina de configuração do MID-e Client
  2. Acessar a opção configurações e selecionar o tipo de emissão CF-e e o fabricante desabilitado
  3. Na sessão configurações de SAT's disponíveis, clicar no botão remover
  4. Em seguida clicar no botão Adicionar SAT e preencher a URL de comunicação informando o endereço ip da máquina onde o MFE está conectado, utilizando o seguinte formato: http://ip_da_maquina:8089, após informar o endereço clique no botão salvar.
  5. Após salvar as configurações, basta realizar uma nova venda elas serão direcionadas para terminal onde o MFE está conectado.


Configuração no Degust

No Degust a configuração é simples:


  1. Registrar o terminal como NFC-e/S@T, ao abrir o Degust, no Menu Principal > Configurações e Cadastros > 3 - PDV > Digite o número do PDV, configurar tipo de emissão "S@T" e em endereço e porta permanecer em branco, pois a comunicação ira ser realizada pelo mid-e do terminal com o mid-e do terminal do PDV onde estará o MFE.



Obs1: Para que a comunicação funcione é necessário que criar regras de entrada e saída no firewall das estações onde o MID-e Client está instalado, permitindo todas as conexões para a porta 8089.

Obs2: É necessário instalar o integrador em todas as estações que realizarão as vendas, independente do aparelho estar em outra estação.

Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.

Write a comment…